domingo, 26 de junho de 2011

GOLPES & EMPUNHADURAS

GOLPES: SLICE E SAQUE



Empunhadura Recomendada: Continental

O ponto P da mão fica em contato com a face 2 (dois) do grip da raquete.

Essa empunhadura é considerada como fundamental, pois é ela que dá o ponto de partida para todos os golpes, é também utilizado nos golpes de Slice, Voleio, Smash, Lob e deixadas. Usado principalmente para os saques Slice, Chapado e American Twist.
A melhor forma de empunhar é deixar a raquete com a cabeça da raquete perpendicular ao solo e segurar como se estivesse segurando um martelo, mantendo sempre o dedo indicador mais afastado dos outros dedos (como se estivesse segurando um gatilho de revolver).
O continental dá um resultado mais explosivo e exige menos esforço.



GOLPE: BACKHAND


Empunhaduras Recomendadas:

Eastern do Backhand
Colocando a raquete perpendicular com o solo e de forma lateral, o ponto P da mão encostará-se à face 1 (um) do grip da raquete, segure como se estivesse segurando numa maçaneta.

Da mesma forma do Eastern do Forehand, essa empunhadura é a mais versátil e possibilita estabilidade para o pulso.
A desvantagem desse golpe é que ela é boa para bolas baixas e muito ruins para dar topspin em bolas na altura do ombro do jogador nesses casos muitos jogadores devolvem a bola com slices defensivos.

Semi-Western Backhand
Colocando a raquete perpendicular com o solo e de forma lateral. O ponto P da mão tem contato com a face 8 (oito) do grip da raquete.

Essa empunhadura é boa para o recebimento de bolas altas e retorná-lo com efeito topspin além da potência emitida.
O problema, assim como o western forehand, é difícil para o recebimento de bolas baixas e difíceis de fazer a mudança rápida para uma subida à rede e, este golpe exige swing longos.

Two-handed (duas mãos)
A melhor forma de empunhar é segurar com a mão dominante (no caso dos destros é a mão direita) como um continental e a mão não-dominante como semi-western de forehand.

O Backhand com as duas mãos é mais adequado para quem não consegue bater com potência com uma mão ou controle de força. Esse backhand tem uma trajetória mais compacta com uma rotação do ombro e um swing mais junto ao corpo podendo resultar em potência de tiro.
O mais difícil são as bolas que necessite esticar o corpo, ou seja, bolas mais longe do jogador, portanto exige maior movimentação de pernas para chegar melhor na bola. Não dá para dar um slice de maior eficiência.
O jogador deve usar maior força na mão não-dominante para proporcionar maior velocidade no giro do tronco e, a mão dominante deve somente dar um apoio para poder dar estabilidade no golpe.




GOLPE: FOREHAND



Empunhaduras Recomendadas:



Eastern Forehand
O ponto P da mão fica em contato com a face 3 (três) do grip da raquete.

Esse tipo de empunhadura é a mais versátil para o Forehand e permite maior força e menos controle e tende a ser um golpe aonde a bola vai mais rente à rede.
O efeito topspin é mais fraco com essa empunhadura por não descrever uma parábola acentuada, por isso fica parecido com um golpe chapado com topspin.

Semi-western Forehand
O ponto P da mão fica em contato com a face 4 (quatro) do grip da raquete.

Essa empunhadura é mais aplicada para dar mais efeito topspin que o Eastern, proporciona segurança e mais controle, você consegue melhor domínio em lobs e ângulos curtos.
É muito utilizado por jogadores mais avançados e alguns profissionais. Dá mais facilidade com bolas médias altas, um swing maior e permite efeito mais topspin, mas terá dificuldade com bolas mais baixas por fechar a área de toque da raquete e dificilmente devolverá bola baixa.

Western Forehand
O ponto P da mão tem contato com a face 5 (cinco) quase no quatro.

É a empunhadura mais utilizada pelos profissionais pelas características e eficiência do golpe mais profissional. Os profissionais utilizam essa empunhadura para dar topspin ao extremo por causa da força que eles utilizam no golpe. Poderá bater a bola bem acima do nível da rede e ainda a bola cair dentro da quadra.
A trajetória da bola resulta num salto bem elevado e explosivo empurrando o oponente para o fundo da quadra.
Se você estiver em contato com uma bola na altura do seu joelho e usar essa empunhadura e sem muita força e pouco efeito na bola, com certeza irá para a rede.

Fonte: http://leandrotenis.blogspot.com/

terça-feira, 21 de junho de 2011

Resultados Finais - BOHRER INDOOR

PRIMEIRA CLASSE MASCULINO

Campeão:               GUSTAVO BOHRER - Bohrer
Vice-Campeão:      AUGUSTO CALDAS - Juvenil

PRIMEIRA CLASSE SENIOR

Campeão:               RONALDO STUANI - Juvenil
Vice-Campeão:      JUNIOR CORREA - Cruzeiro

PRIMEIRA CLASSE FEMININO

Campeão:               ANA FREITAS - Juvenil
Vice-Campeão:      ELISA TAIAROL - Bohrer

SEGUNDA CLASSE MASCULINO

Campeão:               ELTON SANTOS - Bohrer
Vice-Campeão:      ANDRE BEILER - Juventude

SEGUNDA CLASSE SENIOR

Campeão:               JOSE SILVA - Cruzeiro
Vice-Campeão:      RODRIGO MOLON - Aquarius


TERCEIRA CLASSE MASCULINO

Campeão:               L. ROMBALDI - Bohrer
Vice-Campeão:      L. BONCKEVITCH - Bohrer

SEGUNDA CLASSE FEMININO

Campeão:               L. SPIAZZI - Bohrer
Vice-Campeão:      FABRICIA FEDRIZZI - Juvenil


O ganhador da cliica de tenis no Costão do Santinho foi:   Luis Carlos Suzin (Recreio Cruzeiro).

PARABÉNS A TODOS.



segunda-feira, 20 de junho de 2011

A evolução das raquetes de tênis

   As raquetes de tênis percorreram um longo caminho desde a primeira versão do jogo de tênis praticada pelos monges nos mosteiros da França. Em 800 anos a raquete de tênis foi se desenvolvendo desde uma simples engenhoca para proteger a mão até um instrumento capaz de oferecer mais potência e controle além de características específicas para cada tipo de jogador.



1100 dC – A mão

A primeira raquete conhecida foi a mão humana. A História nos diz que nos mosteiros franceses havia quadras na qual os monges jogavam uma forma arcaica de tênis, usando as próprias mãos para bater na bola feita de pele de animal. Alguns estudiosos consideram o mosteiro de Elton como o berço do esporte, local que ainda guarda desenho de quatro quadras datadas de 900 anos atrás.
Em um curto período de tempo esses jogadores de tênis começaram a proteger as mãos com luvas, usando a pele de animais para absorver o impacto da bola. No entanto, pouco tempo depois os jogadores começaram a usar Pallas (parece um taco achatado) de madeira para golpear a bola, eliminando o desconforto causado pelo impacto da bola na mão.
Estas primeiras origens da raquete de tênis são preservadas em seu nome, que é derivado da palavra árabe Rakhat, que significa a palma da mão.

1300 dC – A Palla

Demorou dois séculos para que as Pallas de madeira começassem a evoluir para uma raquete de tênis moderna. Os italianos foram os primeiros a dar o passo na evolução da raquete de tênis ao conseguirem introduzir o uso de tripas de animais amarrados em armações de madeira.
Este novo design foi um grande salto na evolução da raquete de tênis. Esta nova estrutura aumentou a absorção de impactos e permitiu golpes mais potentes, assim como uma maior variedade de golpes.
Apesar das semelhanças na construção, a Palla era muito diferente da raquete moderna, tinha um cabo longo e cabeça pequena.

1874 – A raquete de madeira

Em 1874 o major Walter Clopton Wingfield, Oficial da Armada Britânica e membro da guarda da rainha Vitória, formalizou as regras do tênis moderno, dando ao jogo o nome complicado de Sphairistike. A fim de obter lucro com a iniciativa, Wingfield também começou a comercializar os equipamentos necessários para o jogo.
A tentativa de Wingfield de patentear o jogo de tênis foi frustrada devido à existência do jogo em muitos outros lugares, principalmente na França, com diferentes nomes. Mas a grande sacada do major britânico foi a de vender o equipamento de tênis, em uma única caixa de madeira, tornando-o portátil. A raquete vendida por Wingfield tinha uma cabeça maior e um cabo menor do que a Palla e permaneceu inalterado no próximo século.

1976 – As raquetes Head

Em 1976 Howard Head desenvolveu as primeiras raquetes de metal. A armação de metal substituiu a armação de madeira existente até aquela época e a superfície da cabeça da raquete teve um aumento de 50%.
As raquetes Head foram um sucesso instantâneo entre os jogadores de nível intermediário por serem mais leves, possuírem uma grande área doce e oferecerem maior potência. No entanto, as novas raquetes de metal não eram populares entre os profissionais do tênis, que descobriram que essas raquetes ofereciam menos controle e precisão.

1980 – As raquetes de grafite

A necessidade de produzir uma raquete para jogadores profissionais levou ao desenvolvimento da raquete de grafite. O grafite usado para essas raquetes não era grafite mineral, mas sim um nome dado a um composto de plástico leve e de fibra de carbono, que deu as raquetes força adicional, melhorando o controle e precisão.
A qualidade das raquetes de grafite era tão alta que praticamente estagnou o desenvolvimento das raquetes de tênis. Poucas mudanças como algumas pequenas adaptações para a superfície da cabeça e espessura da moldura aconteceram desde 1980. As raquetes de grafite eram fortes, duráveis e capazes de oferecer ótimo desempenho por muito tempo.

1997 – Constante evolução

Desde então as raquetes de tênis estão em constante evolução que vão de pequenas modificações no peso, composição de grafite e propriedades aerodinâmicas que visam maior potência, controle e menor peso.
1997
HEAD lança a série Titanium Tennis. A primeira fábrica a lançar uma raquete feita de titanium e grafite.
2001
HEAD lança a tecnologia Intelligence Racquet.
2002
HEAD lança a Intelligence X Technology.
2003
- HEAD lança a Liquidmetal Technology.
2004
HEAD lança o Protect System – Tennis Ellbow Protection Technology
2005
HEAD lança a Flexpoint technology
2006
HEAD lança a Metallix Technology
2007
HEAD lança a MicroGel Technology
2008
HEAD lança a Crossbow Technology

2009 Tecnologia Youtek

A tecnologia Youtek é um grande avanço em termos de inovação tecnológica pois oferece  uma combinação de tecnologias que foram desenvolvidas para otimizar ao máximo a energia gasta durante um jogo.
Esta tecnologia inclui o material d3o que apresenta a característica de se “moldar” aos diferentes tipos de golpes, pois muda radicalmente o comportamento da dinâmica de movimento.
Integrada na camada superior e posicionada na moldura da raquete, o material d3o possibilita que a raquete responda de maneira otimizada à necessidade do jogador. Em impactos fortes (golpes rápidos) as moléculas inteligentes se juntam em nanos segundos e aumenta radicalmente a rigidez, fortalecendo a moldura e proporcionando o máximo de potência. Em impactos leves (golpes lentos), as moléculas d3o absorvem o impacto o que proporciona um toque leve e oferece melhor desempenho e conforto.
Uma outra característica da tecnologia Youtek é a introdução do Head Grommets com tecnologia Teflon – Polímero redutor de atrito. O Teflon – polímero redutor de atrito -proporciona menor atrito na superfície de contato, permitindo que as cordas deslizem através do grommets com quase nenhum atrito. O movimentando sem resistência, permite que as cordas mantenham a sua energia durante o impacto da bola, proporcionando mais potência.

Fonte: 
http://www.mundohead.com.br/

Fernando Meligeni, a lenda !!!

Fernando Ariel Meligeni (Buenos Aires, 12 de abril 1971) é um ex-tenista profissional brasileiro. É também conhecido como Fininho.



Meligeni nasceu na Argentina, mas se mudou com sua família para São Paulo quando tinha quatro anos. Como um tenista juvenil, venceu o Orange Bowl em 1989, terminando em terceiro no ranking mundial juvenil naquele mesmo ano. Virou profissional em 1990, optando pela nacionalidade brasileira.
Meligeni ganhou seu primeiro titulo da ATP em 1995, no Aberto da Suécia. Em 1996, ganhou seu segundo titulo em Pinehusrt, nos Estados Unidos, vencendo o sueco Mats Wilander na final. Nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, Meligeni alcançou a semi-final, onde foi derrotado pelo catalão Sergi Bruguera.
Em 1998, na Republica Checa, ganhou seu ultimo titulo da ATP, vencendo na final o então número seis do mundo Yevgeny Kafelnikov.
No ano seguinte Meligeni teve sua melhor performance, chegando as semifinais em Roland Garros, alcançando a 25ª na posição do ranking mundial. Ele venceu os cabeças de chave número três Patrick Rafter, número 14 Felix Mantilla, e número seis Alex Corretja, mas perdeu nas semi finais para o ucraniano Andrei Medvedev.
Meligeni foi também membro do time brasileiro da Copa Davis, com um recorde de 13-16.
Alem de seus três títulos de simples, ele também ganhou sete títulos de duplas, em sua maioria como parceiro de Gustavo Kuerten.
Meligeni se aposentou do tênis profissional em 2003, vencendo sua ultima partida contra Marcelo Rios do Chile em três sets, onde conseguiu reverter uma grande desvantagem de pontos[1] no tie-breaker da final dos Jogos Pan-americanos em Santo Domingo.
Em 2005, Meligeni foi nomeado capitão do time brasileiro da Copa Davis.

Acompanhe o Fininho:

Twitter: @meligeni
Blog: http://blogdofininho.blog.uol.com.br/



Na foto, Meligeni com a turma de Flores da Cunha - RS, na Clinica de Tenis do Costao do Santinho 2010.

Ainda dá tempo !!! CLINICA DE TENIS - FLORIPA



Entre em contato e faça parte do grupo da serra gaucha !!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A história de Wimbledon

Tudo teve início em 1868 com a criação do All England Club, clube destinado basicamente para a disputa de críquete, e com sede em Worple Road, em Londres.

Em 1875, o major britânico Walter Clopton, incluiu a modalidade tênis de campo entre as atividades disputadas no clube que acabou tendo seu nome alterado, passando a ser chamado de All England Lawn Tennis e Croquet Club. Porém, o clube ainda não possuía as instalações necessárias para a prática dessa nova modalidade esportiva, pelo menos não do jeito que os fundadores do clube desejavam.

Crédito: AELTC
Vista aérea do All England Lawn Tennis Club


Sendo assim, a diretoria da época resolveu promover um torneio de tênis cujo principal objetivo era arrecadar fundos para consertar os equipamentos que permitiam aparar a grama além de construir outras quadras. Dessa maneira foi disputado, em 1877, o primeiro “Tennis Championships”, que contou com a participação de 22 jogadores. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o torneio, que teve as quadras arranjadas de forma que a principal delas ficasse no centro das outras – surgia então, o termo “quadra central”, tão praticado no tênis.

Crédito: AELTC
Quadra central de Wimbledon

O sucesso desse primeiro torneio foi tão grande que, rapidamente, o tênis passou a ser o esporte mais importante praticado no clube, deixando o críquete em um segundo patamar.

Em 1884 foi disputada a primeira chave de simples apenas para mulheres. Nesse mesmo ano também foi realizada pela primeira vez a disputa da chave de duplas para os homens. A cada ano que passava, mais e mais jogadores de tênis do mundo inteiro participavam do evento e no início do século 20, o torneio já havia ganho o âmbito internacional. A primeira estrangeira a vencer em Wimbledon foi a norte-americana May Sutton.


Maria Esther Bueno

Miss Maria Bueno ou simplesmente, Estherzinha. Maria Esther Bueno é uma das maiores tenistas de todos os tempos. Tinha apenas 19 anos quando disputou Wimbledon em 1959 e conquistou o seu primeiro título na grama.

Seu estilo de jogo, gracioso e ao mesmo tempo agressivo e seus principais golpes – saque e voleio – não eram nada comuns no tênis feminino daquela época. Ao vencer a norte-americana, Darlene Hard, por 6/3 6/4 na final de Wimbledon de 1959, Maria Esther Bueno escreveu o seu nome na história do tênis mundial, além de interromper um domínio de 21 anos das norte-americanas em Wimbledon. Ao voltar para o Brasil, Estherzinha foi recebida pelo presidente Juscelino Kubitschek no Rio, antes de aterrissar em São Paulo, onde seguiu em cortejo até o clube Tietê, onde deu suas primeiras raquetadas.


Crédito: Deco Pires/Fotojump
Maria Esther Bueno

Esta foi a primeira de uma série de vitórias da tenista brasileira. No ano seguinte ela sagrou-se bicampeã de Wimbledon, levantando a taça novamente em 1964, além de outros cinco títulos em duplas e outras três finais em simples. Ao todo foram 65 títulos internacionais de simples, 90 de duplas e 15 de duplas mistas.

Estherzinha foi a primeira mulher a se tornar campeã de duplas nos quatro torneios do Grand Slam, numa mesma temporada. Em 1960, ela conquistou o título de duplas no Aberto da Austrália, Wimbledon, Roland Garros e Aberto dos Estados Unidos. Em 1967, lesionou seriamente os ligamentos do braço direito e teve que parar de jogar. Maria Esther Bueno despediu-se oficialmente do tênis em 1977. Atualmente, a ex-jogadora comenta os principais jogos de tênis transmitidos via TV a cabo.

Brasileiros em Wimbledon

O primeiro tenista brasileiro a disputar Wimbledon foi Alcides Procópio, em 1938, que acabou sendo eliminado na terceira rodada do torneio.

Já nas décadas de 1950 e 1960, Maria Esther Bueno deu um verdadeiro show e conquistou três títulos de simples e cinco de duplas. Depois disso o Brasil passou por um longo período sem grandes resultados até que, em 1999, Gustavo Kuerten alcançou as quartas-de-final. Em 2003, o mineiro André Sá também foi muito bem, e repetiu o feito de Guga, perdendo apenas nas quartas-de-final.


fonte: http://esporte.hsw.uol.com.br/

Clinica de Tenis - Floripa homenageia CTSG

Neste ano, na 14. clinica de tenis do Costao do Santinho, em Florianopolis, a organização do evento fará uma homenagem ao Circuito de Tenis da Serra Gaucha.

Valerá muito a pena participar da clinica 2011. Venha fazer parte do grupo da serra gaucha e quem sabe....com um esforço extra nos torneios....ganhar esta jóia !!!

Vejam o que os campeões e vices ganharão.....


Logo do CSGT utilizado junto ao logo do Costao do Santinho.

Vejam maiores detalhes em:

www.clinicadetenis.com
www.costao.com.br




Vejam o que acontece no Costao durante a clinica !!!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Biomecanica do golpe Forehand.



http://youtu.be/HQvqS-8M33g

Palestra de Bruno Andrade, sobre Biomecanica Avancada no golpe Forehand.

Apresentada para mais de 500 pessoas nas quadras do Clube Paineiras do Morumbi. Vencedor por aclamacao publica como a melhor palestra do concurso.

From: brunoandradetennis