segunda-feira, 20 de junho de 2011

A evolução das raquetes de tênis

   As raquetes de tênis percorreram um longo caminho desde a primeira versão do jogo de tênis praticada pelos monges nos mosteiros da França. Em 800 anos a raquete de tênis foi se desenvolvendo desde uma simples engenhoca para proteger a mão até um instrumento capaz de oferecer mais potência e controle além de características específicas para cada tipo de jogador.



1100 dC – A mão

A primeira raquete conhecida foi a mão humana. A História nos diz que nos mosteiros franceses havia quadras na qual os monges jogavam uma forma arcaica de tênis, usando as próprias mãos para bater na bola feita de pele de animal. Alguns estudiosos consideram o mosteiro de Elton como o berço do esporte, local que ainda guarda desenho de quatro quadras datadas de 900 anos atrás.
Em um curto período de tempo esses jogadores de tênis começaram a proteger as mãos com luvas, usando a pele de animais para absorver o impacto da bola. No entanto, pouco tempo depois os jogadores começaram a usar Pallas (parece um taco achatado) de madeira para golpear a bola, eliminando o desconforto causado pelo impacto da bola na mão.
Estas primeiras origens da raquete de tênis são preservadas em seu nome, que é derivado da palavra árabe Rakhat, que significa a palma da mão.

1300 dC – A Palla

Demorou dois séculos para que as Pallas de madeira começassem a evoluir para uma raquete de tênis moderna. Os italianos foram os primeiros a dar o passo na evolução da raquete de tênis ao conseguirem introduzir o uso de tripas de animais amarrados em armações de madeira.
Este novo design foi um grande salto na evolução da raquete de tênis. Esta nova estrutura aumentou a absorção de impactos e permitiu golpes mais potentes, assim como uma maior variedade de golpes.
Apesar das semelhanças na construção, a Palla era muito diferente da raquete moderna, tinha um cabo longo e cabeça pequena.

1874 – A raquete de madeira

Em 1874 o major Walter Clopton Wingfield, Oficial da Armada Britânica e membro da guarda da rainha Vitória, formalizou as regras do tênis moderno, dando ao jogo o nome complicado de Sphairistike. A fim de obter lucro com a iniciativa, Wingfield também começou a comercializar os equipamentos necessários para o jogo.
A tentativa de Wingfield de patentear o jogo de tênis foi frustrada devido à existência do jogo em muitos outros lugares, principalmente na França, com diferentes nomes. Mas a grande sacada do major britânico foi a de vender o equipamento de tênis, em uma única caixa de madeira, tornando-o portátil. A raquete vendida por Wingfield tinha uma cabeça maior e um cabo menor do que a Palla e permaneceu inalterado no próximo século.

1976 – As raquetes Head

Em 1976 Howard Head desenvolveu as primeiras raquetes de metal. A armação de metal substituiu a armação de madeira existente até aquela época e a superfície da cabeça da raquete teve um aumento de 50%.
As raquetes Head foram um sucesso instantâneo entre os jogadores de nível intermediário por serem mais leves, possuírem uma grande área doce e oferecerem maior potência. No entanto, as novas raquetes de metal não eram populares entre os profissionais do tênis, que descobriram que essas raquetes ofereciam menos controle e precisão.

1980 – As raquetes de grafite

A necessidade de produzir uma raquete para jogadores profissionais levou ao desenvolvimento da raquete de grafite. O grafite usado para essas raquetes não era grafite mineral, mas sim um nome dado a um composto de plástico leve e de fibra de carbono, que deu as raquetes força adicional, melhorando o controle e precisão.
A qualidade das raquetes de grafite era tão alta que praticamente estagnou o desenvolvimento das raquetes de tênis. Poucas mudanças como algumas pequenas adaptações para a superfície da cabeça e espessura da moldura aconteceram desde 1980. As raquetes de grafite eram fortes, duráveis e capazes de oferecer ótimo desempenho por muito tempo.

1997 – Constante evolução

Desde então as raquetes de tênis estão em constante evolução que vão de pequenas modificações no peso, composição de grafite e propriedades aerodinâmicas que visam maior potência, controle e menor peso.
1997
HEAD lança a série Titanium Tennis. A primeira fábrica a lançar uma raquete feita de titanium e grafite.
2001
HEAD lança a tecnologia Intelligence Racquet.
2002
HEAD lança a Intelligence X Technology.
2003
- HEAD lança a Liquidmetal Technology.
2004
HEAD lança o Protect System – Tennis Ellbow Protection Technology
2005
HEAD lança a Flexpoint technology
2006
HEAD lança a Metallix Technology
2007
HEAD lança a MicroGel Technology
2008
HEAD lança a Crossbow Technology

2009 Tecnologia Youtek

A tecnologia Youtek é um grande avanço em termos de inovação tecnológica pois oferece  uma combinação de tecnologias que foram desenvolvidas para otimizar ao máximo a energia gasta durante um jogo.
Esta tecnologia inclui o material d3o que apresenta a característica de se “moldar” aos diferentes tipos de golpes, pois muda radicalmente o comportamento da dinâmica de movimento.
Integrada na camada superior e posicionada na moldura da raquete, o material d3o possibilita que a raquete responda de maneira otimizada à necessidade do jogador. Em impactos fortes (golpes rápidos) as moléculas inteligentes se juntam em nanos segundos e aumenta radicalmente a rigidez, fortalecendo a moldura e proporcionando o máximo de potência. Em impactos leves (golpes lentos), as moléculas d3o absorvem o impacto o que proporciona um toque leve e oferece melhor desempenho e conforto.
Uma outra característica da tecnologia Youtek é a introdução do Head Grommets com tecnologia Teflon – Polímero redutor de atrito. O Teflon – polímero redutor de atrito -proporciona menor atrito na superfície de contato, permitindo que as cordas deslizem através do grommets com quase nenhum atrito. O movimentando sem resistência, permite que as cordas mantenham a sua energia durante o impacto da bola, proporcionando mais potência.

Fonte: 
http://www.mundohead.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário