quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A importância da avaliação física antes da prática de tênis.

Antes de iniciar a prática de qualquer tipo de exercício físico, em especial o tênis, 
é extremamente importante realizar uma avaliação física.



     O SEDENTARISMO É CONSIDERADO um dos principais fatores de risco para o desencadeamento de doenças do coração. Dessa forma, a inserção de exercícios físicos regulares tem sido cada vez mais estimulada por campanhas de saúde e por especialistas.

       Porém, antes de iniciar a prática de qualquer tipo de exercício físico, em especial o tênis, é extremamente importante que as pessoas realizem uma avaliação física (o famoso check-up) com um médico cardiologista para prevenir possíveis problemas desencadeados durante a prática.

       Entre vários exames que o médico solicita de acordo com o indivíduo, o teste de esforço (ergométrico ou ergoespirométrico) é um dos mais importantes, pois consegue detectar possíveis alterações cardíacas frente ao esforço máximo. Entre as várias alterações encontradas no teste de esforço, a obstruções das artérias coronárias – que podem levar ao infarto agudo do miocárdio – e arritmias – que podem levar à parada cardíaca – são as mais prevalentes. A partir do resultado desse teste e dos outros exames solicitados, o médico pode liberar a prática de exercícios físicos e a pessoa deve levar o atestado para apresentar ao treinador.

Risco

      No entanto, hoje, vários clubes e academias liberam a população à pratica de exercícios físicos e às aulas de tênis sem atestado – ou então deixam a pessoa iniciar o treinamento antes de entregar o documento obrigatório. Isso pode ser perigoso, pois grande parte dos infartos e paradas cardíacas são desencadeados pelo exercício físico, principalmente de alta intensidade.

      Durante a realização de exercícios intensos, os batimentos cardíacos e a força de contração do músculo cardíaco se elevam muito, aumentando as chances de desencadear problemas graves quando há alguma doença cardíaca presente. O tênis é classificado como esporte de alta intensidade e pode ser muito perigoso se não forem tomados cuidados.

       Por esse motivo, é de extrema importância que o indivíduo se consulte com um cardiologista antes da prática do tênis ou outra atividade física complementar. Além disso, esperamos que as academias sejam mais rigorosas com relação à obrigatoriedade do atestado médico. Dessa forma, os praticantes de tênis terão maior segurança, livrando-se  de possíveis problemas que possam acontecer dentro da quadra.

      Estou encaminhando para a diretoria do CTSG (Circuito de Tênis da Serra Gaúcha) documento solicitando a obrigatoriedade na apresentação de ATESTADO MÉDICO antes da efetivação da inscrição de qualquer atleta de qualquer categoria para todas as etapas. Será solicitado também esforço para termos nas etapas, pessoal e equipamento disponível para apoio nos primeiros socorros. 

      Por isso, contribua para não termos incidentes nos próximos anos, ou se tivermos algum, que possamos ajudar de alguma forma.

      Pelo código do consumidor e dependendo da interpretação judicial, uma morte em academia ou exercícios sob orientação de assessoria esportiva tem a responsabilidades do proprietário, do executor dos exercícios e do médico que atestou a liberação. No atestado, o médico deve deixar claro se o paciente não tem contraindicações para atividade física, qual o tipo de exercício adequado, se a atividade deve ser feita sob prescrição ou acompanhamento médico ou se está proibido de praticar exercícios. É recomendável também informar as limitações clínicas existentes e determinar a frequência cardíaca mínima e máxima no exercício.


FAÇA SEU CHECK-UP e .....

 !!!!!!!!!!!BOAS FESTAS !!!!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário