segunda-feira, 8 de maio de 2017

Lições do tênis para a vida profissional (Lptennis)


O esporte é um importante aliado na formação dos indivíduos, construção de princípios e valores, ajudando sensivelmente no desenvolvimento de áreas como comportamento, concentração e trabalho em equipe. Em países como os Estudos Unidos, por exemplo, estão diretamente ligados a todas as fases do sistema de ensino, amparados por grandes investimentos e por um bom apelo midiático, desde o ensino primário até a faculdade.
Em muitos casos a prática de esportes é incentivada por familiares e amigos próximos, como conta o jornalista e estudante de Direito, Henrique Moretti, de 28 anos, que começou a jogar tênis aos 11 anos de idade incentivado pelo seu tio e hoje disputa torneios de primeira classe da Federação Paulista de Tênis “Até os 16 anos disputei as categorias A da FPT e sonhava em ser profissional, mas percebi que a vida de treinamentos de um tenista é realmente muito difícil e sacrificante - eu não daria conta”. 
Henrique Moretti em ação, o tenista coleciona 10 títulos e 10 finais da FPT
O tênis é um esporte que exige muito treinamento e disciplina, mesclando a questão do preparo físico com o psicológico, no qual cada jogada demanda uma tomada de decisão, situações tão corriqueiras na vida profissional. Não é a toa que vários tenistas após encerrarem suas carreiras viraram empresários de sucesso como os casos dos brasileiros Luiz Mattar, presidente  de um empresa de terceirização de tecnologia e serviços, Márcio Torres, que hoje comanda uma empresa que gerencia carreira de vários esportistas como: os irmãos Bryan, Bruno Soares e Thiago Monteiro e de Jorge Paulo Lemann, maior empresário do país.
Veja algumas lições que podemos tirar da quadra e levar para o escritório

Pensamento estratégico, concentração e disciplina

Costumam a dizer que boa parte do sucesso no tênis está na capacidade mental de quem o pratica, pois o tenista lida com situações diversas ao longo do jogo, precisando tomar importantes decisões em questão de segundos. 
O tênis exige um grande preparo psicológico e disciplina, e a concentração deve ser total. Em um escritório ou no trabalho, o raciocínio rápido aliado a tomada de decisões podem ajudar na resolução de problemas complexos. “O tênis me trouxe muito aprendizado para a vida pessoal e profissional, especialmente em termos de disciplina, treinamento e determinação. Isso me ajudou bastante quando comecei a estudar para concursos públicos, em que cumprir o planejamento proposto é fundamental” afirma Henrique, que já foi aprovado em 15 concursos públicos de nível médio e superior. 

Treinar é preciso

A palavra repetição é comum ao tênis, no nível profissional os tenistas treinam incansavelmente saques, voleios, forehandsbackhands, em busca de chegar o mais próximo da perfeição e reduzir o percentual dos erros.
O exercício de suas habilidades diariamente o levam a se tornar perito em determinada atividade. Quanto mais você faz algo, menor a chance de errar e ter insucessos. 

Aprender a lidar com erros e se perdoar

Em um esporte tão desafiador e fascinante, saber controlar os nervos e partir para o próximo ponto é um fator fundamental. Não se deixar abater por decepções passadas e seguir firme rumo ao seu objetivo final. O tênis dá a visão macro do objetivo. Entre um game e outro, saber jogar com inteligência os pontos importantes é fundamental, mas caso não se obtenha sucesso na tentativa anterior, jamais abaixar a cabeça, saber se perdoar e continuar lutando. 
No mundo dos negócios a lógica é bem parecida, pois o profissional é testado a todo momento, em diversas situações e deve demonstrar boa desenvoltura para conseguir entregar os melhores resultados. Diferentemente dos 25 segundos que o tenista tem para pensar na estratégia do ponto, fora das quadras o tempo é maior e deve-se aproveitar a nova chance com otimismo e perseverança. 

Inspiração e network

No Brasil, o tênis ainda é considerado um esporte caro e praticado pelas classes mais altas, fato este que vem mudando, devido aos projetos sociais e o incentivo à prática do esporte por meio de clínicas e instituições. Em muitos filmes, por exemplo, pode-se observar que o cotidiano esportivo dos empresários é retratado pelas partidas matinais de tênis.
Logo, o esporte é muito comum entre empresários, líderes e influenciadores, que podem enriquecer sua rede de contatos e o intercâmbio de experiências. É muito comum após uma partida que os jogadores conversem e encontrem afinidades profissionais, que podem levar ao fechamento de acordos e negócios, ou obter ainda mais inspiração e conhecimento.

Saúde é o que interessa

A prática do tênis colabora e muito para o bem estar e uma vida saudável. Além de garantir alto índice de queima calórica, libera endorfina que dá a indescritível sensação de prazer, além de promover melhora nas capacidades respiratória e cardiovascular. Alivia a tensão e o estresse. 
Para estar apto a passar horas frente ao computador ou em longas reuniões, o profissional deve priorizar sua saúde para evitar quaisquer tipos de problemas de ordem médica. E nada melhor que após um exaustivo dia de trabalho pegar o par de tênis e uma raquete e ir para a quadra se divertir. 
FONTE: http://blog.lptennis.com/licoes-do-tenis-para-a-vida-profissional/


Anderson Moraes

Relações públicas e especialista em mídias sociais e corresponsável pelo blog da Lptennis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário