Todas as regras criadas pelo homem são assombradas pelo
espírito das exceções. Mas se seu filho se mostra apto ao esporte, aqui
vão algumas dicas para iniciá-lo com segurança.
Texto de: Suzana Silva (http://revistatenis.uol.com.br/)
GOSTAMOS DE ESTATÍSTICAS.
Os cientistas trabalham
com elas para provarem suas teses, as quais são publicadas como textos
com linguagem mais compreensível para o público leigo em renomadas e
sérias revistas. Então, surgem as exceções à regra, fatos que vão contra
todas as estatísticas, pessoas que desafiam o que foi postulado pela
ciência, e que, portanto, terão suas vidas escancaradas por outro tipo
de publicação, aquelas também renomadas, mas não tão sérias - das
celebridades.
É preciso entender as etapas do desenvolvimento das crianças e
adolescentes antes de "especializá-las"
As celebridades esportivas são festejadas por feitos que, por vezes,
desafiam a ciência: recordes e títulos vencidos precocemente,
longevidade no esporte, batalhas contra doenças e lesões, horas de
dedicação, envolvimento com drogas e travestis, entre outros
superlativos. Os feitos esportivos extraordinários são apenas uma faceta
da vida desses super seres humanos. Diante de tantas facetas humanas,
não temos como avaliar plenamente. O campeão é feliz? Como é sua vida em
família? Como está sua saúde?
PRODÍGIOS
Melanie Molitorova, mãe da ex-número um do mundo, Martina Hingis, planejou o futuro da garota ainda grávida, nomeando sua filha em homenagem a outra grande campeã, Martina Navratilova. Vai ser tenista profissional, sim. Melanie iniciou sua filha no tênis aos dois anos de idade e a colocou no primeiro torneio aos quatro. Aos 12, a suíça foi a tenista mais jovem a vencer o torneio juvenil de Roland Garros (1992). Ela fez seu debut profissional em 1994, aos 14 anos. Aos 17, chegou a número um do mundo, em 1997. Aos 27, teve cocaína detectada em sua urina durante o torneio de Wimbledon.
Melanie Molitorova, mãe da ex-número um do mundo, Martina Hingis, planejou o futuro da garota ainda grávida, nomeando sua filha em homenagem a outra grande campeã, Martina Navratilova. Vai ser tenista profissional, sim. Melanie iniciou sua filha no tênis aos dois anos de idade e a colocou no primeiro torneio aos quatro. Aos 12, a suíça foi a tenista mais jovem a vencer o torneio juvenil de Roland Garros (1992). Ela fez seu debut profissional em 1994, aos 14 anos. Aos 17, chegou a número um do mundo, em 1997. Aos 27, teve cocaína detectada em sua urina durante o torneio de Wimbledon.
Richard Williams iniciou suas filhas, Venus e Serena, no tênis quando
tinham seis e cinco anos de idade respectivamente. Quatro anos depois,
elas foram treinar com Rick Macci. Pararam de jogar torneios
infantojuvenis aos 11 (Venus) e 10 anos (Serena) por terem sofrido
atitudes de preconceito racial por parte das famílias das adversárias e
também para se dedicarem mais aos estudos. Nesse período, voltaram a ser
treinadas pelo pai, que convenceu as filhas de que jogar tênis
profissionalmente as tiraria da vida pobre. Fizeram sua estreia
profissional em 1994 e 1995, com apenas 14 anos. Aos 22 (Venus) e 21
(Serena), chegaram ao topo do ranking. Dois anos depois, tiveram suas
primeiras paradas no circuito profissional devido à lesões.
Os prodígios masculinos mais comentados são Michael Chang (que aos
sete anos já demonstrava o talento que o levaria a vencer seu primeiro
título profissional aos 17 anos e três meses, em Roland Garros), Boris
Becker (cujo pai possuía um centro de tênis, e que venceu também seu
primeiro título profissional em Roland Garros, aos 17 anos e sete
meses), e claro, Andre Agassi. Em "Open", sua controversa autobiografia,
ele conta tudo. Mas, só para registro, no livro há uma declaração de
Pancho Segura, que diz ter visto Agassi jogando aos dois, três anos de
idade.
Maria Esther Bueno já carregava a pesada raquete da mãe pelas quadras
do Clube de Regatas Tietê aos três anos. Filha de tenistas e morando
junto ao clube, era natural que brincasse de tênis em todo o seu tempo
livre com seu irmão Pedro. Era o quintal da casa dela. Venceu o
campeonato brasileiro adulto aos 14 anos, e o primeiro título
internacional aos 19. Por fim, Guga começou a jogar aos seis, Thomaz
Bellucci aos sete, Thomaz Koch aos cinco anos.
Na história de todos os ídolos aqui relacionados, nenhum padrão. Uns
jogaram por amor, outros para superar a dor. Uns pararam devido às
sucessivas lesões, outros pela idade avançada. Alguns se envolveram com
drogas ao longo da carreira, outros foram vítimas de super treinamento.
Alguns se consideram ateus e outros possuem crenças religiosas fortes.
Enfim, cada um a seu modo - dadas as circunstâncias de suas vidas e a
interpretação própria dos fatos - procurou vencer e ser feliz.
Agassi, Venus e Serena, Hingis, Chang, Maria Esther Bueno e Becker (em sentido horário) são exemplos que dificilmente podem ser imitados |
QUANDO INICIAR?
Todo este preâmbulo para fazê-lo
pensar na seguinte questão: quando colocar uma criança para aprender o
jogo de tênis? E com que objetivo?
Para embasar cientificamente nossa resposta, contamos com o estudo do
"Desenvolvimento Motor" - que estuda como o ser humano aprende a se
movimentar ao longo de sua vida - e da "Aprendizagem Motora" - que
estuda como o ser humano aprende as habilidades que envolvem movimento.
Qualquer que seja seu objetivo ao colocar uma criança para aprender o
tênis, as idades "ideais" para começar se referem à "idade de
prontidão" e também à "idade sensível", segundo a literatura científica.
Prontidão é a qualidade do ser humano - como um todo - de estar
pronto para aprender determinadas habilidades, ou seja, é o momento onde
ele está desenvolvido, maduro o suficiente para assimilar essas
habilidades.
Idade sensível é a fase na qual todo o sistema nervoso está apto para
aprender uma habilidade. Caso essa habilidade não seja aprendida ou
estimulada naquela idade sensível, fará muita falta mais para frente no
repertório de habilidades necessárias ao atleta completo.
A ciência nos diz até que idade as crianças estão aptas a
aprender certas habilidades
aprender certas habilidades
Vamos dar um exemplo: uma criança de até seis, sete anos que não foi
estimulada a aprender cambalhotas e a rolar no chão, poderá ter
dificuldades quando atleta em cair sem se machucar. Ou, crianças que não
brincam de arremessar, terão mais dificuldade em aprender a sacar, e
assim por diante.
Em termos de habilidades que envolvem movimento (habilidades motoras,
guarde este nome), até aproximadamente seis ou sete anos, a criança
desenvolveu prontidão para aprender todas as habilidades básicas (andar,
correr, saltar, arremessar, rebater etc). É por isso que se diz que
esta é a idade ideal para começar o aprendizado do tênis.
QUANDO INICIAR?
Todo este preâmbulo para fazê-lo
pensar na seguinte questão: quando colocar uma criança para aprender o
jogo de tênis? E com que objetivo?
Para embasar cientificamente nossa resposta, contamos com o estudo do
"Desenvolvimento Motor" - que estuda como o ser humano aprende a se
movimentar ao longo de sua vida - e da "Aprendizagem Motora" - que
estuda como o ser humano aprende as habilidades que envolvem movimento.
Qualquer que seja seu objetivo ao colocar uma criança para aprender o
tênis, as idades "ideais" para começar se referem à "idade de
prontidão" e também à "idade sensível", segundo a literatura científica.
Especializar a criança cedo demais pode atrapalhar |
Prontidão é a qualidade do ser humano - como um todo - de estar
pronto para aprender determinadas habilidades, ou seja, é o momento onde
ele está desenvolvido, maduro o suficiente para assimilar essas
habilidades.
Idade sensível é a fase na qual todo o sistema nervoso está apto para
aprender uma habilidade. Caso essa habilidade não seja aprendida ou
estimulada naquela idade sensível, fará muita falta mais para frente no
repertório de habilidades necessárias ao atleta completo.
Vamos dar um exemplo: uma criança de até seis, sete anos que não foi
estimulada a aprender cambalhotas e a rolar no chão, poderá ter
dificuldades quando atleta em cair sem se machucar. Ou, crianças que não
brincam de arremessar, terão mais dificuldade em aprender a sacar, e
assim por diante.
Em termos de habilidades que envolvem movimento (habilidades motoras,
guarde este nome), até aproximadamente seis ou sete anos, a criança
desenvolveu prontidão para aprender todas as habilidades básicas (andar,
correr, saltar, arremessar, rebater etc). É por isso que se diz que
esta é a idade ideal para começar o aprendizado do tênis.
QUANDO SE ESPECIALIZAR
Até seis, sete anos, é a
idade sensível para aprender e praticar todas as habilidades motoras
básicas, não só correr, rebater, saltar, saltitar, rolar, escorregar
etc, mas também chutar, arremessar, lançar, nadar, girar... Por isso é
tão importante que a criança não se especialize em um só esporte tão
cedo.
O perigo reside no seguinte: aos cinco, seis anos, a criança tem uma
capacidade fantástica de imitação, e pode executar os golpes do tênis
com perfeição. Mas o tempo dedicado às repetições pode privá-la de
ampliar seu repertório de movimentos. Além de ser um atleta de tênis
incompleto, o que faremos caso essa criança na idade de escolher seu
esporte favorito for para o futebol? Ai, ai...
O processo de aprender a jogar tênis, escolher o tênis como esporte
favorito e se especializar - enfim, de praticá-lo em altos níveis de
competição -, é dos mais longos quando comparamos o tênis com futebol,
vôlei, e até com o basquete. Isso acontece porque o tênis envolve muitas
habilidades motoras, emocionais e cognitivas.
As idades sugeridas pela ITF para o alto rendimento são entre 16 e 19
anos para as mulheres, e 18 a 21 anos para os homens. As mulheres
amadurecem biologicamente e estabilizam seu crescimento em altura um
pouco mais cedo, portanto a diferença. E, como o processo é longo mesmo,
é importante que mantenhamos as crianças em ambiente gostoso, divertido
e pleno de metas a se alcançar no curto, médio e longo prazo.
PRÉ-TÊNIS: Há atividades sistematizadas para o pré-tênis que promovem o ensino das habilidades motoras básicas do tênis de maneira lúdica através de contadores de estórias, e é endereçado para crianças de três a cinco anos. Nesse caso, as aulas são curtas, uma vez por semana, em grupos, e trabalham o imaginário infantil ao mesmo tempo em que esti mulam movimentos relacionados ao esporte. O sistema Le Petit Tennis é uma dessas ati vidades que funcionam como uma porta de entrada ao ensino formal do esporte que será realizado a seguir, se a criança conti nuar estimulada. |
Trabalho com crianças de 3 a 5 anos precisa ser lúdico
SUGESTÕES:
Dentre as orientações da ITF para o ensino, o aperfeiçoamento e o
treinamento para o alto rendimento, é muito importante que o
professor/treinador:
1. Não queime etapas.
2. Até 9 anos e meio, 10 anos, trabalhe a base do esporte com elementos lúdicos. A técnica fundamental anda lado a lado com a diversão.
3. A partir dos 10 até os 13 anos, coloque todas as ferramentas para o tenista estar completo (todos os tipos de golpe, deslocamentos, aplicações táticas). O aluno precisa terminar esta fase com todos os golpes do tênis.
4. Dos 13 aos 17, 18 anos, oriente um treinamento mais específico para o alto rendimento, em que os aspectos físicos, táticos e psicológicos são cada vez mais apurados.
1. Não queime etapas.
2. Até 9 anos e meio, 10 anos, trabalhe a base do esporte com elementos lúdicos. A técnica fundamental anda lado a lado com a diversão.
3. A partir dos 10 até os 13 anos, coloque todas as ferramentas para o tenista estar completo (todos os tipos de golpe, deslocamentos, aplicações táticas). O aluno precisa terminar esta fase com todos os golpes do tênis.
4. Dos 13 aos 17, 18 anos, oriente um treinamento mais específico para o alto rendimento, em que os aspectos físicos, táticos e psicológicos são cada vez mais apurados.
PASSOU DA IDADE?Mas, e se a criança já passou da
idade sensível, não aprenderá a jogar? Claro que aprenderá! Bjorn Borg,
cinco vezes campeão de Wimbledon, é o exemplo mais clássico: só ganhou
uma raquete aos nove anos, quando já era um excelente jogador de hóquei
no gelo. Levou o tênis em paralelo ao hóquei até os 14 anos, quando
decidiu pelo tênis profissional. Quem escreve este arti go introduz pessoas adultas todas as semanas ao esporte. Então não há idade limite para aprender a jogar tênis. Aliás, não há idade limite para ser feliz nesse jogo. É estar atento à relação entre treino e repouso, competir e cooperar, saúde e doença, e, nesses quesitos, cada um deve desenvolver seu senso próprio de adequação. Referência: Nick Pitt (2007-11-04). "Hingis unable to hide behind paintedsmile". The Times (London). http://www.timesonline.co.uk/tol/sport/tennis/arti cle2801128.ece. Retrieved 2008-10-31. |
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