Foto: Marcelo Ruschel/Poa Press
Thiago Monteiro defende o título |
Evento é um dos mais importantes do mundo e acontecerá entre os dias 17 e 25
Porto Alegre/RS – A Copa Gerdau de Tênis, que neste ano chega à sua 29ª edição consecutiva, vai movimentar a capital gaúcha entre os dias 17 e 25 de março. Reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais do tênis juvenil, o torneio receberá centenas de jogadores de aproximadamente 50 países, entre eles algumas das principais promessas nacionais e internacionais.
A categoria 18 anos, que acontece nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, conta pontos como um evento de Grupo A para o ranking mundial, equivalendo aos quatro Grand Slams juvenis: Wimbledon, Roland Garros, US Open e Australian Open, além do Orange Bowl (Estados Unidos), Italian Open (Itália), Osaka Cup (Japão) e Casablanca Cup (México). As categorias 12, 14 e 16 anos, por sua vez, serão disputadas na Sogipa.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas junto à Federação Internacional de Tênis para os 18 anos, e na Confederação Brasileira de Tênis para as demais categorias. "Estamos trabalhando em todos os detalhes para garantir a excelência na organização da Copa Gerdau, que sempre foi uma de suas principais características. Contamos novamente com o patrocínio da Gerdau, que investe neste evento há 29 anos consecutivos, fato que deve sempre ser ressaltado", afirma Ennio Moreira, diretor da ProTenis Promoções Esportivas, empresa que está à frente da organização da Copa Gerdau desde a primeira edição, em 1984. O evento conta também com o apoio do Citi e SAP.
BRASILEIRO É DESTAQUE - O cearense Thiago Monteiro é um dos principais nomes que estarão presentes na Copa Gerdau deste ano. Ele é o atual campeão dos 18 anos e ocupa a vice-liderança no ranking mundial da categoria, ficando atrás somente do australiano Luke Saville. No ano passado, Thiago, que treina no Instituto Larri Passos, conquistou o título da Copa Gerdau ao vencer o boliviano Hugo Dellien, então número 2 do mundo, por 6/4, 3/6 e 6/4.
Informações adicionais estão disponíveis pelos telefones (51) 3062-6464 ou 3062-6409 e pelo site www.copagerdau.com.br .
De Zotti - Assessoria de Imprensa
HISTÓRIA
COPA GERDAU DE TÊNIS: UM EVENTO DE SUCESSO QUE CHEGA AOS 29 ANOS
A Copa Gerdau de Tênis chega em 2012 comemorando 29 anos de sucesso absoluto no cenário esportivo mundial. Considerada a mais importante competição latino-americana juvenil de tênis, a Copa Gerdau acontece de 17 a 25 de março (qualifying nos dias 17 e 18 e chave principal de 19 a 25). Em sua última edição a Copa Gerdau reuniu jogadores de mais de 40 países.
Ao longo de sua história o evento já contou com a participação de milhares de tenistas de todos os continentes, que chegam a Porto Alegre com a certeza de encontrar um grande torneio, com características semelhantes às de uma competição profissional e em alguns casos até mesmo superior, tamanha é a estrutura oferecida aos tenistas, técnicos, pais, dirigentes e árbitros. Este conceito é fruto da dedicação e do trabalho que a PROTENIS Promoções Esportivas vem desenvolvendo desde a primeira edição do evento, em 1984.
Outro aspecto marcante a ser destacado é que a Copa Gerdau é o único evento esportivo patrocinado durante toda a sua existência pela mesma empresa, no caso a GERDAU, algo inédito em se tratando de uma competição esportiva. Este fato mereceu inclusive o reconhecimento por 2 anos consecutivos, no Prêmio Tênis – Os Melhores de 2009, e Prêmio Tênis – Os Melhores de 2010, onde foi feita uma homenagem ao empresário Frederico Gerdau Johannpeter pelo apoio dedicado ao tênis.
Em 2011 a Copa Gerdau retornou ao Prêmio Tênis – Os Melhores de 2011, conquistando pelo 3º ano consecutivo o título de “Melhor Torneio Internacional Infanto Juvenil” O Prêmio Tenis – Os melhores do Ano, é promovido pela Revista TÊNIS, em parceria com a CBT – Confederação Brasileira de Tênis, e desde 2009 escolhe os melhores tenistas, torneios e destaques da temporada, é um evento que homenageia os principais destaques do tênis no ano e é considerado o Oscar do tênis brasileiro.
EX-CAMPEÕES | Nomes hoje consagrados no Circuito Profissional passaram pela Copa Gerdau de Tênis nestes 28 anos. Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, foi campeão dos 18 anos em 94. Andy Roddick, David Nalbandian, Joachim Johansson, Fernando Gonzalez, Jo Wilfried Tsonga, Mariano Zabaleta e Juan Martin del Potro (que participou de quatro edições da Copa Gerdau) foram outros destaques. Nos 18 anos masculino é importante lembrar que o pernambucano José Pereira Júnior “recuperou” o título para o Brasil em 2008 após dois anos de presença dos estrangeiros no lugar mais alto do podium. José Pereira voltou a vencer em 2009, quando passou pelo norte-americano Tennys Sandgren por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/1 e 6/4. Em 2010 O francês Mathias Bourgue conquistou o título dos 18 anos da 27ª Copa Gerdau de Tênis. Bourgue sagrou-se campeão ao ganhar do checo Jiri Vesely, 11º cabeça-de-chave, em dois sets, parciais de 6/3 e 7/6 (2), em 1h58min.
Já em 2011 foi a vez do brasileiro Thiago Monteiro conquistar o título dos 18 anos, na 28ª Copa Gerdau de tênis. Monteiro ganhou do boliviano Hugo Dellien, número 2 do mundo entre os juvenis que era o principal favorito, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/4. A partida teve a duração de 2h02min.
Já em 2011 foi a vez do brasileiro Thiago Monteiro conquistar o título dos 18 anos, na 28ª Copa Gerdau de tênis. Monteiro ganhou do boliviano Hugo Dellien, número 2 do mundo entre os juvenis que era o principal favorito, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/4. A partida teve a duração de 2h02min.
No feminino, importante citar a presença das campeãs nos últimos anos: a tenista do Zimbabwe, Cara Black, venceu os 18 anos em 97; a eslovena Katarina Srebotnik foi campeã em 98; a argentina Gisela Dulko venceu em 99; a húngara Nemeth Tunde em 2000; a croata Matea Mezak em 2001, que derrotou ninguém menos que a russa Svetlana Kuznetsova; a suíça Myriam Casanova em 2002, ano em que a Copa Gerdau contou também com a presença de Ana Ivanovic, da Sérvia. A ucraniana Kateryna Bondarenko sagrou-se campeã em 2003; a russa Irina Kotkina em 2004; a romena Alexandra Dul Gheru em 2005 e a tcheca Katerina Vankova em 2006. Em 2007, foi a vez da francesa Cindy Chala. Em 2008 o título ficou nas mãos da romena Elena Bogdan. E em 2009 a vitória foi de Silva Njiric, da Croácia, que derrotou Jana Cepelova, da Eslováquia, por 6/3 e 7/6(7) dando continuidade ao tabu da categoria, onde brasileiras não vencem desde 1996. A conquista do título dos 18 anos em 2010, ficou com a porto-riquenha Monica Puig. Puig levantou a taça ao derrotar a norte-americana Jessica Pegula de virada, parciais de 2/6, 7/6 (5) e 6/3, em 2h20minutos.No ano de 2011, a vitória dos 18 anos ficou com a canadense Eugenie Bouchard, que precisou de apenas 56 minutos para vencer a eslovaca Viktoria Malova em dois sets, parciais de 6/1 e 6/2.
Por todos estes motivos, e pelo reconhecimento público de atletas, técnicos, dirigentes, pais de tenistas e empresários, que a Copa Gerdau continua sendo um case único de sucesso quando o assunto é tênis juvenil internacional.
IMPRENSA | A Copa Gerdau de Tênis, realizada nas quadras de dois grandes clubes – Associação Leopoldina Juvenil e Sogipa - conta com uma ampla cobertura da imprensa, tanto em mídia eletrônica (TV, Rádio, Internet) quanto em mídia impressa (jornais, informativos e revistas especializadas).
HISTÓRIA | A primeira edição da Copa Gerdau aconteceu em 1984, apenas na categoria 18 anos e restrita a jogadores locais. Até 1986, o evento foi disputado em categoria única, contando pontos para o ranking estadual. A partir de 1987 o evento cresceu, passando a contar pontos no ranking brasileiro e abrindo espaço para disputas também nos 12, 14 e 16 anos. Em 1991, a Copa Gerdau passou a contar pontos para o ranking da Confederação Sul-Americana nos 14, 16 e 18 anos. Em 1993 a categoria 18 anos passou a valer pontos para o ranking da ITF como evento do Grupo 5, onde permaneceu até 1994. Em 95, passou para o Grupo 4 da ITF, onde ficou até 1997. Em 98, subiu para o Grupo 3, onde ficou até o ano 2000. Em 2001 a Copa Gerdau de Tênis passou a integrar o Grupo 2 da ITF e no ano de 2004 chegou ao Grupo 1, onde permaneceu até 2006.
Em 2007 a Copa Gerdau foi elevada ao Grupo A, o mais importante nível mundial, ao lado do Orange Bowl (USA), Italian Open, Osaka Cup, Casablanca Cup, Wimbledon, Roland Garros, US Open e Australian Open. A ITF (Federação Internacional de Tênis) e a Cosat (Confederação Sul-americana) concederam esta qualificação à Copa Gerdau, tornando-a um evento do Grupo A, e fazendo com que o torneio ingressasse de forma merecida no seleto grupo de nove competições internacionais que contam com esta graduação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário