domingo, 15 de maio de 2016

Jogo de Duplas - A devolução e a aproximação


Por Paulo Muñoz, professor da USTA - Esta semana é hora das dicas de como melhorar seu jogo de duplas, seja no final de semana, seja com amigos. Desta vez as dicas são para a devolução de saque e a aproximação à rede.



A devolução de saque:

Como recebedor, posicione-se para a devolução próximo a linha lateral de simples, a uma distância confortável da linha de base em acordo com a sua capacidade para atacar ou defender e seu parceiro a uns 3 metros da rede, a meio caminho entre a linha central e a linha de duplas fechando o possível cruzado do voleador oponente. Para responder um sacador que usa muito efeito, quanto mais próximo do quique este saque for respondido, menos efeito você sofrerá, facilitando a devolução.

O ideal na dupla é a devolução cruzada no sacador para que ele esteja em movimento no momento da rebatida, sendo uma bola curta no pé do adversário, uma boa opção para que ele levante a bola para você matar o ponto. A opção de usar a devolução paralela fica como forma de variação ou quando o voleador adversário esta deixando o corredor livre.







O golpe de aproximação:

O ideal no jogo de duplas é que os quatro jogadores venham a rede, costuma se dizer que a dupla que chega a rede primeiro tem mais chance de finalizar o ponto. Não esqueça que um approach no lado fraco do seu adversário, seja cruzado ou paralelo, pode ser uma arma eficiente, o approach cruzado de esquerda, lançado, com efeito, slice na esquerda de seu adversário, dificulta a devolução, com efeito, top-spin, por exemplo, é um golpe altamente eficaz contra a maioria dos jogadores amadores, procurar manter a bola o mais baixo possível, obrigando o adversário a executar um voleio baixo ou um bate-pronto.


Sobre o PROF. PAULO MUNOZ

Professional da associação americana de treinadores de tênis. Membro da International Tennis Federation (ITF). MEMBRO DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA Nº 10184. Cursos com Luis Caye (Canadá); cursos Alberto Osetti preparador físico (Argentina); curso cbt nível I, II, III. Treinando atletas desde 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário