terça-feira, 30 de junho de 2015

Taça Vêneto Mercantil


     A taça Vêneto Mercantil é prêmio máximo que um clube, filiado ao Circuito de Tênis da Serra Gaucha, pode atingir.
     
     É um troféu itinerante, que fica de posse do clube atual campeão do circuito.


     Os campeões até agora foram:

2006 - GIOVANNA CAMPO CLUBE - Farroupilha 

2007 - RECREIO CRUZEIRO - Caxias do Sul  

2008 - BOHRER INDOOR - Caxias do Sul  

2009 - CLUBE JUVENIL - Caxias do Sul

2010 - CLUBE JUVENIL - Caxias do Sul

2011 - BOHRER INDOOR - Caxias do Sul

2012 - BOHRER INDOOR - Caxias do Sul

2013 - RECREIO CRUZEIRO - Caxias do Sul

2014 - CLUBE JUVENTUDE - Caxias do Sul




** Taça Vêneto Mercantil foi patrocinada pela empresa Vêneto Mercantil, de Flores da Cunha. ( http://www.venetomercantil.com.br/ )

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Aberto de Vacaria - ATUALIZAÇÃO





     Aviso aos tenistas !! Já está aberto as inscrições para a etapa do circuito de tênis da serra gaúcha que ocorrerá na cidade de Vacaria no mês de julho , sendo que as categorias que iniciarem no primeiro final de semana já irão ser encerradas no mesmo, não havendo a necessidade de vir duas vezes, a menos que optem por se inscrever em mais de uma categoria !!!

     As inscrições deverão ser efetuadas pelo site www.ctsg.com.br, quem não for cadastrado é fácil e rápido , contamos com a presença de todos, corre que haverá limite de inscritos por categoria , qualquer esclarecimento estou a disposição, um abraço !!!



Houve uma prorrogação na data de inscrição para 1ª CLASSE SM da Etapa Vacaria CTSG, sendo assim a mesma será no segundo final de semana da competição.

Categorias do segundo final de semana (1ª SM, 2ª SM, 4ª SM, 35 A, 2SF, 55 anos) poderão se inscrever até dia: 05/julho, pois os jogos serão realizados a partir do segundo final de semana que será dia 11 e 12 de julho.

As categoria 12 anos mas e fem estão abertas e poderão se inscrever para o primeiro final de semana, onde as inscrições encerarão neste domingo dia 28.

Att

Adm CTSG

segunda-feira, 22 de junho de 2015

10 lições de vida que eu aprendi jogando tênis por @GabrielReynard


Fonte: @GabrielReynard



     Eu comecei a jogar tênis muito cedo, devia ter uns 5 anos de idade quando entrei na escolinha. Na minha família todos jogam, meu pai é viciado, minha prima quase foi profissional, meus tios jogam, minha mãe já jogou e todos meus amigos jogavam, comigo não seria diferente.
     Desde então eu desenvolvi uma paixão muito grande por este esporte, mas também sentia raiva por não saber fazer outra coisa, como jogar futebol ou andar de moto por exemplo.
      Os anos se passaram e eu continuo jogando tênis, já fazem 20 anos. Nesse tempo, aprendi muito através do esporte e evolui como pessoa, passei por cada fase da minha vida jogando tênis e isso contribuiu muito para minha formação.
     Sendo assim, optei por compartilhar o que eu aprendi em 20 anos de tênis que me ajudaram a ser uma pessoa melhor, assim quem sabe posso inspirar você a começar jogar também:

1. A prática leva à perfeição

Quando eu comecei jogar eu era muito novo e impaciente, queria logo acertar a “bolinha” e ganhar. Era meu objetivo, mas percebi que não seria possível conquistá-lo se eu não praticasse mais, visto que haviam outros colegas que jogavam melhor que eu.
Isso por si só já me deixava bravo, eu era extremamente imediatista e não aceitava a ideia de que levaria tempo até eu ficar bom em algo, a minha visão era: “tênis é só bater a raquete na bolinha, qual o segredo?”.
Nem de perto tênis é isso, o esporte é muito mais complexo do que parece e surpreende todos que tentam pela primeira vez. Isso me impactou e trouxe uma motivação extra pra mim, a de ficar bom logo para que eu pudesse ganhar de outras pessoas.
Aprendi portanto que praticar é o melhor caminho para atingir a perfeição, e que a perfeição é constante, infinita. Comecei a treinar 4 dias por semana e jogava o máximo que podia, com amigos, família e amigos da família.
O resultado era visível, a cada jogo eu me sentia mais confiante e forte, os adversários percebiam isso e eu fui (com os anos) me tornando um adversário cada vez mais “casca grossa”.



2. O objetivo não pode ser vencer, mas sim evoluir

Lembra que eu disse que meu objetivo era vencer? Então, eu descobri que é errado pensar assim. Antes de querer vencer é preciso querer evoluir.
No tênis os objetivos tem que ser gradativos, um pouco de cada vez. Você começa querendo melhorar sua batida, depois a movimentação dos pés, seu saque, condicionamento físico, voleio e assim por diante. A cada evolução você se aproxima mais do objetivo “vencer”, que apesar de ser o cerne de uma partida de tênis não é algo tão relevante assim, visto que você pode perder um jogo mas sair de lá vitorioso consigo e feliz com o desempenho.
Já vi muitos jogos onde o atleta perde e é ovacionado pela arquibancada, tudo isso porque deu seu máximo na partida, protagonizou lances incríveis e acabou sendo (apesar da derrota) o grande vencedor do dia, aplaudido por todos, inclusive por seu adversário.
Esse “tesão” que o tênis proporciona não tem preço, saber que você evoluiu tecnicamente e tem jogado melhor é o grande objetivo de cada tenista.


3. Pensar antes de agir e de forma rápida fazem a diferença
O tênis me ensinou que a capacidade de raciocinar é muito importante, até mais que o seu condicionamento físico. Pensar e executar a jogada certa coloca o tenista em vantagem, por isso é tão importante o silêncio das arquibancadas em uma partida, para que o jogador possa se concentrar ao máximo e executar os melhores golpes.
Isso quer dizer que o tenista deve pensar o tempo todo no que irá fazer na partida, como vai se comportar perante o adversário e o que será preciso para fazer um bom jogo. Mas imagine agora fazer tudo isso em milésimos de segundos antes da “bolinha” chegar para você rebater?
É difícil, por isso sou muito grato ao tênis por ter me ajudado a desenvolver essa habilidade de pensar ates de qualquer movimento e de tomar decisões rápidas.



4. Você pode estar ganhando de lavada quando de repente…

Aqui vai um ensinamento importante que aprendi com o tênis, não há vitória antes do “apito final. Já joguei partidas em que estava ganhando por 4 x o quando de repente vi meu adversário crescer e virar o jogo, abalando totalmente minha confiança.
Isso aconteceu várias vezes!



Fiz uma partida uma vez com um garoto que estava com o braço quebrado, logo que o vi entrando em quadra pensei: “esse jogo tá na mão, o cara não tem como ganhar de mim com o braço desse jeito”. Mas foi exatamente o que aconteceu, ele entrou super confiante e foi “pra cima”, eu me assustei e acabei perdendo para o cara com o braço quebrado.
Não me conformo até hoje, mas aprendi na pele a importância de não subestimar um adversário.

5. Pequeno x Grande, Novo x Velho

Uma das coisas que eu mais gosto no tênis é que ele é um esporte social, onde crianças, adolescentes, adultos e mais velhos jogam. Um garoto de 16 anos pode facilmente ganhar de um adulto de 30 por exemplo, uma pessoa mais velha pode ganhar da mais nova, a garota pode ganhar do garoto e por aí vai.
É um esporte maravilhoso que faz com que pessoas de todos os tipos se envolvam com um único objetivo: jogar tênis e se divertir.



6. Aprenda a chorar, é normal e faz bem

Muitas vezes eu chorei após perder uma partida, eu queria ter vencido mas não consegui. É neste momento que “bate” aquela “deprê” em que você fica pensando no que poderia ter feito diferente, aonde você errou etc.
A verdade é que chorar meio que dá um alívio no peito, finalmente você conseguiu relaxar depois de uma partida tão tensa. É o melhor momento para erguer a cabeça, fixar bem nos pontos fracos e voltar lá para o tópico número 1, onde digo que praticar leva à perfeição.
Mas lembre-se, chorar de felicidade também é muito bom, vencer um torneio ou uma partida importante e cair no choro é descarregar as emoções e comemorar o feito, afinal, quem treina e se esforça para conquistar algo sabe o “gostinho” que uma vitória tem.



7. Cuide do seu corpo, você mora dentro dele

O tênis me ensinou que o nosso corpo é a nossa casa, portanto, é preciso se alimentar bem, cuidar da saúde, praticar esportes e atividades físicas, se divertir, descansar e manter um “lifestyle” saudável para que você possa se sentir melhor.
Um atleta profissional leva a sério isso, é um grande diferencial em competições. Mas se você é um atleta ocasional, como eu, o importante mesmo é se cuidar e tentar manter um vida saudável o máximo possível, evitando excessos.
E claro, jogar tênis sempre que possível!


8. Aproveite o networking que o tênis oferece
Tênis é de certa forma um esporte caro de se praticar, não é comum encontrar quadras disponíveis a população no Brasil, geralmente elas estão em clubes privados que nem todos tem acesso.
Eu nasci no interior e na minha cidade tênis é um esporte popular, há um clube especializado que reúne um bom número de associados, muitos deles da cidade e outros turistas de final de semana que vão para passear e jogar algumas partidas.
Muitos destes jogadores são empresários na cidade, comerciantes, funcionários públicos, executivos e profissionais liberais (médicos, advogados e dentistas por exemplo), o que faz do clube um excelente lugar para se fazer networking.
Eu mesmo fiz grandes amizades por lá e colho bons frutos desses relacionamentos até hoje. Sou muito grato ao tênis por ter feito bons amigos, pessoas que certamente vão agregar em minha vida e que no futuro poderei fazer negócios, contratar os serviços e até mesmo vender algo para eles.



9. Tudo depende somente de você

Apesar de ser um clichê, é a mais pura verdade. O tênis me ensinou que nesta vida tudo depende dos nossos esforços, de quanto realmente queremos algo.
É claro que a sorte, o networking e outros fatores podem contribuir para você alcançar seus objetivos, mas a grande verdade é que tudo o que você quiser conquistar depende unicamente de você, se quer ser campeão é preciso trilhar um caminho até este objetivo, se quer apenas melhorar seu jogo, é preciso força de vontade para ir praticar e assim por diante.
O tênis é um esporte que te ensina a ter disciplina, pois, te desafia constantemente para isso. Se você quer melhorar seu jogo precisa ter disciplina para ir treinar, se quer emagrecer, mesmo coisa.



10. Divirta-se

Aprendi com o tênis que mais importante que vencer uma partida é se divertir jogando ela. Isso não faz de você menos profissional ou então um adversário mais fácil, na verdade, faz de você uma pessoa melhor.
Como disse na lição 2, o objetivo não pode ser vencer, tem que ser alguma outra coisa que te leve a este caminho. Eu acredito que se divertir é o melhor deles, pense bem, quando você faz algo que te faz feliz a chance de você fazer isso bem feito é muito maior. Consequentemente a vitória ficará mais próxima.
E mesmo se você não ganhar, pelo menos você se divertiu, jogou com um amigo, deu risada dos seus erros e foi para a casa se sentindo bem, satisfeito em ter suado a camisa e feliz em ter jogado.
Esse é o espirito do tênis, um esporte extremamente competitivo mas que nos permite ser feliz em cada partida, pois, o que realmente importa é entrar em quadra e fazer um bom jogo.



Acabou…

Espero que tenham gostado deste texto e que de certa forma eu tenha inspirado você a jogar tênis, quem sabe não nos encontramos por aí para bater uma “bolinha”?

Leia meu blog, será uma honra recebê-lo!
Me segue no
Twitter!

Projeto Massificação do Tênis cresce e passa a ter oito núcleos

Em 2015, projeto pretende impactar 1.600 crianças

     O Projeto Massificação do Tênis, que visa difundir a prática do esporte em todo o Brasil, agora conta com oito núcleos: Araçariguama (SP), Itapevi (SP), Campinas (SP), Santana de Paranaíba (SP), Poá (SP), Araras (SP), Itanhaém     (SP) e Vila Velha (ES), inaugurado em maio. O Projeto Massificação do Tênis,   que desenvolve um trabalho junto a prefeituras, clubes e centros de treinamentos, é iniciativa do Instituto Tênis, instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do tênis nacional.

     Além do aumento do número de núcleos (de seis no final de 2014 para oito), este ano, o projeto pretende impactar 1.600 crianças de seis a 10 anos. Para isso, será realizado um trabalho junto às escolas públicas das regiões onde o projeto está instalado para selecionar aqueles alunos que gostem e se identifiquem com o esporte e levá-los a um ambiente profissional, conseguindo um melhor desenvolvimento.

     “Para que essas crianças se desenvolvam, tanto como cidadãos como futuros   profissionais, o Projeto Massificação do Tênis está fazendo parcerias com centros de treinamentos privados, como clubes e academias de tênis, para levá-los para treinar em ambiente profissional”, afirma Cristiano Borelli, diretor-executivo do Instituto Tênis.

     De acordo com o coordenador do Projeto Massificação do Tênis, Marcelo Motta, com um maior número de crianças participando do Projeto, tem-se também mais jovens se destacando no tênis e com potencial de progredir na carreira como tenista. “Além de contribuirmos para identificar novos e futuros talentos, queremos proporcionar uma oportunidade de desenvolvimento profissional para jovens carentes, seja com a carreira de treinador ou como atleta”, comenta Motta.
     Um importante diferencial do Projeto Massificação do Tênis é que, além de seguir diretrizes da Federação Internacional de Tênis (ITF) relativas aos materiais adequados à faixa etária dos atletas mirins, são utilizados avaliações, gráficos de desempenho, planos de aulas e estratégias de como abordar as crianças para ensinar o esporte. “Os materiais são apropriados tanto ao tamanho quanto ao peso e dimensões das crianças, o que facilitou o manuseio e, consequentemente, o prazer pela prática.     
     Outro ponto positivo foi o envolvimento dos professores, fundamental em todo o processo e extremamente positivo, pois para a maioria deles o tênis é uma novidade”, afirma Motta.
Aprovado junto ao Ministério do Esporte, com receitas provenientes da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínios privados, o projeto chega a Vila Velha com parceria com o academia NTênis. Em Poá, a parceria é com o projeto Gerando Falcões e em Santana de Parnaíba, com a Fundação Eprocad. Já em Campinas, o Projeto conta com o apoio da escola Alberto Medaljon, do Instituto Ricardo Mello e da Hípica de Campinas.

     Nas cidades de Araçariguama, Itapevi, Araras e Itanhaém, o projeto é desenvolvido junto às prefeituras, com a utilização de centros esportivos das cidades.
Além destes oito núcleos vinculados ao Ministério do Esporte, outros três núcleos têm o acompanhamento do Instituto Tênis, com orientações aos professores e acompanhamento do desenvolvimento das crianças. Eles estão localizados em Belém, Fortaleza e Brasília.
Ainda de acordo com o coordenador do Projeto, o objetivo de longo prazo é atingir 500 mil crianças. “Nossa intenção é levar a prática do esporte para todas as regiões do Brasil”, finaliza Motta.
Sobre o Instituto Tênis: Fundado em 2002, o Instituto Tênis é uma instituição sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento do tênis nacional. Reconhecido como centro de treinamento referência de atletas de alto rendimento, executa um planejamento diferenciado, com o objetivo de formar tenistas capazes de alcançar o posto de número 1 do mundo.  O Instituto conta com o patrocínio do Itaú, Vivo e da Fundação Lemann e co-patrocínio das empresas SAP, Braskem, PDG, KPMG, Alupar e Babolat. São empresas parceiras a SONNE, a FLOW e o INA. A instituição recebe apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.


Mais informações para a imprensa:
Instituto Tênis

Note! Comunicação
Danieli Massone e Katiuscia Teodoro
imprensa@institutotenis.org.br
(11) 3796-9067

quinta-feira, 18 de junho de 2015

NOVIDADE - CLÍNICA DE TÊNIS - WTA - COSTÃO - FLORIPA - OSMOZE


     A terceira edição do WTA de Florianópolis, Brasil Tennis Cup, terá uma novidade. O torneio, que acontece entre os dias 25 de julho e 01 de agosto, será disputado pela primeira vez em quadras de saibro ao nível do mar no Costão do Santinho. As condições são favoráveis às tenistas brasileiras que terão a oportunidade de disputar um torneio da elite do tênis feminino mundial na corrida pela vaga nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

     Durante a Clínica de Tênis, teremos o QUALI do torneio, mini-clínica para crianças com atletas que participarão do torneio e as principais atletas trocando bolas e experiências com os participantes da clínica !!!!  Será um momento único !!!!



    Após dois anos na sede da Federação Catarinense de Tênis, o torneio com premiação de US$ 250 mil acontecerá no Costão do Santinho Resort. As quadras duras também dão lugar ao saibro, piso preferido das brasileiras, o mesmo no qual Teliana Pereira conquistou este ano seu primeiro título WTA.


     “Foi muito importante no primeiro momento do evento ele vir para a Federação Catarinense. Mudamos para o Costão em função de estar muito claro para a gente a importância deste momento do tênis feminino no Brasil”, afirma Rafael Westrupp.

     Garantidas diretamente na chave principal sem a necessidade de convite ou qualifying, Beatriz Haddad Maia e Teliana Pereira aprovaram a mudança de local do torneio e acreditam que a nova casa será bastante favorável às brasileiras.

    “Eu gostei, é meu piso favorito, onde me sinto melhor e mais confiante. Será uma mudança que irá beneficiar as brasileiras esse ano”, afirma Teliana.

     Criado com o objetivo de recolocar o Brasil no mapa dos grandes eventos do tênis feminino mundial e assim desenvolver o tênis feminino brasileiro, o WTA Brasil Tennis Cup ajudou a melhorar o patamar do tênis brasileiro. Em 2013, antes da primeira edição, a número 1 do Brasil era a 116ª do ranking mundial, hoje é 76ª, uma grande evolução.

     Além de Bia e Teliana, o torneio ainda tem espaço para mais tenistas brasileiras, com Paula Gonçalves podendo entrar direto na chave como alternate, além dos três wild cards disponíveis para a organização. No qualifying, uma das vagas será da campeã brasileira sub-23 anos.

     Além das brasileiras, uma das estrelas deste ano em Florianópolis será a americana Bethanie Mattek-Sands, campeã de duplas do Australian Open e de Roland Garros neste ano, que integra o top 10 mundial de duplas da WTA.



     Como nas edições anteriores, o evento terá a presença de jovens estrelas da WTA, como a alemã Annika Beck, de 21 anos, que já tem um título WTA na carreira, conquistado o ano passado em Luxemburgo, a croata Ajla Tomljanovic, de 22 anos, que este ano fez sua primeira final de WTA.
Ao todo, o Brasil Tennis Cup tem 21 atletas de 14 países que estão garantidas diretamente na chave principal, com representantes de Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão, Croácia, Espanha, Estados Unidos, Japão, Luxemburgo, Paraguai, Polônia, Romênia, Rússia e Suécia. A lista de inscrição do qualifying se encerra no dia 7 de julho.

 Fonte: TenisBrasil (editado)



     Ainda dá tempo !!!!

     Consiga descontos e condições especiais !!!!  Faça parte do grupo da serra gaúcha e participe da clínica de tênis.

     Acesse o site www.clinicadetenis.com e veja maiores detalhes.



terça-feira, 16 de junho de 2015

A grama ao quadrado

Por José Nilton Dalcim - 14 de junho de 2015 às 21:19



     Depois de tanto tempo, enfim a ATP fez o que a maioria exigia e dobrou a importância da curta temporada sobre as quadras de grama. Embora apenas um novo torneio tenha sido criado, o de Stuttgart, que abandonou o saibro, o que valeu mesmo foi elevar Queen’s e Halle para a condição de ATP 500. Como nem tudo é perfeito, ainda não entendi por que manter os dois na mesma semana, dividindo as grandes estrelas e enlouquecendo os organizadores.

    Queen’s tem mais de 100 anos de história, não é um torneio qualquer. Sempre foi considerado o mais importante aquecimento para Wimbledon, e a partir de agora ficou ainda mais seletivo, já que a ATP forçou a redução da chave principal de 48 para 32 participantes, ao mesmo tempo que a bolsa saltou para 1,7 milhão de libras. Ficou tão absurdamente forte que o último a entrar direto foi o russo Mikhail Youzhny, 58º da lista de inscrição.

     Teremos jogos incríveis logo na primeira rodada, especialmente Stan Wawrinka contra Nick Kyrgios, ou seja, o 4 contra o 28. E o australiano é nada menos que o quadrifinalista de Wimbledon do ano passado. Também teremos Grigor Dimitrov, o atual campeão, contra Sam Querrey, vencedor em 2010. As quartas de final apontam para Wawrinka-Nadal e Dimitrov-Andy Murray, duelos que realmente poderão valer como excelente prévia para Wimbledon.

     Halle ficou um tanto mais fraco, nem tanto pelo ranking dos principais nomes mas pelo histórico menos expressivo na grama, caso de Kei Nishikori, Gael Monfils, Pablo Cuevas. Ainda assim é fácil ver que Roger Federer deverá ter trabalho se quiser chegar ao oitavo troféu: Kohlschreiber é freguês mas já ganhou o torneio; Stakhovsky tirou o suíço na segunda rodada de Wimbledon de 2013; Tomic conhece bem a grama;. e Berdych decidiu Wimbledon depois de tirar o suíço.

     Aliás, não pode passar batido o fato de que esta revigorada temporada de grama tem tudo para recuperar o interesse do público alemão pelo tênis, o que despencou ano a ano com a falta de um grande campeão. Stuttgart contratou Nadal e viu um sucesso incrível de audiência. Halle tem sempre Federer como maestro principal, garantia de casa cheia, além do ídolo Tommy Haas e da esperança Alexander Zverev.

     E Nadal? Cumpriu muito bem seu papel. Demorou para pegar ritmo nas primeiras rodadas, o que é absolutamente normal não só pela dificuldade natural do piso mas também por seu momento, e evoluiu até apresentações convincentes no sábado e domingo. Tudo bem, Gael Monfils e Viktor Troicki não têm currículo na grama. No entanto, a forma com que Rafa se impôs, trabalhando muito bem o saque e apostando nos voleios, reforça aquilo que eu previra após Roland Garros: mesmo não sendo o Nadal de antes, ele é bom o suficiente para qualquer top 20.

     Claro que ganhar Stuttgart não aumenta seu grau de favoritismo para Wimbledon. Terá de mostrar mais em Queen’s, onde possui duas boas primeiras rodadas para embalar. Pode ser impressão falsa minha, porém me pareceu que o espanhol tirou algumas libras de pressão das cordas – talvez esteja algo na casa das 48 ou 50 -, o que seria uma alternativa frutífera na ideia de ganhar peso e profundidade nos golpes de base e ainda maximizar o efeito topspin. De quebra, ainda poupa o braço.

terça-feira, 9 de junho de 2015

CTSG: Etapa Bohrer - Programação



Chaves para visualização.

Os jogos da semi-final da 55 anos ficaram com horários a definir, favor entrar em contato.

Jogadores que não se encontram na lista de espera podem estar inscritos na chave.

Confira em:

http://ctsg.com.br/Chaves/Index/4


Att

Adm CTSG