terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bandagens Funcionais:


      A utilização de Bandagens é descrita na literatura como uma prática milenar, com relatos da utilização de aparatos que permitiam maior estabilidade de alguns segmentos corporais, principalmente em batalhas.
As primeiras “Bandagens Funcionais” foram identificadas nos punhos e panturrilhas de guerreiros gregos, especialmente no exército Espartano durante as guerras da antiguidade durante o século VI a.C.

      Sua utilização persistiu por muitos anos no meio bélico, onde foi bastante difundida junto aos arqueiros do exército inglês. O “batalhão” de arqueiros era formado por soldados de grande importância nas batalhas medievais, compondo mais da metade do exército do rei Eduardo III no século XIV. Os arqueiros enfaixavam seus punhos afim de proferir maior estabilidade e performance para o disparo das flechas.

      As “Bandagens Funcionais” devem permitir o funcionamento mecânico adequado sem que haja sobrecarga em estruturas ligamentares, capsulares e miotendíneas; com proteção e estabilidade suficientes para execução de um movimento funcional, geralmente com mobilidade seletiva.
Existem bandagens “rígidas” e “elásticas” (unidirecionais e multidirecionais), com objetivos variados que englobam: proteção dos tecidos quanto a lesões; controle da resposta inflamatória; permitir função/mobilidade sem comprometimento ao reparo tecidual; evitar/minimizar recidivas de lesões através da estabilidade local; retorno precoce às atividades; mobilidade livre de sintomatologia álgica.
São indicadas principalmente em casos como: contusões/lesões musculares; lesões ligamentares; lesões tendíneas; instabilidade articular; fraturas de baixa energia e acometimento leve/moderado; edemas; prevenção/proteção à recorrência de lesões.

      Para tanto, faz-se necessário o conhecimento aprimorado do profissional que apilacará a bandagem, uma vez que o sucesso do tratamento depende de uma séri de fatores que incluem desde o corte e tensões adequadas do material até a experiência do terapeuta.

Rafael Francis Plein

(54) 30277488 / (54) 99939613
rafaplein@gmail.com
 Proprietário da CLINIFORT - Clínica de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica; 
Fonte: FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário