quinta-feira, 24 de maio de 2012

ATP 500 no Rio de Janeiro, em 2014.




A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) confirmou oficialmente que o Rio irá receber um torneio da série 500 do circuito profissional do tênis a partir de 2014. A entidade revelou que o seu conselho de administração aprovou,  em Montecarlo, a venda dos direitos do Torneio de Memphis para a empresa IMX, do empresário Eike Batista. E a competição norte-americana terá sua última edição como um evento da série 500 no próximo ano, antes de ser substituída pela capital carioca como um ATP deste status.
Ao anunciar o torneio da série 500 no Rio, a ATP festejou o acordo firmado com a cidade e lembrou que a capital carioca será palco da Olimpíada de 2016 e também de jogos da Copa do Mundo de 2014, entre eles o da final da grandiosa competição, no Maracanã. E o presidente da ATP, Brad Drewett, até exagerou um pouco ao falar sobre o representatividade que o Brasil tem para a história do tênis.
"Estamos orgulhosos em apresentar a fantástica oportunidade de fortalecer a presença da ATP na América do Sul e no Brasil, em particular, um país com uma grande tradição no tênis. Rio de Janeiro é uma cidade vibrante, que irá oferecer uma excelente plataforma para o circuito da ATP e o tênis masculino", disse o dirigente.
Atualmente, o Brasil Open é o maior torneio disputado em solo nacional e faz parte da série 250 do circuito. Já entre as mulheres, no momento o País não conta com nenhuma competição da WTA. Porém, no final do mês passado a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou que o Brasil voltará a receber um torneio com a chancela da WTA a partir de 2013, depois de 11 anos de ausência.
O organismo que controla o tênis profissional mundial ainda informou que, seguindo seu procedimento normal, irá anunciar ainda neste ano o calendário e o formato de disputa das temporadas de 2014 e 2015 da modalidade entre os homens. 
Fonte: http://www.estadao.com.br/


Eventos da ATP (http://www.atpworldtour.com/)


Eventos da ITF (http://www.itftennis.com/)



Entendendo um pouco mais....


O tenis profissional é composto por uma série de torneios. Cada torneio pertence a uma categoria que possui uma faixa de premiação e pontuação. Atualmente existem duas entidades internacionais que organizam os maiores eventos: ATP e ITF.
O circuito de tenis profissional é chamado de ATP World Tour desde 2009 porém é mais conhecido apenas com ATP Tour. O circuito é dividido em 5 categorias de torneios:
ATP Masters 1000: São realizados 9 torneios por ano e , assim como o ATP 500 e ATP 250, o número corresponde ao valor de pontos para o ranking.
Em ordem de datas são:
ATP 500 e ATP 250: Estes torneios valem, respectivamente, 500 e 250 pontos e em 2011 serão 11 ATP 500 e 40 ATP 250.
ATP Challenger Series: Ocorrem cerca de 110 eventos por ano.
ATP World Tour Finals: Anteriormente chamado de Masters Cup, reuni os 8 melhores tenistas do ano que disputam entre si podendo ganhar até 1500 pontos dependendo da quantidade de vitórias.
Barclays ATP World Tour Finals
Todos os eventos mencionados são organizados pela ATP, porém existem mais dois tipos que são organizados pela ITF(International Tennis Federation): Grand Slam e Futures.
Grand Slam: Existem 4 por ano e tem a pontuação de 2000! 
  1. Melbourne, Austrália (Janeiro) - Australian Open
  2. Paris, França (Maio) - Roland Garros
  3. Wimbledon, Inglaterra(Junho) - Wimbledon
  4. New York, USA (Agosto) - US Open

Futures: São os torneios com menor pontuação, porém os que mais são realizados por ano, mais de 400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário