sexta-feira, 2 de março de 2018

Tipos de quadras. Fonte: BemSacado

A DINÂMICA DE UM JOGO DEPENDE DE ONDE SE PISA!

DianaEntrei no mundo do tênis pisando em quadras rápidas. Adorava este tipo de piso, pois o jogo era bem rápido e as bolas voavam…. Depois de alguns anos e muitas horas de jogo, comecei a sentir meus joelhos.

Ainda era principiante, mas não era tão jovem. Jogando com pessoas mais experientes percebi que a grande maioria jogava no saibro. Resolvi, então, seguir os conselhos dos amigos e migrei para a quadra do pó (rss). Para quem não conhece o esporte ou não testou vários pisos de quadra de tênis, pode parecer que é um pequeno detalhe sem importância. Afinal de contas o esporte é o mesmo, não é? O tênis.

Bom, isto não é verdade. A dinâmica do jogo pode mudar e muito. A diferença está em como a bolinha quica em cada piso e a sua velocidade.

Veja, abaixo, a explicação do Professor Prado:

Existem diferentes pisos de quadra que proporcionam dinâmicas de jogos distintas. Você pode experimentar e escolher aquela que se adequa melhor ao seu jogo e condições físicas.

Quando mudei da quadra rápida para a de saibro senti muita diferença.  No saibro, as bolas são mais lentas. Normalmente, os tenistas têm mais tempo de se defender e as trocas de bolas são mais longas. Isso, sem contar o recurso de escorregar, facilitando em muito na chegada da bola. E é preciso ficar esperto, pois às vezes, a bola pode bater nos famosos morrinhos e desviar de direção.

quadra de saibrosaibrook

Existe uma quadra parecida com o saibro, chamada Hard Tru (não tem saibro e sim pó de pedra) que achei muito interessante. A quadra é um pouco mais dura que a de saibro, ou seja, as bolas são um pouco mais rápidas, com a grande vantagem de não sujar as meias. Vamos combinar que, quando jogamos no saibro, as meias ficam num estado lamentável sem contar os tornozelos que ficam marrons e cheios de pó…

hardtru (1)                           Quadra Hard-Tru

Durante uma viagem, resolvi experimentar uma quadra de grama. Quase morri! A bola voava e sentia ela muito baixa. Tinha que ficar, praticamente, de joelhos no chão para conseguir rebatê-las. Senti minhas coxas por dias. Depois desta experiência, dei muito mais valor aos jogos disputados em Wimbledon. Fico imaginando o físico que estes tenistas profissionais precisam ter para aguentar este piso.

gramaok

Após mudar para a Suiça, conheci e testei mais um piso diferente: o carpete. Parece o carpete que conhecemos para forrar o piso de casa, porém mais ralo. Eu, particularmente, não gostei, é um piso duro, onde a bola é bem rápida e rasteira. Haja perna…..

WhatsApp Image 2018-02-23 at 08.45.08

É claro que cada um tem uma preferência. Novamente, vemos que a movimentação das pernas é fundamental (vide o nosso recente post https://bemsacado.com.br/2018/02/01/o-segredo-esta-nas-pernas/) para jogar em qualquer tipo de quadra. Mas a beleza de termos todas essas opções, é que  podemos nos adaptar a cada tipo de quadra, mudando completamente a dinâmica do jogo, tornando o tênis, um esporte mais que interessante, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário