segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Identifique seu swing !!



Swing

É o movimento de braço e corpo que o tenista faz ao rebater a bola.

Em geral nato de um indivíduo, o tamanho do swing pode ser modificado durante sua carreira tenística, mas o mais comum é que ele mantenha seu desejo natural de fazer tal movimento.

O tamanho do swing modificado forçadamente, ao longo de uma carreira, pode trazer alguns incômodos físicos. Portanto, se você não tem pretensões profissionais, fique com aquele que a natureza lhe definiu.

Obviamente muitos principiantes não sabem ler o próprio swing. Nesse caso sugerimos o seguinte exercício:

Com uma raquete de tênis empunhada na mão, peça para alguém lançar uma bola de tênis a um metro de distância do seu corpo. Tente rebatê-la! Independente de acertá-la ou não, o curso da raquete em espera até a finalização do golpe, define o tamanho do swing. A partir dai, tente identificá-lo em uma das três figuras abaixo.

Ah! Não tem a raquete e a bolinha de tênis! Então simule a mesma situação com um pedaço de madeira de aproximadamente 70 centímetros de comprimento e 300 gramas de peso, e tente rebater uma bolinha qualquer.

Um swing pode ter "n" tamanhos. Mas para facilitar, vamos dividi-los em três grupos:

 

  

 

Aos jogadores que se enquadram na categoria "swing curto", sugerimos buscar as raquetes geradoras de velocidade de bola, compensando assim seu curto movimento.

Esta característica de velocidade de bola pode ser encontrada nas raquetes de perfil largo, área de cabeça maior, menos cordas (veja potência/controle), comprimento longo, equilíbrio deslocado para a cabeça ou equilibradas e de menor flexibilidade.

Aos da categoria "swing longo", sugerimos as raquetes geradoras de controle de bola. 

Essa característica de controle de bola é comum nas raquetes de perfil fino, área da cabeça menor, mais cordas (veja potência/controle), comprimento padrão, equilíbrio deslocado para o cabo ou equilibrada e mais flexíveis.

E, aos jogadores com swing médio, bastante comum aos tenistas brasileiros, vamos sugerir as raquetes com boa relação velocidade/controle de bola. Ou seja, as de perfilárea de cabeça, número de cordas (veja potência/controle), comprimentoequilíbrio e flexibilidade intermediários.

Considerações gerais.

É muito importante saber que, tentar adaptar seu swing a uma determinada raquete é um erro grave. Isso pode afetar sua evolução em quadra e a saúde de seu braço. O correto é encontrar uma raquete que se adeque ao seu swing.

Não menos importante é saber que, o tamanho do swing não representa necessariamente a qualidade de um jogador. Como exemplo, podemos afirmar que não são poucos os profissionais com swing curto e principiantes com swing longo.

É possível uma raquete ser adequada a dois tamanhos de swing! Mas, use isso como recurso e não como regra. 

Veja o exemplo:

Uma raquete para jogadores com swing médio, pode ser usada por outro com swing curto, desde que se use recursos para aumentar a velocidade de bola, como cordas finas e baixa tensão.

A mesma raquete (para jogadores com swing médio) também pode ser usada por jogadores com swing longo, bastando usar cordas grossas e tensão maior.

Agora veja o resumo de todas as possibilidades:

Jogadores com swing curto podem usar raquetes para swing médio (com cordas finas e baixa tensão).

Jogadores com swing médio podem usar raquetes para swing curto (com cordas grossas e alta tensão).

Jogadores com swing médio podem usar raquetes para swing longo (com cordas finas e baixa tensão).

Jogadores com swing longo podem usar raquetes para swing médio (com cordas grossas e alta tensão).

É da união do "seu swing & raquete ideal" que nasce o prazer de jogar e evoluir no tênis.

Persistindo a dúvida, fale com o Jairo.

 Fonte: TenisProShop

Nenhum comentário:

Postar um comentário