quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

As baixas da ATP de 2012

Fonte: http://tenisbrasil.uol.com.br

Arquivo
2012/ferrero/1023_valencia_despedida_int.jpg
Ferrero foi um dos dois ex-número 1 a se aposentar

O ano que se aproxima do fim foi marcado por uma série de aposentadorias de grandes nomes no circuito masculino. Entre aqueles que penduraram a raquete em 2012 encontram-se dois ex-número 1 do mundo, o espanhol Juan Carlos Ferrero e o norte-americano Andy Roddick, além de outro vencedor de Grand Slam, o argentino Gaston Gaudio.

Menos ilustre, foi o argentino Jose Acasuso que puxou a lista dos que largaram o tênis profissional, deixando de lado as competições em fevereiro. O canhoto conquistou três títulos na carreira, o mais recente deles em 2006, no saibro de Viña del Mar, e teve como melhor colocação no ranking a 20ª posição.
Em março foi a vez do chileno Fernando González se despedir. O “Bombardeiro de La Reina”, dono de três medalhas olímpicas, um ouro nas duplas e uma prata em um bronze em simples, encerrou uma carreira na qual chegou a alcançar o top 5. No mês seguinte foi outro que alcançou essa marca, o croata Ivan Ljubicic, ex-número 3, pendurar a raquete.

Na grama de Wimbledon, em julho, aos 35 anos de idade, o francês Arnaud Clement disputou seu último torneio, onde triunfou nas duplas em 2007. Ele somou 12 títulos nas duplas e mais quatro em simples e em ambos os rankings ele chegou a figurar no top 10.

Sem disputar um torneio sequer desde agosto de 2010, Gaudio, campeão de Roland Garros em 2004, enfim anunciou a aposentadoria em agosto. Um mês depois Roddick se despediu de seus fãs com derrota para o argentino Juan Martin del Potro, em pleno US Open, onde conquistou seu solitário título de Slam.
Outro dono de apenas um Slam, a conquista de Roland Garros em 2003, Ferrero também largou o profissionalismo em casa. No ATP 500 de Valencia, “O Mosquito” encerrou seus 14 anos como profissional diante do amigo e compatriota Nicolas Almagro, com quem irá trabalhar depois da aposentadoria.
Ao apagar das luzes, o argentino Juan Ignacio Chela resolveu parar também. Através de seu Twitter, ele anunciou o fim de uma carreira que lhe rendeu seis títulos de simples e outros três de duplas. Suas últimas conquistas aconteceram dois anos atrás, quando triunfou nos ATP 250 de Bucareste e Houston.

Nenhum comentário:

Postar um comentário