quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Aquecimento com peso é prejudicial?


Gilbert Bang III


Por Gilbert Bang, Médico da Equipe Brasileira da Copa Davis -  O avanço da tecnologia das ciências do esporte tem contribuído para esclarecer a validade ou não dos ensinamentos da “achologia”. Hoje tratarei do assunto do peso da Raquete no Aquecimento.

Um dos testes a que assisti no programa “Sports Science” foi o do aquecimento com peso no equipamento esportivo. No caso do tênis, seria o uso de pesos presos na raquete ou aquecer segurando duas raquetes. 



  De acordo com os dados obtidos, incluindo-se a filmagem com super-câmera, observou-se que após o uso de peso no aquecimento: 

(1) há maior recrutamento de fibras musculares vermelhas (de resistência) do que de fibras brancas (de contração rápida) resultando em perda de potência e velocidade do golpe;

(2) a precisão dos golpes diminui ocorrendo maior vibração do equipamento esportivo.

Considerando o princípio da especificidade do treinamento e os resultados destes testes, não seria recomendado o aquecimento com peso extra na raquete.



Se Roddick aquecesse com peso extra, seu saque seria menos potente e menos veloz.

Sobre Dr. Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS) e fundador da BANGSPORTS.

Bang também é Médico da Equipe Brasileira da Copa Davis e do Departamento Infanto Juvenil da CBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário