segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Raquetes dos profissionais: Novak Djokovic

Fonte: http://www.mundohead.com.br/

Para começar o assunto sobre as raquetes que usamos, nada melhor do que falar da raquete do número 1 do mundo, certo? O sérvio Novak Djokovic utiliza a Head Youtek IG Speed MP, raquete da linha Speed desenvolvida exclusivamente para ele.
A fabricante é a HEAD. Djokovic se tornou um dos atletas patrocinados da marca poucos anos atrás, deixando a Wilson.
O que pouca, ou até pouquíssima gente sabe, é que a raquete que ele usa durante os jogos não é exatamente a mesma que é vendida nas lojas. A raquete que ele usa é extremamente customizada para suas necessidades, para realmente casar com o braço dele. Além disso, a raquete é bem mais pesada que a versão original, mesmo porque para sacar a 200 km/h e principalmente, devolver saques a 200 km/h, é necessário uma raquete extremamente estável e sólida.
Conforme vocês podem ver nas fotos abaixo, a raquete do sérvio sofre customizações com fitas de chumbo (lead tape) tanto para adicionar peso à raquete como para deixá-la com o equilíbrio de sua preferência. Vejam também que sua raquete customizada tem seu nome na parte interna do coração, para obviamente evitar confusões.
Reparem que sua raquete pesa, encordoada e com overgrips, 359g!!! O peso é bem maior do que na versão que é vendida nas lojas(326g, já encordoada), o que ajuda o sérvio a ter controle em golpes críticos e também a gerar potência – iremos explicar todos esses conceitos mais tarde!
Para alcançar todo esse peso, a raquete recebe diversas fitas de chumbo, em quase todo o entorno da cabeça, tanto na parte interna como na externa, como vocês podem notar nas fotos abaixo. As fitas começam na parte interna, próximo ao coração da raquete, e sobem indo quase até o topo da cabeça. A partir daí, as fitas ficam na parte de fora, embaixo da proteção plástica transparente, o que nos permite ver que a fita continua até quase dar a volta no topo.
Finalmente, nas fotos abaixo podemos verificar o encordoamento que ele usa: tripa natural Babolat VS Team 17 nas mains (verticais) e co-polímero Luxilon Alu Power nas crosses( horizontais ). Esse encordoamento híbrido, utilizando 2 tipos de corda, vem se tornando cada vez mais comum, tanto no circuito profissional como entre os amadores, pois permite ao tenista mesclar 2 tipos diferentes de corda e buscar benefícios de ambas. Este híbrido em particular, tripa natural / co-polímero, inclusive é um que entrega uma das melhores performances, com excelente acesso ao spin, ótimo controle, além de oferecer conforto acima da média e potência de sobra. O problema é que dura pouco e é muito caro. Curiosidade: quem começou a utilizar esse encordoamento com sucesso foi o suíço Roger Federer, e não por acaso ele foi comercializado pela Wilson com o nome d e “Champion’s Choice”.
Última curiosidade: a raquete que o sérvio usa não é simplesmente a raquete original head Youtek IG Speed MP, com algumas customizações. Ela é feita a partir de um molde exclusivo, utilizado pela Head para produzir raquetes apenas para seus atletas patrocinados, com especificações de acordo com a preferência deles, inclusive variando rigidez, comprimento, padrão de cordas e muitas outras especificações. Nas duas fotos abaixo, onde a raquete do sérvio está lado a lado com uma versão original, vocês podem notar as diferenças entre os moldes de cada raquete – a raquete sem cordas é a versão “de fábrica” ): o formato do coração e a posição de cada furo do encordoamento são diferentes.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Por Ricardo Yamaguchi

2 comentários:

  1. Nossa, o cara bota dois tipos de cordas diferentes!

    ResponderExcluir
  2. Quando a minha veio dos EUA, veio assim. Mas nao me adaptei !!! Luxilon 40 libras para mim é o ideal !!!
    Abc

    ResponderExcluir