O tênis é um esporte que exige um grande esforço físico. Porém, com o passar do tempo e de muito treino, você pode adquirir habilidades que facilitam o jogo. Além de técnicas próprias para jogar de maneira mais confortável ou obter melhores resultados, você pode aprender ainda alguns “truques” para que sua jogada seja melhor sucedida e a bola de tênis faça o trajeto esperado.

 

Efeito spin

 

O popular efeito spin se dá quando a bola de tênis vai diretamente ao seu alvo. O giro é para a frente e faz com que a bola atravesse a quadra com uma distância maior da rede, permitindo que ela chegue antes da linha de base, onde deverá quicar bem alto e ir ao fundo da quadra.

 

Para conseguir esse efeito, você deve acertar a bola de baixo para cima, com a face da raquete em um ângulo de aproximadamente 30º em relação ao chão, com o ponto de contato vertical entre a bola e as cordas.

 

Efeito slice

 

Este efeito faz com que a bola vá para o seu destino girando em sentido contrário, o que diminui sua velocidade. Ela flutua no ar por muito mais tempo e quica mais baixo quando toca o chão da quadra.

 

Para que este efeito seja alcançado, basta acertar a bola de tênis com a raquete do alto para baixo, com sua face voltada para cima com um ângulo de aproximadamente 45º, fazendo com que a raquete tenha contato com a parte inferior da bola.

 

Efeito flat

 

Este é o efeito mais simples. Na verdade, o efeito principal que o trajeto da bola sofre é devido ao contato com o atrito do ar. A bola de tênis, neste caso, segue em linha reta e sua velocidade final é quase igual à de saída.

 

O golpe deve ser feito com força calculada, em uma altura muito próxima ou um pouco superior à da rede, pois a bola tirará do impacto a força que deverá ter para chegar ao seu destino. Em relação aos outros efeitos, este é o que menos requer técnicas avançadas.