domingo, 18 de janeiro de 2015

Tênis baseado em Mindfulness: a nova "mente tenista".



     Olá, amigos tenistas!

     Feliz 2015 para todos leitores do blog do tênis da serra gaúcha!

   Iniciando esse novo ano gostaria de compartilhar com vocês uma "curiosa" oportunidade de abertura, clareza e lucidez mental oferecida a todos nós tenistas. Digo "curiosa" porque trata-se de um eficiente treinamento para aqueles que realmente estão abertos a experimentar cada situação com a curiosidade de algo novo, como por exemplo, como foi sua primeira aula de tênis. Ela foi única! Não houve outra igual nem antes nem depois dela.

     Uma prática milenar, nas últimas décadas, saiu de dentro dos templos e mosteiros do oriente e conquistou a comunidade acadêmica e científica ocidental tornando-se objeto de estudo de renomados cientistas e pesquisadores das áreas da medicina, neurociências e psicologia, entre outras. E por que não, nós profissionais ligados ao tênis e atuando diretamente nele, não entraríamos nessa nova, poderosa  e transparente onda deixando-nos banhar por toda sua energia renovadora?

     Essa prática meditativa, originada no Budismo e chamada de Mindfulness, foi recontextualizada para ser utilizada, primeiramente na área da saúde, nos EUA, na Universidade de Massachusetts, pelo professor do departamento de medicina, Jon-Kabat-Zin, na década de 90; desta forma e desde então, Mindfulness, antes praticada por monges, agora vem arrebanhando cada vez mais adeptos do campo científico e sendo investigada por neurocientistas interessados nos seus incríveis, benéficos e comprovados efeitos no cérebro.


     Os leitores, a essa altura, devem estar se perguntando como esse tema pode dialogar com o tênis e interessar ao mesmo. A excelente notícia é que o esporte em geral já está se beneficinado dos efeitos positivos de Mindfulness. Os tenistas agora já tem a sua disposição uma poderosa ferramenta que os ajuda a estar, principalmente em quadra, em um estado mental de consciência plena e com plena presença no aqui e no agora, ou seja, momento a momento, mente e corpo, presentes e concentrados no jogo, ou ainda em outras palavras, jogando ponto a ponto com consciência e atenção plena!
     O estado psicológico de Mindfulness é desenvolvido e treinado por meio de diversas técnicas meditativas e a mais amplamente difundida e utilizada é aquela na qual o foco de atenção recai sobre o simples ato de RESPIRAR.

     A respiração serve de ponte entre o tenista e o instante presente; ela o traz e o centra nesse precioso instante. Quanto mais essa habilidade de se manter conectado e centrado ao momento presente é cultivada, maior o poder de concentração do tenista em quadra, menor o nível de ansiedade e do stress e, mais consistente se torna o estado de flow.

     O treinamento deste estado mental garante ao tenista um amadurecimento cada vez maior no gerenciamento e regulação de suas emoções, sua impulsividade e reatividade em quadra, principalmente diante de situações adversas, desenvolvendo consciência e concentração suficiente para direcionar o foco da atenção naquilo que mais interessa no momento da partida: jogar cada ponto como se fosse único, sem ruminar os erros que passaram e sem pensamentos e preocupações sobre os pontos que virão. Comprovadamente, há um incremento do sentimento de confiança e segurança no tenista, bem como os padrões de respostas emocionais se tornam mais equilibrados.

     Qualquer tenista, criança, jovem, adulto, amador ou profissional, pode se beneficiar dos resultados surpreendentes de Mindfulness. Atualmente, já há uma integração no trabalho da psicologia aplicada ao esporte e da terapia cognitiva-comportamental com práticas baseadas em Mindfulness. A psicologia vive hoje uma nova onda de teorias e práticas terapêuticas cognitivas-comportamentais chamadas de terceira geração e Mindfulness faz parte desta grande onda.

     Parando para centrar a atenção na respiração por alguns minutos diários, de maneira proposital, o tenista se capacita a entrar em sintonia consigo mesmo, monitorando, identificando e controlando seus pensamentos, seus sentimentos e sensações físicas, sem julgá-los nem criticá-los, abrindo-se a se permitir ter uma aceitação de si e da situação que experiencia a cada momento.  



     A mente do tenista se fortalece a tal ponto que os estímulos e as distrações externas não mais o perturbam nem tampouco os pensamentos negativos que vão, pouco a pouco, enfraquecendo e sendo substituídos por outros mais positivos, funcionais e úteis em cada situação vivida

     Novos padrões mentais são desenvolvidos, novos hábitos e atitudes são reforçados e as redes neuronais correspondentes se fortalecem criando uma "mente tenista" mais funcional e adaptada as demandas desse contexto.

     Mindfulness é uma forma particular e especial do tenista se relacionar consigo mesmo, com os outros e com seu desempenho.

     Convido a todos, nesse instante do aqui e do agora, a parar, respirar e centrar, por um minuto, sua atenção em sua respiração, deixando-a fluir em seu ritmo natural. Apenas respirando... inspirando, expirando... e permitam-se sentir os reais e poderosos efeitos da postura Mindfulness!

Um grande abraço a todos!

Maira Brenner Feier
Tenista e psicóloga atuando no tênis baseada em Mindfulness

Nenhum comentário:

Postar um comentário