quinta-feira, 7 de março de 2013

Dica do professor: “voz interior” pode lhe ajudar ou atrapalhar

Fonte: www.curtatenis.com.br  -




      Todos aqueles que pensam antes de tomar determinada atitude, ao pensarem, conversam com seu interior, que o psicólogo americano Jimm Loer chama de “voz interior”. Seja qual for a situação, essa voz (interior) pode lhe ajudar ou atrapalhar.

     Em uma partida de tênis, alguns jogadores possuem a voz interior que nada mais é que um terrorismo interno, cheio de críticas ou, no mínimo, dúvidas. Uma voz interna que te diz: seu revés (esquerda para destros) é horrível ou seu saque é imprevisível, etc, comprometem o desempenho. 

Jogadores com atitudes vencedoras possuem voz interna construtiva, que os encoraja.

     Quando assistimos um aquecimento de uma partida que envolve o 100º do mundo contra o 5º, não notamos qualquer diferença de batida entre eles, seja o golpe que for. Durante a partida, notamos que, em pontos considerados ‘mais importantes’, como por exemplo, estar perdendo por 5 a 4 e sacando 30 a 40, o 5º do mundo tem uma postura que demonstra confiança. Essa atitude é fruto de sua ‘voz interior’ que, com certeza, lhe diz constantemente “pode arriscar seu primeiro saque, pois caso erre, seu segundo saque também é eficiente e garantirá que comece o ponto ofensivamente”. Já ao 100º do mundo, numa situação dessas, sua voz interior está lhe dizendo: “Melhor tentar apenas colocar o primeiro saque, senão corre o risco de dar uma dupla falta; caso não, será atacado, pois seu segundo saque é fraco”.

     A cada final de ponto e antes do início do outro é preciso pensar no que passou e no que pode passar, mas pense positivamente, pois pesquisadores, estudando atletas, provaram que a voz negativa é mais poderosa que a positiva. O que significa que para cada mensagem negativa que você manda, são necessárias várias positivas para desfazer o “estrago”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário