sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A ética e a moral do jogador de tênis.


     O jogar limpo (fair play) é uma condição primária para o desenvolvimento pessoal do jogador de tênis. Frequentemente vemos os melhores jogadores do mundo corrigindo os árbitros — fazendo simplesmente o que é correto e indo na contramão da ideia de vencer a todo custo (ao invés de se aproveitar de um equívoco da fiscalização, por exemplo) —, demonstrando um estado ímpar de maturidade crítica e emocional!



     O que o exemplo acima nos mostra é um valor muito importante, nos convidando a colocar temporariamente de lado as pulsões e os desejos para não ferir o regulamento do jogo e, neste caso, também para não romper um código ético entre os jogadores, segundo o qual é preciso respeitar-se mutuamente. Sendo o tênis um jogo de cavalheiros, isso não poderia ser ensinado de maneira diferente.

     No Tênis+ as condutas de comportamento são levadas muito a sério. Buscamos compreender que ser ético não diminui a sua vontade de vencer; que cumprir as regras e valorizar a honestidade são condições básicas para participar do jogo de tênis desde o nível mais elementar; e que não adotar uma boa conduta durante o jogo leva a um empobrecimento e até a um desmerecimento do resultado final — ganhar não é tudo e não é necessário fazer qualquer negócio para se dar bem. 

     Essas são lições fabulosas para os demais aspectos da convivência em sociedade e o tênis, como um palco de representação da própria vida, é um objeto de aprendizagem muito poderoso para desenvolver tais questões.

“Seja verdadeiro consigo mesmo, e, assim como a noite segue o dia, você nunca será falso com os outros”
William Shakespeare

Autor Denis Santos (editado)

Completo em: http://www.tenismais.com.br/etica-e-moral-do-jogador-de-tenis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário