sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tática do tênis: os 4 perfis de tenista.


     Para obter uma vantagem significativa na dinâmica da disputa do jogo de tênis é necessário compreender a tática. Qual é a predominância do padrão de jogo próprio do meu adversário? Dessa maneira é possível organizar taticamente as respostas que irão neutralizar e surpreender o oponente. 

       Existem 4 estilos de jogadores de tênis!

     Sobre a tática do tênis, saber como cada tenista operacionaliza sua estratégia com base na utilização de seus pontos fortes e na camuflagem dos pontos fracos irá beneficiar o jogador que está mais preparado para o confronto ao invés de confiar apenas na intuição, ou no processo de tentativa e erro.

1 – Tática do tenista “Fundo defensivo/Contra-ataque”

Tática do Tênis : os 4 tipos de adversário
Tática do Tênis : os 4 tipos de adversário
Jogadores que se posicionam mais atrás da linha de base, a tática dele é baseada em trocar muitas bolas com a intenção de levar o adversário ao erro. Na atualidade os jogadores profissionais evoluíram para o estilo contra-ataque(mais ofensivo com relação ao  jogador exclusivamente defensivo)
Exemplo de jogadores:David Ferrer, Andy Murray
Dicas de tática para vencer:
  • São jogadores que estão acostumados a correr lateralmente para se defender, altere o padrão deste jogador fazendo correr para frente utilizando deixadas, desse modo é possível explorar o jogo de rede desse jogador que muitas vezes não é bem desenvolvido.
  • Prepare-se para jogar pontos longos, esteja em dia com o preparo físico, são adversários que não desistem fácil, seja paciente preparando o ponto e atacando no espaço aberto.

2 – Tática do tenista “Fundo Ataque”.

Jogadores com muita potência nos golpes de fundo. A tática desses tenistas é encurtar o tempo de resposta do adversário; eles pegam a bola sempre que possível na subida tomando a iniciativa do ponto. Eles gostam de jogar mais á frente da linha de base e movimentar o adversário para abrir espaços na quadra.
Exemplo de jogadores: Del potro, Djokovic.
Dicas de tática para vencer:
  • Tente não ceder espaços para este jogador mantenha a bola profunda diminuindo as chances de ataques fulminantes
  • Altere os ritmos de jogo, utilizando o slice e bolas mais altas, este jogador pode pecar pela impaciência e cometer muitos erros quando percebe que tem um paredão como adversário.

3 – Tática do tenista “Jogador de Rede”.

A tática desse jogador é exercer uma  pressão continua, ele ataca seguidamente o adversário com combinações de saque e voleio, approach nas bolas curtas e chip and charge prinpalmente no 2º saque do oponente. Exemplo de jogadores: Pet Sampras, Patrick Rafter.
Dicas de tática para vencer:
  • Não se precipite, inicialmente teste os voleios deste jogador e avalie a sua eficácia (pode ser que as subidas a rede sejam um blefe para fazer com que você se desespere).
  • Tente manter as bolas mais baixas, desse modo o jogador que esta na rede deve volear para cima facilitando a passada em um segundo momento.

 4 – Tática do tenista “Jogador Completo”

Jogadores que se adaptam bem as diferentes regiões da quadra, superfícies e momentos do jogo, podendo empregar diversificação de ritmos e grande variabilidade as jogadas.
Exemplo de jogadores: Federer, Justine Henin
Dicas de tática para vencer:
  • Seguir categoricamente o jogo de porcentagens para não cometer muitos erros não forçados,
  • Realizar ajustes táticos durante a partida (pode ser que naquele dia o jogador completo não se sinta a vontade com o backhand), confie no seu padrão de jogo.
FONTE: http://www.tennis-academia.com/tatica-tenis-os-4-perfis-de-tenista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário