O Open da Austrália (ou Aberto da Austrália) é um torneio de tênis disputado em Melbourne, na Austrália.
Desde a primeira edição do Open da Austrália, em 1905, o torneio já foi disputado em seis cidades diferentes, até que foi transferido para a cidade de Melbourne em 1972. Em 1908, um estadunidense, Fred Alexander, tornou-se o primeiro estrangeiro a triunfar no Open da Austrália.
A competição é aberta às mulheres somente em 1922. Em 1988, a grama é abandonada em benefício de uma superfície sintética dura, o Rebound Ace, uma superfície similar à do US Open, mas mais rápida.
Junto com o Torneio de Roland-Garros, o Torneio de Wimbledon e o US Open, o Open da Austrália compõe os quatro torneios do Grand Slam. Em 1985, os organizadores do Open da Austrália decidem mudar as datas do torneio. A edição de 1986 não foi disputada.
Desde sua criação, o torneio era disputado em dezembro, no final da temporada. Atualmente, é disputado no final do mês de janeiro, sendo o primeiro grande nomeado do Grand Slam da temporada, já que foi o primeiro torneio do Grand Slam a possuir uma quadra beneficiada de um teto móvel, muito mais segura ao calor do verão australiano e possíveis chuvas.
Os primos Finger, tenistas de Flores da Cunha, estavam prestigiando o torneio no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário