domingo, 26 de junho de 2016

6. Etapa do CTSG - Circuito de Tênis da Serra Gaucha

     Ainda dá tempo !!!!

     No lindo Parque Santa Tereza, teremos mais uma etapa do CTSG.

     Vacaria aguarda, até hoje, as inscrições para a etapa.

     A organização dividiu as categorias e o vento será de um final de semana.

     Vejam fotos do lindo lugar, que será sediada essa etapa.

            PRESTIGIE !!!



quarta-feira, 1 de junho de 2016

Aumente a potência de seu saque.

Fonte: www.tenisproshop.com.br/

     Qualquer tenista com um pouco de experiência sabe que o saque é o golpe mais importante do tênis. Mas quando vai para a quadra, mesmo concentrando-se, respirando profundamente... só consegue sacar uma bola lenta e ainda recebe um winner na paralela como devolução.

      Se você quer aumentar a potência de seu saque, leia as dicas abaixo e... pratique! Afinal, o saque é o único golpe do Tênis em que você não vai precisar de um parceiro para praticá-lo.

Apoio

      Um saque potente começa pela base: mantenha os pés em um afastamento ligeiramente maior que os ombros. Para os jogadores destros, o pé da frente deve estar direcionado ao poste direito da rede, ou seja, a 45?. O pé de trás deve posicionar-se paralelamente à linha de base.

                   

      Com este posicionamento, o balanço do saque será facilitado: após o lançamento da bola (toss), o peso do corpo deverá estar mais concentrado no pé de trás, pronto para ser transferido para o pé da frente, aumentando assim a transferência de Energia para a bola, e consequentemente aumentando a potência do saque.

 

Lançamento da Bola (toss)

                   

      O lançamento da bola é um dos componentes mais importantes do saque. Se você não lançar a bola no ponto ideal, vai ter que ajustar o corpo para golpeá-la. Mas você já fez este ajuste para todos os outros golpes, então aproveite o saque, onde você mesmo lança a bola que vai bater.
O ponto ideal do toss depende de 3 eixos:

1. eixo antero-posterior (da frente para trás)

      Lance a bola um pouco a frente da linha de base, isso obrigará você a sacar caindo sobre a bola, o que aumentará a potência do seu saque. Após o contato com a bola você deve aterrissar dentro da quadra.

                  


2. eixo latero-lateral (da direita para esquerda)

      A bola deve ser lançada ligeiramente à direita do sacador destro, ou a esquerda do sacador canhoto. Isso aumentará a amplitude do saque, permitindo uma maior aceleração do braço em direção à bola. Portanto, se você é destro, por exemplo, saque da direita para a esquerda, cruzando o braço sobre o tronco.

                  


3. eixo crânio-caudal (de cima para baixo)

      Se a bola for lançada mais alta que a altura máxima alcançada pelo sacador com o cotovelo estendido, duas falhas vão ocorrer:

• o sacador vai perder o ritmo do saque, pois vai ser obrigado a desacelerar muito o movimento do braço que segura a raquete para esperar a bola descer até o ponto de contato;
• a precisão do sacador terá que ser maior, pois golpeará a bola na descendente.
Portanto, procure lançar a bola só até o ponto onde você consegue alcançá-la, e sem deixá-la cair, isso fará com que você tenha que acelerar mais o braço, aumentando a potência do saque.

                 

Contato Raquete-Bola

      Aqui está a grande diferença entre um saque rápido e um saque lento. A potência do saque é determinada, principalmente, pela velocidade com que a raquete atinge a bola. Portanto relaxe, literalmente! Só assim você poderá acelerar bastante sua raquete em direção à bola até o momento do contato.
Outra dica importante é: não segure o cabo da raquete com muita força, isto vai impedir um movimento mais solto.

Terminação

      Se você acelerou bastante a raquete até o contato, sua terminação também deverá ser ampla, caso contrário ocorrerá uma desaceleração muito brusca, potencialmente causadora de lesões.
Nesta fase, o movimento de flexão do punho (snap) é muito importante para controlar o saque. Quanto mais potente o saque, mais radical deverá ser o snap, a fim de encaixar a bola na área de saque.
                
 
 
Prof. Dr. Ludgero Braga Neto
Mestre e Doutor em Biomecânica do Tênis pela USP
Membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica
Tenista 1a. Classe Federação Paulista de Tênis
fones: (11) 9281-2177 / (11) 4152-3159
email: ludgerobraganeto@gmail.com
site:  www.ludgerobraga.com.br
blog: www.ludgerobraga.com