terça-feira, 24 de novembro de 2015

Façanhas e curiosidades do mundo do tênis.


O raro "golden set"
 
Ganhar um set e vencer todos os 24 pontos foi um feito obtido pela duas vezes na história do tênis profissional. O norte-americano Bill Scanlon obteve isso no WCT de Gold Coast, em 1983, ao superar o gaúcho Marcos Hocevar, na época 37º do ranking mundial. “O curioso é que não percebi o que estava acontecendo”, relembra Scanlon, um top 10 com vitórias sobre estrelas como Agassi, Becker, Borg, McEnroe e Lendl. "Acho que o set durou uns 15 minutos e só depois da partida é que o árbitro me contou que eu não havia perdido qualquer ponto no segundo set". Em Wimbledon de 2012, a cazaque Yaroslava Shvedova repetiu o feito ao superar a italiana Sara Errani, por 6/0 e 6/4. "Lembro do primeiro ponto que ela ganhou, as pessoas começaram a aplaudir. Eu pensei: 'o que está acontecendo?'. Achei que eles queriam um bom jogo e só", revelou a cazaque.

 
Sucesso nas duplas mistas
 
Bruno Soares conquistou o US Open de 2012 e se tornou o terceiro brasileiro a ter títulos de Grand Slam em duplas mistas. O mineiro ganhou ao lado da russa Ekaterina Makarova e se juntou a Thomaz Koch e Maria Esther Bueno, que ganharam em Roland Garros. Koch jogou ao lado da uruguaia Fiorella Bonicelli para faturar o torneio de 1975, enquanto Estherzinha venceu em 1960 ao lado do australiano Bob Howe. Três chances perdidas aconteceram: em 82, com Cássio Motta e Cláudia Monteiro; em 2001, com Jaime Oncins (ao lado da argentina Paola Suarez); e em 2009, com Marcelo Melo (ao lado da americana Vania King), todos também da França.

 
Recordes de público
 
A partida exibição entre a belga Kim Clijsters e a norte-americana Serena Williams, realizada no dia 8 de julho de 2010, em Bruxelas, quebrou o recorde mundial de público presente em um jogo de tênis. A quadra foi montada no estádio Rei Baudouin e recebeu 35.621 espectadores, que viram a vitória de Clijsters por 6/3 e 6/2.
O duelo teve por objetivo superar a marca de 30.472 pessoas, que foram ao Astrodome de Houston, nos Estados Unidos, no dia 20 de setembro de 1973, para assistir à "batalha dos sexos" entre Billie Jean King e Bobby Riggs. King venceu por 6/4, 6/3 e 6/3. Estima-se que 50 milhões de pessoas viram o duelo ao vivo, via TV, em todo o mundo.

 
Finais brasileiras
 
O Brasil teve dois finalistas de um mesmo ATP Tour somente uma vez na história do tênis profissional. Foi em 1992, quando Luiz Mattar venceu Jaime Oncins para conquistar o torneio de São Paulo. Outro domingo histórico aconteceu em 7 de março de 1994, quando o Brasil disputou duas finais ao mesmo tempo: Mattar foi vice em Scottsdale (EUA) e Roberto Jábali, na Cidade do México.

Graf ficou 377 semanas como número 1
 
A alemã Steffi Graf detém a maior quantidade de semanas na liderança do tênis feminino. Ela foi a número 1 do mundo por 377 semanas, sendo 186 delas consecutivas, o que é outro recorde. Atrás dela, estão as norte-americanas Martina Navratilova, com 331 semanas na liderança (156 seguidas, segunda melhor marca); e Chris Evert, com 262.

 
US Open já mudou de piso três vezes
 
O Aberto dos Estados Unidos é o único evento de Grand Slam que já foi disputado em três pisos diferentes. Até 1974, ele acontecia na grama; depois passou para o har-tru (chamado de saibro verde, na verdade com tom acinzentado) e por fim, em 78, com a inauguração do National Tennis Center, passou ao DecoTurf II, piso de resina sintética. O Aberto da Austrália utilizou a grama até 86 e passou para piso sintético em 1988. Roland Garros sempre foi no saibro e Wimbledon, na grama.

 
Grand Slam do saibro
 
Ao ganhar o torneio de Hamburgo em 2001, Gustavo Kuerten se tornou apenas o quinto tenista, em 50 anos, a completar o "Grand Slam do saibro", ou seja, vencer pelo menos uma vez os torneios de Roland Garros, Monte Carlo, Roma e Hamburgo. Os outros quatro heróis foram Ivan Lendl, Guillermo Vilas, Jaroslav Drobry e Nicola Pietrangeli. O espanhol Rafael Nadal entrou para a galeria em 2008, ao ganhar Hamburgo, e completou o perfeito 'Clay Slam' em 2010, vencendo sucessivamente Monte Carlo, Roma, Madri e Roland Garros..


Kafelnikov, o homem de ferro

 
O russo Yevgeny Kafelnikov é o Ironman do tênis profissional. Em seis de oito anos, ele foi quem mais disputou partidas no circuito masculino. Seu incrível recorde foi de 171 jogos, obtido duas vezes, em 94 e 96. Em simples, ele chegou a 105 também por duas vezes (95 e 96). O único a quebrar sua hegemonia foi o sueco Jonas Bjorkman, que disputou 158 partidas em 1997.

 
Os recordes insuperáveis de Navratilova
 
A norte-americana Martina Navratilova detém dois recordes que provavelmente jamais sejam batidos no tênis profissional. Em sua carreira, iniciada em 1973, ela somou 1.438 vitórias de simples, 129 a mais que Chris Evert e mais de 500 sobre Steffi Graf. No quesito títulos, Martina chegou a 167 de simples, 13 a mais que Chris Evert e 60 acima de Graf. O recordista masculino é Jimmy Connors, com "apenas" 109.


Eficiente Borg

 
O sueco Bjorn Borg não foi um dos maiores tenistas sobre piso lento da história por mero acaso. Além de ter vencido Roland Garros por seis vezes, quatro delas consecutivas, ele ainda por duas vezes, em 78 e 80, chegou ao título sem perder um set sequer. Seu índice de aproveitamento foi incrível: ganhou 79,8% dos games que disputou em 78 e 76,8% em 80.


As donas do tênis amador

 
Helen Wills Moody não perdeu um set sequer de simples entre os anos de 1927 e 1932. Suzanne Lenglen foi derrotada apenas uma vez em jogos individuais entre os anos de 1919 e 1926. Ainda assim, isso aconteceu por abandono, durante uma partida do Nacional Norte-americano de 1921. Infelizmente, o número exato de jogos disputados por essas duas fantásticas tenistas não é preciso, devido à falta de documentação naquela época.


França e Suíça batem recorde na Copa Davis

 
O maratônico duelo entre Suíça e França, pelas quartas de final da Copa Davis de 2001, bateu um recorde: durante as cinco equilibradas partidas, foram disputados 275 games em 21 horas, determinando o mais longo confronto em qualquer nível da Davis, desde a introdução do tiebreak, em 1989. Três dos cinco jogos terminaram no quinto set. A França venceu.

 
Os feitos de Margaret Court
 
A australiana Margaret Smith Court detém o recorde absoluto de quantidade de títulos vencido numa única temporada. Em 1970, ela ganhou nada menos que 21 campeonatos. Curiosamente, a segunda e terceira melhores marcas também são dela: 18 troféus tanto em 69 como em 73.

 
Domínio dos canhotos
 
A única vez na história do tênis profissional masculino que todos os semifinalistas de um torneio eram canhotos aconteceu no WCT de Richmond, em 1980, quando jogaram Victor Amaya, John McEnroe, Roscoe Tanner e Guillermo Vilas. O campeão foi McEnroe.

Fonte: http://tenisbrasil.uol.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário