sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Dor nas costas: porque o tenista sofre muito disso?



      As dores nas costas são muito frequentes, não somente em atletas, mas no caso específico do tênis isso é bem frequente. Entenda aqui porque o tenista sofre tanto com isso.
 
      A região da coluna é uma sede frequente de dor, e o tenista não foge a esta regra. Desde as dores no pescoço, da região cervical, até as dores lombares, muitos até deixam de praticar o tênis de forma definitiva porque não aguentam mais as dores que têm depois das partidas.
      Dores musculares são a causa mais frequente, mas não é só isso que pode atrapalhar a vida do tenista. Outro diagnóstico frequente são as lesões no disco intervetebral, que é um tipo de amortecedor que fica entre as vértebras, que são os ossos da estrutura da coluna.

      As doenças mais frequentes são as chamadas degenerações do disco, que nada mais são do que um envelhecimento da estrutura interna do disco. Com o passar do tempo, isso pode fazer com que ocorra a chamada protrusão discal, que é um abaulamento que pode comprimir os nervos da coluna. Na última fase evolutiva desta lesão é onde ocorre a hérnia discal, que é o extravasamento do conteúdo interno do disco. Para correção destas lesões, até mesmo uma cirurgia pode ser necessária, mas todo cuidado é pouco durante a avaliação.

      Vale ressaltar que hoje muitos exames são pedidos na região da coluna, e nem sempre as alterações devem ser tratadas de forma mais agressiva. Cerca de 40% das alterações vistas na ressonância de colunas de tenistas podem ser normais, e se você tratar o exames pode cometer um erro. Devemos lembrar sempre que o mais importante é a parte clínica, a conversa com o atleta e o adequado exame físico. Isso sim é que deve dizer, junto com a avaliação médica dos exames, o que deve ser feito para o tratamento.

      Para a prevenção é muito importante que os músculos estejam fortalecidos, e vários métodos fisioterápicos podem te ajudar (como a RPG, descrita na sessão de fisio desta edição).
      O mais importante é lembrar que as dores nas costas devem ser vistas por médicos especializados, se elas duram mais de 6 a 8 semanas e não apresentam melhora com medicamentos mais simples. Prevenir no começo dos sintomas um mal maior é fácil - depois das dores ficarem crônicas, o problemas para o tenista pode ficar difícil de ser resolvido.
 
 
Dr. Rogério Teixeira da Silva
Ortopedista e Médico do Esporte
 Fonte: Tênis ProShop

Nenhum comentário:

Postar um comentário