segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Os Segredos da Raquete

     Você sabia que antigamente as raquetes eram feitas de madeira? Somente nos anos 80 as raquetes passaram a ser feitas de fibra de carbono. Hoje, elas são muito mais leves e aerodinâmicas, o que permite um ganho significativo na velocidade dos golpes. Mas você conhece as principais características das raquetes para que isso aconteça? Engenheiros fazem cálculos para que as raquetes atinjam os objetivos específicos destinadas a cada modelo. Por traz disso, há muita ciência e tecnologia envolvida.

Veja os principais fatores considerados na construção das raquetes:

MATERIAL
As raquetes são feitas de grafite, titânio ou kevlar, que podem também estar misturadas entre si ou com fibra de carbono.  As raquetes de alumínio são indicadas para crianças ou adultos iniciantes. Já as raquetes de grafite, são recomendadas para crianças avançadas ou adultos de nível intermediário.




CABEÇA
A cabeça pode variar de 88 a 135 polegadas quadradas, mas a grande maioria possui entre 90 a 110.
  • Midsize – Cabeças de até 104 polegadas oferecem menor potência e maior controle. Ideais para tenistas competitivos e de fundo de quadra.
  • Over-size - Cabeças de 104 a 110 polegadas aumentam a velocidade do golpe, mas diminuem a precisão.
  • Superover-size – Cabeças acima de 110 polegadas são indicadas para jogadores recreativos. Favorecem o saque, voleio e slices.


EQUILÍBRIO
.
.
.
.
.
..

  • Ideais para iniciantes, quando o peso maior da raquete está na cabeça, consegue maior velocidade, porém menor controle.
  • Para os tenistas intermediários, existem raquetes com equilíbrio zero.
  • Ideais para tenistas mais avançados, com o peso no cabo raquete, há menor potência e maior controle.


FLEXIBILIDADE
As raquetes podem ser mais flexíveis ou mais rígidas.
Quanto mais flexíveis, soltam menos a bola e exigem dos tenistas o uso de mais força do braço.
.
.



TAMANHO
Existem raquetes com mais de 27 polegadas de comprimento.
Quanto mais comprida a raquete, maior será o alcance, a potência e a facilidade de obter ângulos.
Por outro lado, a desvantagem é maior dificuldade no manuseio e perda de precisão.
As raquetes mais longas são recomendadas para tenistas recreativos.
.







.
PONTO DOCE (SWEET SPOT)
Sweet Spot ou área doce de uma raquete é a área central das cordas, onde se consegue maior rendimento no impacto com a bola.
Quando batemos a bola fora do centro do aro, a raquete produz uma torção e vibração mais significativa, o que pode incomodar o braço causando Tennis Elbow,por isso recomenda-se que iniciantes devam usar raquetes maiores, ou seja, que possuem maior ponto doce. Quanto menor o ponto doce, maior precisão é exigida do tenista.
.
.




GRIP (EMPUNHADURA)
A empunhadura ou grip é área onde você segura a raquete. É a grossura do cabo da raquete, que depende do tamanho da mão do jogador.
Usualmente, o grip pode ser encontrado em 6 tamanhos. Há duas diferentes nomenclaturas para os tamanhos de grip: a americana que expressa o diâmetro em polegadas e a européia que nomeia os tamanhos de L0 a L5. Veja ao lado uma tabela de equivalência entre as nomenclaturas.
.
.
Como medir a empunhadura mais indicada? Há dois métodos usuais para medir o tamanho ideal do grip:
  • O primeiro consiste em empunhar uma raquete e com a outra mão posicionar seu dedo indicador entre a ponta dos dedos e a palma da mão que esta segurando a raquete. Seu dedo deve caber justo neste espaço.  Se sobrar um vão, o grip está grande demais, se o dedo não couber o grip está pequeno demais.
.
.
.
  • Caso você não disponha de raquetes com diversos tamanhos de grip ou deseje obter maior precisão em sua medida, você pode utilizar o segundo método. Esse consiste em medir a distância entre a linha do meio da palma de sua mão até a ponta de seu dedo anelar. Vale lembrar que se você tiver  dúvida, é melhor estimar por cima, já que o risco de lesões é muito mais alto quando se utiliza um grip menor do que o ideal.
.
.
  • Você pode usar overgrips sobre o cabo da raquete para compensar o tamanho do grip em 1/16 de polegadas ou em 1/8 de polegadas.
CORDAS
As cordas influenciam muito no desempenho e existe uma enorme variedade. Difícil escolher a melhor?
São três fatores determinantes: Material, espessura e tensão.

  • As de nylon são mais simples, mais grossas e resistentes, mas perdem a tensãorapidamente e proporcionam menor sensibilidade do golpe.
  • As de polyéster são resistentes, porém perdem a tensão rapidamente e absorvem melhor o impacto.
  • As de tripa podem ser sintéticas (boa absorção e resistência, menor perda de tensão) ou natural (a mais indicada, porém de alto custo). As espessuras geralmente variam entre1.25 e 1.35.
TENSÃO DAS CORDAS
Na lateral de cada raquete é possível verificar a tensão das cordas que variam entre 50 e 55 libras (medidas no Brasil).
Quanto menor a libra, maior potência e menor o controle. Quanto maior a libra, maior controle e menor o potência.
..
 É isso aí, pessoal. Essas foram algumas dicas sobre as raquetes de tênis.
.
Fonte: Entenda o Tênis – Coleção Tênis Brasil (José Nilton Dalcim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário