quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A importância da avaliação física antes da prática de tênis.

Antes de iniciar a prática de qualquer tipo de exercício físico, em especial o tênis, 
é extremamente importante realizar uma avaliação física.



     O SEDENTARISMO É CONSIDERADO um dos principais fatores de risco para o desencadeamento de doenças do coração. Dessa forma, a inserção de exercícios físicos regulares tem sido cada vez mais estimulada por campanhas de saúde e por especialistas.

       Porém, antes de iniciar a prática de qualquer tipo de exercício físico, em especial o tênis, é extremamente importante que as pessoas realizem uma avaliação física (o famoso check-up) com um médico cardiologista para prevenir possíveis problemas desencadeados durante a prática.

       Entre vários exames que o médico solicita de acordo com o indivíduo, o teste de esforço (ergométrico ou ergoespirométrico) é um dos mais importantes, pois consegue detectar possíveis alterações cardíacas frente ao esforço máximo. Entre as várias alterações encontradas no teste de esforço, a obstruções das artérias coronárias – que podem levar ao infarto agudo do miocárdio – e arritmias – que podem levar à parada cardíaca – são as mais prevalentes. A partir do resultado desse teste e dos outros exames solicitados, o médico pode liberar a prática de exercícios físicos e a pessoa deve levar o atestado para apresentar ao treinador.

Risco

      No entanto, hoje, vários clubes e academias liberam a população à pratica de exercícios físicos e às aulas de tênis sem atestado – ou então deixam a pessoa iniciar o treinamento antes de entregar o documento obrigatório. Isso pode ser perigoso, pois grande parte dos infartos e paradas cardíacas são desencadeados pelo exercício físico, principalmente de alta intensidade.

      Durante a realização de exercícios intensos, os batimentos cardíacos e a força de contração do músculo cardíaco se elevam muito, aumentando as chances de desencadear problemas graves quando há alguma doença cardíaca presente. O tênis é classificado como esporte de alta intensidade e pode ser muito perigoso se não forem tomados cuidados.

       Por esse motivo, é de extrema importância que o indivíduo se consulte com um cardiologista antes da prática do tênis ou outra atividade física complementar. Além disso, esperamos que as academias sejam mais rigorosas com relação à obrigatoriedade do atestado médico. Dessa forma, os praticantes de tênis terão maior segurança, livrando-se  de possíveis problemas que possam acontecer dentro da quadra.

      Estou encaminhando para a diretoria do CTSG (Circuito de Tênis da Serra Gaúcha) documento solicitando a obrigatoriedade na apresentação de ATESTADO MÉDICO antes da efetivação da inscrição de qualquer atleta de qualquer categoria para todas as etapas. Será solicitado também esforço para termos nas etapas, pessoal e equipamento disponível para apoio nos primeiros socorros. 

      Por isso, contribua para não termos incidentes nos próximos anos, ou se tivermos algum, que possamos ajudar de alguma forma.

      Pelo código do consumidor e dependendo da interpretação judicial, uma morte em academia ou exercícios sob orientação de assessoria esportiva tem a responsabilidades do proprietário, do executor dos exercícios e do médico que atestou a liberação. No atestado, o médico deve deixar claro se o paciente não tem contraindicações para atividade física, qual o tipo de exercício adequado, se a atividade deve ser feita sob prescrição ou acompanhamento médico ou se está proibido de praticar exercícios. É recomendável também informar as limitações clínicas existentes e determinar a frequência cardíaca mínima e máxima no exercício.


FAÇA SEU CHECK-UP e .....

 !!!!!!!!!!!BOAS FESTAS !!!!!!!!!!!



terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Calendário 2016 Seniors ITF disponível

     Foi divulgado na tarde desta segunda-feira, o calendário do Circuito Seniors 2016.

     A primeira competição em solo brasileiro será o ITF Seniors de POA/RS, que será disputado entre os dias 24 (quarta-feira) a 28 de fevereiro (domingo).

     A competição contará pontos como um evento G2, tanto para o ranking Nacional – CBT, como para o Internacional – ITF.

     Esta é a principal novidade, algumas competições serão disputadas desta forma.



Vejam também o calendário INFANTO JUVENIL no link:

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Recreio Cruzeiro lança sistema de reservas de quadras

     O departamento de tênis do Clube Cruzeiro, de Caxias do Sul, disponibilizou para seus associados o sistema automatizado para reservas das quadras de tênis.
     O sistema pode ser acessado por sócios do clube e todas as regras definidas no regulamento foram adaptadas no sistema e a expectativa é que ocorra maior harmonia e praticidade na utilização da estrutura.













terça-feira, 15 de dezembro de 2015

História do Tênis no Brasil

A chegada do tênis ao Brasil


     Com a vinda dos ingleses para o Brasil no fim do século XIX para atuarem no processo de urbanização de São Paulo e Rio de Janeiro, eles não trouxeram apenas uma bola de futebol em suas bagagens. Junto, vieram algumas raquetes e bolinhas para jogarem tênis, ou seja, o esporte desembarcou por aqui no mesmo período em que o futebol.

     É assim que foi escrito pelos técnicos e engenheiros das empresas Light e a São Paulo Railway.

    Em 1892, o clube do São Paulo Athletic Club, fundado por ingleses, inaugurou as primeiras quadras de tênis brasileiras. Outros clubes do estado paulista também começaram a construir suas quadras, assim como clubes do Rio Grande do Sul.

     No ano de 1904, foi realizado um torneio interclubes com atletas do São Paulo, do Tennis Club de Santos e do Paulistano.


     No estado do Rio de Janeiro, somente o Fluminense tinha quadras de tênis e somente em 1916, o clube do Country Club, inaugurava suas quadras e apostava no esporte também.

     O primeiro campeonato estadual disputado no Brasil, foi em São Paulo, em 1913, do qual, só seria conquistado por um brasileiro chamado Maercio Munhoz, em 1918, cinco anos depois da criação da competição que até então havia sido conquistada por atletas ingleses.

     Em 1924, clube como o São Paulo Tênis Club acompanhado de mais nove clubes, fundaram a Federação Paulista de Tênis. Seis anos mais tarde a entidade já tinha 23 clubes filiados.

     Em 1932, o Brasil estreava na Copa Davis com o melhor tenista brasileiro da época, Nelson Cruz, acompanhado de Ricardo Pernambucano, outro atleta de destaque na época.

     Em 1938, o tenista brasileiro, Alcides Procópio, estreava em Wimbledon, na Inglaterra, marcando a primeira participação do Brasil nesta competição. Foi ele também o primeiro campeão brasileiro, em 1943, derrotando na final seu rival, Maneco Fernandes.


De Esther Bueno à Guga Kuerten



     No dia 19 de novembro de 1955, com a criação da Confederação Brasileira de Tênis, o Brasil começava a acompanhar a evolução do tênis no mundo e teve grande desenvolvimento. Novas quadras eram construídas e tenistas campeões começavam a surgir no Sul e Sudeste do país. Os gaúchos começavam a se destacar e entrar no cenário que até então pertencia somente aos paulistas e cariocas que já eram consagrados na época.

     De todos os talentos que tinham naquela época, Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira de todos os tempos, conseguiu um feito inédito em ser a número um do mundo nos anos de 1959, 1960, 1964 e 1966. Entre tantos títulos conquistados por ela, o destaque fica para os oito campeonatos vencidos em Wimbledon e o tetra campeonato no US open, o Aberto dos Estados Unidos.



     Alguns outros talentos no masculino, nesta mesma época, marcaram histórias, como foi no caso de Thomas Koch e Carlos Alberto Kirmayr.


     Já na década de 1990, surgia o tenista Luiz Mattar, Cássio Motta, Fernando Roese e um pouco mais adiante Jaime Oncins foram os principais atletas até o meio desta década. Na segunda metade, o argentino naturalizado brasileiro, Fernando Meligeni, conhecido como "Fininho", também conseguiu alguns feitos. Um deles foi a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, na República Dominicana.

     Em 1996, um catarinense, alto, desengonçado e de cabelos longos chamado, Gustavo Kuerten, começava a aparecer no cenário mundial. Em 1997, Guga, como é chamado, conquistou e entrou para a história do tênis brasileiro e mundial ao conquistar o Grand Slam de Roland Garros, na França. Esta façanha se repetiria nos anos de 2000 e 2001, o que o tornou tri campeão da competição.


     Depois de Guga, o Brasil ainda procura um outro grande ídolo. Porém, enquanto ainda não aparece este tenista, o país continua crescendo como esporte e cada vez mais ele vem sendo praticado por novos jovens.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- LIVRO: Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009.
- LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004.
- LIVRO: O Guia dos Curiosos: esportes 3ª ed. Marcelo Duarte, Editora Panda Books.
- LIVRO: Fique por Dentro – Esportes Olímpicos, Benedito Turco. - Rio de Janeiro. Casa da Palavra: COB, 2006.
- LIVRO: O que é tênis, Silva Silveira, Armando Freitas. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2009.
- SITE: Confederação Brasileira de Tênis – http://www.cbtenis.com.br/
- SITE: Federação Internacional de Tênis - http://www.itftennis.com/
- SITE: Federação Paulista de Tênis - http://www.tenispaulista.com.br/

FONTE: TRAVINHA COMUNICAÇÕES

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

MyATP - Fique conectado ao mundo PRO do tênis

Ola amigos tenistas,

A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) lançou o aplicativo chamado MyATP.

Com ele, é possível ficar sabendo de tudo o que acontece no mundo do tênis. Siga seu jogador preferido, descubra conteúdo exclusivo e poste imagens relacionadas.

A aplicativo está disponível na APP STORE e Goolge Play, de graça.






Vejam algumas telas:



PARABÉNS ao Recreio Cruzeiro, campeão CTSG 2015 !!!

     O Recreio Cruzeiro, de Caxias do Sul,  foi campeão de clubes do CTSG 2015 (Circuito de Tênis da Serra Gaúcha).

     Representantes do clube estiveram recebendo a TAÇA VÊNETO MERCANTIL, que ficará no clube durante o próximo ano.

     Parabéns a todos os atletas que representaram o Recreio Cruzeiro!

     Participe, solicitando informações ao diretor do tênis do seu clube para que o CTSG continue crescendo !!!

      ATÉ 2016 !!!!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015