sábado, 30 de agosto de 2014

Os melhores golpes do tênis mundial na atualidade


O site "The New York Times" fez uma matéria especial, reunindo os principais especialistas do tênis na atualidade para tentar chegar em um consenso sobre os melhores "golpes" entre os melhores tenistas masculinos do mundo.

Foram questionados, no total, doze personalidades, entre treinadores influentes, jogadores e especialistas para se chegar ao "resultado".

Além dos famoso "Big Four", formado por Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roger Federer e Andy Murray, outros atletas da modalidade tiveram seu esforço e golpes reconhecidos como o americano John Isner e o espanhol David Ferrer.

Confira abaixo os donos dos melhores golpes da atualidade:

Melhor ForehandMelhor Backhand (Duas Mãos) Melhor Backhand (Uma mão)Melhor 1º ServiçoMelhor 2º ServiçoMelhor DevoluçãoMelhor Voleio
 1 - Rafael Nadal   1 - Novak Djokovic  1 - Stan Wawrinka1 - John Isner 1 - John Isner 1 - Novak Djokovic 1 - Leander Paes
2 - Roger Federer   2 - Andy Murray  2 - Richard Gasquet2 - Ivo Karlovic 2- Roger Federer 2- Andy Murray2 - Radek Stepanek 
3 - Juan Martin del Potro   3 - Tomas Berdych  3 - Nicolas Almagro3 - Milos Raonic3 - Milos Raonic 3 - David Ferrer3 - Mike Bryan
4 - Novak Djokovic   4 - Kei Nishikori  4 - Tommy Haas4 - Roger Federer 4 - Ivo Karlovic 4 - Tomas Berdych4 - Roger Federer
5 - David Ferrer   5 - Ernests Gulbis  5 - Roger Federer5 - Kevin Anderson 5 - Feliciano Lopez 5 - Rafael Nadal 5 - Michael Llodra

 

Melhor Smash  Melhor passada"Mais habilidoso"  Melhor movimentação Melhor Mental "Maior resistência"
 1 - Roger Federer 1 - Rafael Nadal 1 - Roger Federer 1 - Novak Djokovic 1 - Rafael Nadal 1 - Rafael Nadal
 2 - Bob Bryan 2 - Novak Djokovic 2 - Florian Mayer 2 - Rafael Nadal 2 - Novak Djokovic 2 - Novak Djokovic
 3 - Jo-Wilfried Tsonga 3 - Andy Murray 3 - Radek Stepanek 3 - Gael Monfils 3 - Roger Federer 3 - David Ferrer
 4 - Max Mirnyi 4 - Richard Gasquet 4 - Andy Murray 4 - Andy Murray 4 - David Ferrer 4 - Roger Federer
 5 - John Isner 5 - Lleyton Hewitt 5 - Alexandr Dolgopolov 5 - Kei Nishikori 5 - Lleyton Hewitt 5- Andy Murray


Fonte: breakpointbr

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Clínica de Tênis - Kenpo - Recreio Cruzeiro



http://tenniscamp.com.br/


ENTENDA:

CLÍNICA DE TÊNIS: 

A Clínica de Tênis é um sistema de treinamentos e atividades que tem por objetivo, fazer o aluno tenista vivenciar diariamente uma série de experiências, onde, todos os participantes recebem ensinamentos que visam produzir aprendizados práticos, de ordem tática e técnica alem de oficinas, palestras, jogos e torneios.
O evento atende desde grupos de crianças a jovens e adultos de todos os níveis técnicos. Tem como filosofia uma gama de particularidades organizadas visando atender a grande nação de tenistas apaixonados, seus familiares e amigos. 
A clínica de tênis possui a programação dividida em uma semana.

TENNIS CAMP:

Como a clínica de tênis, o Tennis Camp possui todas as mesmas características, apenas com a programação reduzida em três dias.



Preencha o formulário clicando na imagem acima, efetue o pagamento da inscrição e concorra a uma Clínica de Tênis de Verão de 04 a 11 jan/15 no Costão do Santinho (só a clinica, hospedagem e alimentação não inclusa). 
 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Torneios FGT para Setembro

 

Porto Alegre/RS – A Federação Gaúcha de Tênis, através de seu Departamento Técnico, abriu as inscrições para os torneios que serão realizados no mês de setembro no estado.

De 05 a 07 de setembro, o Avenida Tênis Clube de Santa Maria recebe a Copa ATC de Tênis. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro.

De 12 a 14 de setembro, o Clube Juvenil de Caxias do Sul recebe o Aberto de Tênis Clube Juvenil / Prefeitura de Caxias do Sul. As inscrições estão abertas até o dia 08 de setembro (Infanto-Juvenil).

Caxias do Sul também será palco da terceira etapa do circuito Super Tênis RS, que vai movimentar as quadras do Recreio da Juventude. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro.

O Amizade Tênis Clube, de São Borja, recebe o 24º Aberto de São Borja, entre os dias 26 e 28 de setembro. As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro.

Fechando o mês de setembro, a Copa Thomás Engel de Tênis, que será disputada de 24 a 28 nas quadras da Socieda de Aliança de Novo Hamburgo. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro.

Todas as inscrições devem ser realizadas através do site www.fgtenis.com.br
Tenista filiado tem desconto nas inscrições. Filie-se!
 A Tretorn é a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

WimBelemDon ensina crianças a jogar tênis e a sonhar com o futuro

Fonte: http://redeglobo.globo.com

Projeto funciona há 14 anos no bairro Belém Novo, em Porto Alegre

WinBelemDon (Foto: Divulgação/WinBelemDon) 
Aulas acontecem de segunda a sexta-feira na quadra no bairro (Foto: Divulgação/WimBelemDon)
      Há 22 anos, Luciane e Marcelo Ruschel formam um casal. Há 14, são responsáveis por projetar, juntos, sonhos na vida de mais de cem meninos e meninas que têm entre seis e 18 anos e moram nas proximidades do bairro Belém Novo, em Porto Alegre. Eles são os criadores do WimBelemDon, um projeto que oferece aulas de tênis e outras atividades extra-curriculares de graça para jovens em situação de risco na comunidade.

      - Eu passava todos os dias em frente a uma quadra abandonada no bairro e ficava pensando quantas coisas legais poderiam ser feitas ali. Foi quando colocaram uma placa de aluga-se na quadra. Eu fui correndo alugar, depois pensei na concretização do projeto - explica Marcelo Ruschel sobre o início do WimBelemDon.

http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/indoalem/noticia/2014/08/winbelemdon-ensina-criancas-jogar-tenis-e-sonharem-com-o-futuro.html

     As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao escolar. Todos os alunos fazem oficinas de matemática, português, inglês, contação de história, cinema e, claro, tênis. Tudo isso com o objetivo maior de fazer todos se considerarem como parte da sociedade e assim possam buscar um futuro positivo .

      Uma das melhores alunas de Luciane e Marcelo é Jaleska, que participa há 10 anos do WimBelemDon e já está na faculdade. A estudante pretende fazer curso para ser treinadora de tênis e no futuro se tornar árbitra. Ela conta que o projeto é o principal responsável por suas conquistas:

      - Ele abre portas para mundos diferentes da nossa realidade. Acho que eles (Luciane e Marcelo) são nossos segundos pais. Essa dedicação nos ajuda a ter esperança de conseguir conquistar esses sonhos. Eles nos ajudam a sonhar juntos e é muito bom sonhar - revela Jaleska.

      O nome curioso é um trocadilho com o torneio de tênis mais tradicional do mundo, Wimbledon, que acontece em Londres, uma referência ao local onde os pequenos aprendizes podem chegar. Mas muito mais do que ensinar um esporte, o projeto busca o desenvolvimento de habilidades e atitudes. Assim como em quadra eles aprendem a vencer obstáculos, fora dela é possível projetar o mesmo, possibilitando o sonho de ir além.

      - Não é questão de formar bons tenistas e sim bons cidadãos, usar o tênis como meio de inserção social. São vários elementos positivos que fazem com que a gente acredite no potencial de todos. Já temos muitos ex-alunos na universidade, eu acho que dá para fazer mais, é só querer.

domingo, 17 de agosto de 2014

Forehand em 3 fases, por Prof. Dr. Ludgero


Fase 1 Empunhadura




      A empunhadura mais adequada e também mais utilizada pelos profissionais é a semi-western. Esta empunhadura é um meio termo entre a eastern e a western. Portanto, sua principal característica é a versatilidade: o tenista consegue golpear uma bola mais plana (flat) (vantagem da eastern) e também consegue golpear uma bola com topspin (vantagem da western).


Vantagens e Desvantagens de cada Empunhadura

Eastern
Vantagens:
• ótima empunhadura para aprender o forehand;
• facilita os golpes de ataque, mais planos;
• rápida mudança para outras empunhaduras como a continental.
Desvantagens:
• dificulta golpear bolas altas;
• difícil para sustentar longas trocas de bola (maior risco).


Semi-western
Vantagens:
• versatilidade: permite imprimir topspin à bola em trocas de bola e também executar uma bola mais plana para um winner, por exemplo.
Desvantagens:
• pode ser complicado para golpear bolas muito baixas;
• exige uma considerável mudança para a empunhadura continental.


Western
Vantagens:
• permite gerar muito topspin;
• permite golpear bolas altas.
Desvantagens:
• grande dificuldade para golpear bolas baixas;
• demanda a geração de altas velocidades da raquete e severas ações do antebraço e punho.



Área de Contato


Estudo Científico

Um estudo de ELLIOTT (2003) mensurou o ângulo da raquete durante a fase de forward swing (logo antes do impacto). Os seguintes dados foram encontrados: 
• Flat: entre 25 a 30º;
• Topspin: entre 35 a 45º;
• Lob Topspin: entre 50 a 70º.

     Na prática, isso significa que quanto mais o tenista quer gerar topspin, mais ele deve “fechar” a cabeça da raquete. Porém, quanto mais “fechada” a cabeça da raquete, menor a área de contato com a bola, aumentando assim sua chance de errar o golpe.


Empunhaduras utilizadas pelos tenistas TOP 10 – Julho 2014 




Mito ou Verdade?

É verdade que Rafael Nadal utiliza uma Western no golpe de forehand?

Pelo fato de imprimir muito topspin à bola, muitas pessoas acham que o tenista Rafael Nadal utiliza a empunhadura western no forehand. 

Mito. Na verdade, ele utiliza uma empunhadura semi-western. A linha azul mostrada abaixo, representa a empunhadura western. Repare que a falange proximal do dedo indicador (ponto que tomamos como base para caracterizar a empunhadura) se posiciona acima desta linha azul, revelando portanto uma semi-western.


Estudo de Caso


      Uma importante vantagem da empunhadura semi-western em detrimento da western é a possibilidade de realizar o contato raquete-bola mais à frente do corpo. Perceba nas fotos ao lado, através da sobreposição, a diferença entre as distâncias de contato. 



Fase 2 Utilização da técnica "unit turn"

      A técnica “unit turn” consiste em fazer os três movimentos básicos da preparação do golpe em apenas um tempo.
Esses três movimentos são:
1.condução da cabeça da raquete para trás;
2.rotação do quadril para trás; e
3.flexão dos joelhos.
      Essa técnica foi desenvolvida como adaptação ao tênis moderno - mais rápido – e que exigiu uma preparação mais rápida. A técnica utilizada anteriormente se chamava “multisegmentar turn”, onde o tenista também realizava estes três movimentos, porém, um de cada vez.

      Quanto mais cedo você finalizar a preparação do golpe, mais tempo vai sobrar para fazer os ajustes de posicionamento antes de bater na bola.

      Perceba nas fotos abaixo, que na técnica “unit turn”, não é o ombro que conduz a raquete para trás, e sim o quadril.



Fase 3 Executar o “loop” com a cabeça da raquete na altura ou acima dos ombros



      O termo “loop” pode ser entendido como o movimento realizado para conduzir a raquete para trás. Se este movimento for realizado com a ponta da cabeça da raquete próxima ou acima da linha dos ombros, a trajetória será mais curta, e portanto mais rápida. Com essa trajetória abreviada, o tenista terá mais tempo para executar os próximos movimentos do golpe: passos de ajuste, flexão do joelhos, aceleração da raquete, entre outras.

           


FONTE: http://www.ludgerobraga.com/ 
http://www.ludgerobraga.com/