quarta-feira, 19 de março de 2014

Copa Gerdau - Infanto Juvenil - Poa


Porto Alegre (RS) - A capital gaúcha já começa a respirar o clima da Copa Gerdau de tênis, torneio que chega em 2011 completando 28 edições. Considerada uma das mais importantes competições latino-americanas juvenis de tênis, a Copa Gerdau terá seu qualificatório disputado neste final de semana, dias 19 e 20.
A chave principal começa na segunda-feira, dia 21, seguindo até o dia 27. Mais de 900 jogadores de aproximadamente 50 países estão inscritos. Os jogos acontecem nas quadras da Sogipa e da Associação Leopoldina Juvenil, com ingresso gratuito ao público.
Ao longo de sua história, o evento já contou com a participação de milhares de tenistas de todos os continentes. A Copa Gerdau é válida como uma das etapas do Circuito Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis) e reconhecida como um dos mais importantes eventos mundiais do tênis infanto-juvenil.
Nomes hoje consagrados no circuito profissional passaram pela Copa Gerdau nestes 28 anos. Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, foi campeão dos 18 anos em 94. Andy Roddick, David Nalbandian, Joachim Johansson, Fernando Gonzalez, Jo-Wilfried Tsonga, Mariano Zabaleta e Juan Martin Del Potro (que participou de quatro edições da Copa Gerdau) foram outros destaques.
Nos 18 anos masculino, é importante lembrar que o pernambucano José Pereira Júnior "recuperou" o título para o Brasil em 2008 após dois anos de presença dos estrangeiros no lugar mais alto do pódio. José Pereira voltou a vencer em 2009, quando passou pelo norte-americano Tennys Sandgren. Em 2010, o francês Mathias Bourgue conquistou o título dos 18 anos.
No feminino, importante citar ex-campeãs com carreira vitoriosa no circuito como Cara Black, Katarina Srebotnik, Gisela Dulko, Kateryna Bondarenko e Alexandra Dulgheru. Já participaram do torneio as campeãs de Grand Slam Ana Ivanovic e Svetlana Kuznetsova. A atual campeã da categoria 18 anos é a porto-riquenha Monica Puig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário