quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Análise BIOMECÂNICA por Dr. Ludgero


Entenda como funciona a Análise BIOMECÂNICA em Vídeo.

Tenho recebido e-mails solicitando demonstrações práticas de como a Análise Biomecânica em Vídeo é realizada. Assim sendo, neste artigo tentarei demonstrar uma das Análises que realizei com um tenista infanto-juvenil e seus resultados práticos. Abordarei todas as etapas, que resumidamente, consiste em: análise, diagnóstico e desenvolvimento. A Análise Biomecânica em Vídeo é realizada principalmente para os três golpes mais importantes do tênis: saque, forehand e backhand. Aproveito para lembrar que os resultados alcançados (evolução) foram frutos de um trabalho de 3 meses. Cada item diagnosticado deve ser trabalhado separadamente, várias vezes, até que o tenista automatize este “novo” gesto. Depois que consegue executá-lo sem grandes demandas de atenção (tarefa probatória), passamos para o próximo item diagnosticado. Essas mudanças, obviamente, não devem ser realizadas em períodos de competição. Visando o desenvolvimento técnico/tático do tenista, utilizo uma seqüência pedagógica de técnicas corretivas e também de progressividade quanto aos tipos de treino: drills sem movimentação, drills com movimentação, controle (bate-bola) em situações fechadas, controle em situações abertas, jogos-treino e só então competições. Passando por todas essas etapas, o tenista sentirá menos as mudanças.
Gostaria ainda de registrar que algumas variáveis inerentes ao tenista analisado são cruciais para esta análise e, portanto, são levadas em consideração: estilo tático de jogo, metas, condicionamento físico, calendário de competições, capacidades mentais, entre outras. 


ETAPAS DA ANÁLISE 


1a Etapa – Esta é a etapa mais simples e rápida. Como utilizo uma câmera que registra 600 quadros/segundo, é importante filmar em uma quadra descoberta e em dia de bastante sol. Quando filmamos em um dia nublado, a imagem fica borrada nas fases mais rápidas do movimento. Existem câmeras mais potentes, que registram por exemplo, 10.000 quadros/segundo. Veja este vídeo no YouTube, com a clássica cena da gota de água caindo: 


Porém, em nosso caso, bastaria uma câmera que capturasse 60 quadros/segundo. Supondo que um saque dure aproximadamente 1,5 segundo, teríamos 90 fotos de um mesmo saque. Mais que suficiente. As câmeras mais rápidas são úteis em estudos científicos específicos, e portanto utilizadas em ambiente de laboratório. 
A filmagem em vários ângulos é justificada para garantir a análise do golpe em pelo menos duas perspectivas. Exemplo: se filmo o tenista apenas de lado, não consigo perceber se está executando o lançamento da bola à direita ou à esquerda. Consigo perceber esta variável quando filmo de frente ou de trás, por exemplo. 
Além dos ângulos mostrados, também filmo o tenista em câmera lenta (slow motion), pois são imagens muito úteis durante a fase de demonstração.






2a Etapa – Após a filmagem, capturo as fotos a partir dos vídeos registrados, em uma seqüência pré-determinada, que deve ser a mesma para qualquer tenista analisado. Só assim poderei analisar todos os tenistas com o mesmo rigor. Estas fotos (instantes) representam as 6 fases do golpe, neste caso o saque. Depois de muitas tentativas em padronizar esta seqüência, cheguei aos seguintes instantes ou fases: 

Fase 1 – instante em que o tenista inicia o movimento do saque; 

Fase 2 – instante em que a bola sai da mão do tenista; 

Fase 3 - instante de máxima flexão dos joelhos; 

Fase 4 – instante da perda de contato dos pés com a quadra; 

Fase 5 – instante de contato raquete/bola; 

Fase 6 – instante de aterrissagem na quadra. 

Após capturar as fotos, comparo-as com as fotos de um modelo, neste caso o russo Marat Safin. A escolha de Safin como modelo para o saque é justificada por este tenista executar quase todos os 30 itens que formam minha Base Técnica. Construí esta Base Técnica de acordo com modelos teóricos (estudos científicos) e práticos (dicas de grandes técnicos em revistas e livros especializados). Portanto, primeiro construí a Base Técnica, que demorou quase 4 anos, depois procurei um tenista que se adequasse.






3a Etapa – Esta etapa consiste em diagnosticar os erros técnicos do tenista, a partir da Base Técnica, que como citei anteriormente, é um checklist de 30 itens, distribuídos em 6 fases. Utilizo todos os vídeos registrados para verificar estes itens técnicos. Esta é umas das etapas mais demoradas, pois alem dos 30 itens, preciso avaliar a correlação entre eles, ou seja, como funciona a Cadeia Cinética do golpe. Lembrando o conceito de Cadeia Cinética: esse termo significa que partes de nosso corpo (joelho, quadril, ombro, cotovelo, antebraço e punho) estão conectadas, e então a força ou energia gerada por cada uma delas deve ser transferida para outra. Essa transferência só ocorre de forma eficiente quando existe uma coordenação entre as partes, em determinada sequência, para que a trajetória, a velocidade e o posicionamento da raquete sejam adequados no momento do contato entre a raquete e a bola. Essa correta coordenação é o que chamamos de timing, em que todas as partes do corpo contribuem para gerar velocidade na raquete.






4a Etapa – Consiste na elaboração do Laudo Técnico, que é o “documento” a ser entregue ao tenista, juntamente com o vídeos. Perceba na Figura acima, que este Laudo Técnico possui todas as descrições sobre cada fase do golpe analisado. É o que chamo de checklist. As frases em vermelho correspondem aos erros técnicos, ou seja, os diagnósticos a serem desenvolvidos.



5a Etapa – Com a Laudo Técnico pronto, é hora de demonstrar ao tenista os itens técnicos a serem desenvolvidos. Sempre faço esta etapa em uma sala, ao invés de fazer em quadra. Penso que desta forma o tenista estará mais concentrado. Além de mostrar os itens diagnosticados que precisam melhorar, faço questão de reforçar seus pontos técnicos positivos. Utilizo um vasto banco de dados contendo seqüências de fotos e vídeos em slow motion de grandes jogadores, convencendo assim o tenista a desenvolver mais sua técnica. Quando analiso tenistas que não fazem parte da minha Equipe de Treinamento, sempre solicito a presença do técnico, que é de fundamental importância para a continuidade do trabalho. 


6a Etapa – Cada erro técnico detectado poderá agora ser desenvolvido em quadra, através de treinos específicos. São as chamadas técnicas corretivas. Segue um exemplo, que já havia mostrado em outro post: 


Estou sempre aprendendo novas técnicas corretivas durante os cursos que ministro para técnicos de tênis. Ocorre uma importante e sadia troca de informações. 
A duração desta etapa é muito variável, dependendo do número de itens a serem desenvolvidos, do nível de atenção e comprometimento do tenista, da repetição dos treinos de técnicas corretivas, entre outros fatores.


7a Etapa – Após a execução dos treinos de técnicas corretivas, filmamos novamente o tenista, seguindo o mesmo protocolo. Capturamos novamente as fotos, nos mesmos instantes, e comparamos a técnica atual com a técnica utilizada anteriormente. Desta forma teremos uma boa noção da evolução do tenista. 


RESULTADOS DA ANÁLISE 

Diagnóstico 1 – Sem dúvida, a grande maioria dos tenistas de elite utilizam a empunhadura continental para sacar. As variações encontradas estão relacionadas à uma pequena mudança para a empunhadura eastern de backhand, que permite o tenista colocar mais efeito slice ou topspin à bola. Portanto, uma empunhadura eastern de forehand não fazia sentido. Além disso, repare que o dedo indicador não se posicionava em forma de “gatilho”, como recomendam os manuais de empunhaduras. Este dedo indicador mais à frente aumenta a sensibilidade do sacador. Esta foi a primeira mudança, acompanhada de alguns treinos de adaptação.



Diagnóstico 2 – O tenista analisado apresentava a concentração do peso corporal sobre o pé de trás (direito). Com isso, poderia executar apenas meio movimento de “balanço”. Lembrando que “balanço” completo significa iniciar o saque com o peso concentrado no pé da frente, transferir para trás e novamente para frente, com o intuito de iniciar a produção de velocidade nas articulações envolvidas neste golpe. Sugeri então a mudança. Em princípio, o tenista apenas simulou o movimento de saque, sem lançar a bola, para se concentrar apenas nos movimentos dos membros inferiores. Depois passou a executar o saque, normalmente. Foi muito bem nesta fase, sem maiores dificuldades. Percebeu que realizando o “balanço” completo, conseguia projetar o corpo mais à frente. Essa maior projeção facilita o momento linear, importante fonte de potência para o saque. 


Diagnóstico 3 – Durante o lançamento da bola (toss), é recomendado que o cotovelo esteja totalmente estendido. Desta forma, a chance da bola ser lançada para trás será menor. Sabemos que a bola deve ser lançada um pouco à frente do corpo do sacador, para que este possa projetar seu corpo em direção à bola e assim gerar potência, o que não estava acontecendo com o tenista em questão. Portanto, a dica neste caso foi lançar a bola “com o ombro” e não “com o cotovelo e/ou punho”. Além da dica verbal, fizemos treinos específicos de toss, com um alvo posicionado dentro da quadra, à frente da linha de base. O tenista sacava aleatoriamente, até que em alguma das tentativas, a partir de uma voz de comando logo após o lançamento da bola, deveria abortar o saque e deixar a bola cair na quadra. A bola deveria cair no alvo pré-estabelecido. Desta forma, o tenista vai condicionando-se a lançar a bola à frente. 
Observação- para demonstrar a íntima relação entre as fases do saque: após este exercício, ainda na Fase 2, o tenista já apresentava melhora no Diagnóstico 6 (posicionamento do pé esquerdo), na Fase 6, pois estava sendo obrigado a entrar mais na quadra para golpear a bola. 


Diagnóstico 4 – A rotação do quadril é um importante componente do saque. Podemos dividir esta rotação basicamente em 2 partes: uma para trás (fase de backswing) e uma para frente (fase forward swing). O movimento de rotação do quadril para trás vai oferecer uma maior amplitude ao sacador para executar a rotação para frente nas próximas fases. Esta rotação para frente aumentará o momento angular do movimento de saque, outra importante fonte de potência. Uma dica simples para executar esta rotação para trás é sincronizar este movimento com o toss. É o chamado toss em “J”, onde o tenista conduz o braço que lança a bola mais para trás, paralelo à linha de base.


Diagnóstico 5 – O antebraço não-dominante próximo ao tronco é um eficiente mecanismo de controle do saque. Ele ajuda a estabilizar o sistema um pouco antes do contato com a bola, que sabemos ser o instante crucial de todos os golpes. Alguns tenistas, principalmente aqueles que utilizam muita potência no saque, como Andy Roddick, posicionam o antebraço não-dominante muito próximo ao tronco nesta fase. Porém, nas próximas fases do saque, a maioria dos tenistas mudam essa posição, levando-o para o lado contra-lateral (no caso de Roddick, que é destro, para o lado esquerdo). Essa mudança de posição libera a rotação do quadril, deixando o ombro dominante e demais estruturas do sistema passarem à frente, aumentando a transferência de energia. Repare nas fotos comparativas, especificamente as últimas duas: o modelo (Safin) finaliza o saque com o ombro esquerdo mais voltado para trás, evidenciando essa maior transferência. Utilizo a seguinte dica: quando a raquete golpear a bola, sua mão deverá estar próxima do bolso, ou seja, em uma posição mais próxima a do modelo. Se a mão estiver muito alta nesta fase, próxima ao peitoral, por exemplo, a potência do saque poderá ser prejudicada.

Diagnóstico 6 – A aterrissagem com o pé esquerdo (no caso dos destros) dentro da quadra é uma característica marcante dos grandes sacadores. Como exceção à esta regra, o último grande tenista (e sacador) que conhecemos e que não apresentava esta característica foi o alemão Boris Becker, campeão de Wimbledon com 17 anos. Becker sacava trocando os pés, ainda no ar, aterrissando então com o pé direito na quadra. Confira no vídeo: 


No caso do tenista aqui analisado, apesar de já haver melhorado este componente do saque, devido à melhora do “balanço” e também ao toss mais à frente, fizemos outro exercício corretivo para reforçar a importância de aterrissar dentro da quadra. Fizemos o treino de saltar sobre uma folha de papel, colocada logo a frente da linha de base. Este treino também reforçará o ciclo de flexão/extensão dos joelhos, necessário para realizar este salto para frente. Aqui, mais um vídeo que já foi mostrado anteriormente: 

http://www.youtube.com/watch?v=yOOZTLFkhfA



Diagnóstico 7 – Também é importante analisarmos o posicionamento do pé direito nesta fase do saque. Na verdade, todo o membro inferior direito (no caso dos destros) deve movimentar-se para trás nesta fase, com o intuito de equilibrar as forças geradas durante o saque. Este movimento para trás é popularmente conhecido como “coice”. Confira em vídeo este movimento, através do saque de Thomaz Bellucci: 


No tenista analisado, percebemos que o membro inferior direito movimenta-se para o lado, prejudicando assim o equilíbrio no eixo antero-posterior. Como exercício para desenvolvimento deste item técnico, pedimos para o tenistas simular o saque, executando o “coice” e em seguida equilibrando-se já na posição final do saque.


Diagnóstico 8 – Este item se refere à continuação do Diagnóstico 5, ou seja, o antebraço não-dominate deve continuar movimentando-se contra-lateralmente, à esquerda, nos caso dos destros. Um treino bem simples para desenvolver a técnica de levar o antebraço não-dominante para o lado: pegue duas bolas para sacar. Lance uma delas para golpear, e arremesse a outra para trás, sincronizando com o movimento de saque.

Espero que tenham gostado.

Estou à disposição para dúvidas, críticas, sugestões...

ludgerobraganeto@gmail.com

Abraços.

Ludgero.

Fonte: http://tenisbrasil.uol.com.br/

Eventos Bohrer 2011

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Torneio Interno - Recreio Cruzeiro


Aberto de Duplas - Clube Juvenil

O clube Juvenil de Caxias do Sul estará aberto para não-sócios entre os dias 24 e 27 de março. Ache sua dupla e se inscreva. Vejam os detalhes abaixo. E se não pratica o tenis, essa é uma ótima oportunidade para conhecer todos os professores da região. PARTICIPE !!!



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fotos do ATP de Buenos Aires

Almagro, o campeão.

Antes dos jogos do ATP, nas quadras do Vilas Club (Guillermo Vilas), foi realizada a clinica de tenis com 12 tenistas do Brasil. Tudo administrado pelo Addo do Costao do Santinho e o professor argentino Pablo (Moooontro).

Vanderlei Bueno, Sergio (Véio) e Rudi Bueno curtindo a 'cancha' central do Buenos Aires Lawn Tennis.

Carlos Bernardes e Otavio estavam de olho na arbitragem.

Robredo em açao.

Wawrinka em ação.

Almagro em ação.

Dupla brasileira Sá e Ferreiro chegaram até a final !! Valeu a torcida de todos.

Dolgopolov mostrou que tem talento.

Guillermo Vilas recebeu com carinho a delegaçao do Brasil.

Nalbandian em ação.

Addo e May na entrada do complexo.

Lojas.

Cancha central.

A ida em grupo foi uma experiência muito boa. Todos gostaram muito e em breve estaremos escolhendo um novo torneio para irmos novamente.

Se você possui alguma sugestão ou possui algumas dicas quanto a hotel, reserva de quadras, entre outros, retorne.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Kirmayr dando recado !

A semana promete !!!

Vejam o que o Carlos Kirmayr teclou !!!


Conheçam um pouco do nosso Kirmayr:

Centro de Treinamento

Kirmayr começou no tênis aos quatro anos de idade. E desde então, não parou mais. Considerado o melhor duplista brasileiro de todos os tempos, e um dos melhores no âmbito geral, Kirmayr parou de jogar para se tornar técnico. E foi ao lado da argentina Gabriela Sabatini que se tornou um dos mais cobiçados treinadores do tênis, ganhando com ela, entre outros títulos, o maior da carreira de ambos: o U.S. Open, em 1990. Nunca largou definitivamente o tênis, atuando em torneios de masters, cursos de capacitação de técnicos na CBT e como colunista especializado em tênis do jornal Lance!.
COMO JOGADORKiki, Carlão, Alemão. Todos esses são apelidos do tenista considerado por muitos o melhor duplista da história do Brasil. Seu nome é Carlos Alberto Kirmayr. Ele defendeu o país na Copa Davis por 15 anos, foi o melhor brasileiro no ranking durante cinco anos e derrotou feras como Ivan Lendl, Ilie Nastase e John McEnroe.
Destro, nasceu em 23 de setembro de 1950, em São Paulo. Deu as primeiras raquetadas no Banespa, quando tinha apenas quatro anos de idade. Depois, teve aulas nos clubes Tietê, Indiano e Sociedade Harmonia de Tênis. Ainda criança, ele já chamava a atenção pela qualidade que demonstrava nos primeiros campeonatos.
Com 17 anos foi para o Estados Unidos, onde jogou 2 anos pelo Modesto Junior College e 2 anos por San Jose Stade College, onde ganhou vários títulos universitários e aprimorou seu tênis.
Não demorou muito para que seu talento fosse observado pelos treinadores brasileiros. Em 71, teve a sua primeira chance na equipe nacional que disputava a Copa Davis.
Em simples, Kiki chegou a importantes finais, como a do Cairo, em 79, e a de Bogotá, em 80, foi vice campeão no Guarujá em 82 e   levou o título do Guarujá em 81. Para vencer ele teve que passar por Eddie Dibbs e Ilie Nastase, ambos top ten do ranking da ATP. Ainda naquele ano, o brasileiro alcançaria sua melhor posição no ranking mundial (32°) e bateria John McEnroe, apenas dois meses antes de o ‘bad boy’ se sagrar campeão de Wimbledon pela primeira vez. Kirmayr é o brasileiro detentor do maior números de títulos.
Jogando duplas, Kirmayr foi ainda mais espetacular. Ele chegou a 28 finais de torneios ATP e alcançou, ao lado de Cássio Motta, o posto de quinta melhor parceria do planeta. Em 83, os dois se tornaram os primeiros brasileiros a participarem do Masters. A competição foi disputada em Nova York.
COMO TREINADORÉ pioneiro na realização de clínicas de tênis no Brasil desde 76.
Foi Capitão da equipe Brasileira da Copa Davis, defendendo o Brasil 4 temporadas  e treinou a equipe inglesa de Copa Davis em 86.
De 90 a 95 treinou Gabriela Sabatini, campeã do US Open em 90 e finalista em Winbledon. Treinou também Arantxa Sanches e Conthita Martinez, somando 22 títulos de simples em cinco anos como técnico no circuito feminino. Treinou ainda Cássio Motta, Vanessa Menga, Cedric Pioline, Nicolas Pereira entre outros.
Capacitou mais de 3.000 professores de tênis.
Completou vinte e oito anos de atividades no Kirmayr Hotel Fazenda em Serra Negra por onde já passaram mais de 12.000 participantes.
No momento, dedica grande parte do seu tempo ao Projeto do Centro de Treinamento Kirmayr em Serra Negra no Hotel Fazenda Kirmayr, onde tem o Lob Feminino, que visa colocar uma menina entre as cem primeiras do mundo no ranking da WTA e jogadores masculino e feminino que visa o profissionalismo e Universidade nos Estados Unidos.”



Veja mais detalhes no site: http://www.kirmayr.com.br

A serra gaúcha se apoderará de Florianópolis !

Já estamos fechando pacotes com valores promocionais para a ultima semana de julho.

Entre em contato. Venha conosco !

Aquecimento com peso é prejudicial?


Gilbert Bang III


Por Gilbert Bang, Médico da Equipe Brasileira da Copa Davis -  O avanço da tecnologia das ciências do esporte tem contribuído para esclarecer a validade ou não dos ensinamentos da “achologia”. Hoje tratarei do assunto do peso da Raquete no Aquecimento.

Um dos testes a que assisti no programa “Sports Science” foi o do aquecimento com peso no equipamento esportivo. No caso do tênis, seria o uso de pesos presos na raquete ou aquecer segurando duas raquetes. 



  De acordo com os dados obtidos, incluindo-se a filmagem com super-câmera, observou-se que após o uso de peso no aquecimento: 

(1) há maior recrutamento de fibras musculares vermelhas (de resistência) do que de fibras brancas (de contração rápida) resultando em perda de potência e velocidade do golpe;

(2) a precisão dos golpes diminui ocorrendo maior vibração do equipamento esportivo.

Considerando o princípio da especificidade do treinamento e os resultados destes testes, não seria recomendado o aquecimento com peso extra na raquete.



Se Roddick aquecesse com peso extra, seu saque seria menos potente e menos veloz.

Sobre Dr. Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS) e fundador da BANGSPORTS.

Bang também é Médico da Equipe Brasileira da Copa Davis e do Departamento Infanto Juvenil da CBT.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bohrer no Peixe Urbano

Oferta do dia: Marque Muitos Pontos no seu Set de Diversão:

59% de desconto em 1 Hora de Jogo de Tênis na Bohrer Tennis Indoor(de R$68 por R$28)

Desportistas por natureza,os Seres do fundo do mar são campeões de natação!Mas,para mudar de águas,eles também praticam outras atividades. Quando é para aliviar o estresse e se exercitar,todos optam pelas raquetadas bem direcionadas do tênis. Por isso,o Peixe Urbano pescou uma oferta para você equilibrar corpo e mente,além de treinar bastante:59% de desconto em 1 Hora de Jogo de Tênis na Bohrer Tennis Indoor(de R$68 por R$28).



Leia mais sobre esta oferta,clique aqui!

Kenpo é show !!

O Australian Open acabou domingo e já é possível encontrar, nas lojas Kenpo, o material esportivo utilizado pelos profissionais.

A camisa usada pelo Federer, por exemplo, não possui costuras. É toda soldada !!!

Não deixem de conferir nas lojas da Kenpo.