O jogar limpo (fair play)
é uma condição primária para o desenvolvimento pessoal do jogador de
tênis. Frequentemente vemos os melhores jogadores do mundo corrigindo os
árbitros — fazendo simplesmente o que é correto e indo na contramão da
ideia de vencer a todo custo (ao invés de se aproveitar de um equívoco
da fiscalização, por exemplo) —, demonstrando um estado ímpar de maturidade crítica e emocional!
O que o exemplo acima nos mostra é
um valor muito importante, nos convidando a colocar temporariamente de
lado as pulsões e os desejos para não ferir o regulamento do jogo e,
neste caso, também para não romper um código ético
entre os jogadores, segundo o qual é preciso respeitar-se mutuamente.
Sendo o tênis um jogo de cavalheiros, isso não poderia ser ensinado de
maneira diferente.
No Tênis+ as condutas de comportamento são levadas muito a sério. Buscamos compreender que ser ético não diminui a sua vontade de vencer; que cumprir as regras e valorizar a honestidade são condições básicas para participar do jogo de tênis desde o nível mais elementar; e que não adotar uma boa conduta durante o jogo leva a um empobrecimento e até a um desmerecimento do resultado final — ganhar não é tudo e não é necessário fazer qualquer negócio para se dar bem.
Essas são lições fabulosas para os demais aspectos da convivência em sociedade e o tênis, como um palco de representação da própria vida, é um objeto de aprendizagem muito poderoso para desenvolver tais questões.
No Tênis+ as condutas de comportamento são levadas muito a sério. Buscamos compreender que ser ético não diminui a sua vontade de vencer; que cumprir as regras e valorizar a honestidade são condições básicas para participar do jogo de tênis desde o nível mais elementar; e que não adotar uma boa conduta durante o jogo leva a um empobrecimento e até a um desmerecimento do resultado final — ganhar não é tudo e não é necessário fazer qualquer negócio para se dar bem.
Essas são lições fabulosas para os demais aspectos da convivência em sociedade e o tênis, como um palco de representação da própria vida, é um objeto de aprendizagem muito poderoso para desenvolver tais questões.
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