quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Banana Bowl em Caxias do Sul !




     O Banana Bowl é o mais tradicional torneio juvenil disputado no Brasil. Atualmente o evento faz parte da Gira Cosat e é disputado nas categorias 12 anos (nacional), 14 anos e 16 anos (Cosat), além do Tennis Kids (categorias 8, 9, 10 e 11 anos – nacional).
 
     Em 2015, a 45ª edição foi histórica ao ter pela primeira vez um bicampeão na chave masculina de simples, com o gaúcho Orlando Luz vencendo a final contra o paulista Igor Marcondes na categoria 18 anos. Foi o segundo ano consecutivo em que dois brasileiros decidiram o título masculino. Na chave feminina, a americana Usue Arconada foi campeã ao vencer a também americana Francesca Di Lorenzo. A categoria 16 anos teve como campeões o argentino Juan Martin Jalif na chave masculina e a chilena Fernanda Labraña na chave feminina. Já na categoria 14 anos, o campeão no masculino foi o brasileiro Mateus Alves e a campeã do feminino foi a russa Anfisa Danilchenko.

     No começo apenas jogavam sulamericanos mas, em 1976, apareciam os primeiros mexicanos e estadunidenses. Como o peso da competição ganhava força, vários tenistas que fariam sucesso começaram a participar, casos de John McEnroe, Ivan Lendl, Gabriela Sabatini e Gustavo Kuerten.

     O torneio tem em seu hall de campeões jogadores que se tornaram grandes nomes do tênis mundial como John McEnroe, Thomas Muster e Andy Roddick no masculino, Helena Sukova, Svetlana Kuznetsova e Eugenie Bouchard. Mas também teve em suas chaves vários tenistas que não tiveram grande participação e vieram a se tornar estrelas posteriormente, como Yannick Noah, Juan Martin Del Potro, Jo-Wilfried Tsonga, Marcelo Melo, Fabio Fognini, Kei Nishikori, David Goffin, Amelie Mauresmo, Marion Bartoli, Ana Ivanovic, Dominika Cibulkova, entre outros.

 


 Na foto, a esquerda: J. M. Del Potro

 
      Em 2016 o torneio internacional na su 47. edição,  será disputado em CAXIAS DO SUL, no Recreio da Juventude e provavelmente o Recreio Cruzeiro também sediará alguns jogos.

      Participar de eventos competitivos deste nível é de fundamental importância para o crescimento do esporte. Cresce o município, cresce o clube, crescem os atletas.

     Vamos prestigiar e participar ativamente. Muito obrigado CBT, FGTenis, RJ, RC e todos os envolvidos.







2 comentários:

  1. http://tenisnews.band.uol.com.br/78905/banana-bowl-sera-em-caxias-do-sul-rs-em-2017-informa-blog

    ResponderExcluir