terça-feira, 3 de outubro de 2017

Simplesmente, Thomaz Koch. O rei da Copa Davis.



     Thomaz começou a praticar o tênis com cinco anos de idade, na Associação Leopoldina Juvenil, que ficava quase em frente a sua casa, em Porto Alegre.
     Em 1963, aos 18 anos, era o melhor tenista do mundo em sua idade e chegou às quartas-de-final do US Open. Ganhou uma série de grandes torneios internacionais, entre os quais o de Barcelona em 1966, em cima de Manuel Santana, e o torneio de Washington, em cima de Arthur Ashe. Alcançou ainda as quartas-de-final de Wimbledon em 1967, e de Roland Garros em 1968, e foi campeão de duplas mistas em Roland Garros em 1975.

     Koch também ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1967 em Winnipeg, em simples e em duplas masculinas.
     Na década de 1970 deu inúmeras vitórias e títulos ao Clube de Regatas do Flamengo, dentre eles o segundo tricampeonato estadual, conquistado em 1976, 1977 e 1978.

     Enfrentou grandes dificuldades durante sua carreira; nos anos 1970 um problema de hérnia de disco arruinou seu jogo de saque e voleio, mas mesmo assim ainda conseguiu, no ano de 1974, a sua melhor posição no ranking mundial, terminando a temporada como número 24 do mundo. Por razões financeiras, nunca jogou o Aberto da Austrália.
Na foto, com Laver (esq.) na inauguração de quadras em Porto Alegre.

     É o maior jogador da história do Brasil em competições entre países e uma lenda quando se fala em Copa Davis. Em 16 anos de disputa, foram 118 jogos, com 74 vitórias (46 em simples e 28 em duplas). 
    Até hoje, ele é oitavo maior vencedor de todos os tempos da Copa Davis. Ao lado do parceiro de quadras e amigo Edison Mandarino, fez uma dupla inesquecível, conquistaram 23 vitórias e foram derrotados em apenas nove oportunidades.



Vejam o que CARLOS GOFFI*  fala sobre Thomaz Koch:



"Caro amigo Stuani: Muito merecido crédito ao "líder do movimento Tenis Brasileiro". Durante as décadas de '60 e '70, ele chegou a influenciar milhares de jogadores incluindo ícones mundiais do esporte como Vilas, Borg e McEnroe. 
     Um parêntesis - Após vencer o Orange Bowl, ainda "guri naqueles tempos", recebeu um WC na chave de Caracas aonde venceu o então #1 do mundo, Roy Emerson. 
     Possivelmente, o único a conseguir isto no tênis. Em termos atuais, o consagrado campeão juvenil mundial ganhando do Rafa ou do Fed num torneio ATP. Dai para frente, conseguiu muito mais dentro e fora das quadras para promover o tênis Brasileiro sendo respeitado mundialmente pelos seus peers como jogador e como a grande pessoa quem ele e'! 
     Em nome de muitos jogadores Brasileiros, agradecemos você, estimado TK, pelo seu incentivo ..... ainda estamos dentro do nosso grande jogo pelo seu exemplo."


* Carlos Goffi, autor de best-sellers sobre tênis e renomado técnico de juvenis, nasceu no Brasil, mas mora em Orlando, na Flórida, há mais de 30 anos, tendo adquirido enorme experiência em várias atividades que exerceu no tênis. Goffi começou a jogar com 5 anos de idade na escolinha do Clube São Paulo, na capital, onde seu pai era presidente. Teve carreira internacional bem sucedida como juvenil, representando o Brasil, e foi um dos pioneiros brasileiros a fazer o colegiado nos EUA jogando tênis. Estudou e jogou pela Universidade Corpus Christi, no Texas, e na Universidade de Kansas e graduou-se em Psicologia e Administração de Empresas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário