domingo, 14 de abril de 2013

Copa Davis

A ITF realizou na manhã desta quarta-feira o sorteio dos Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis por BNP Paribas e colocou o Time Correios Brasil para enfrentar a Alemanha fora de casa entre os dias 13 e 15 de setembro, na busca pela permanência no Grupo Mundial da maior competição por equipes do tênis mundial.
O encontro entre Brasil e Alemanha será o sexto na história da Copa Davis, que nos cinco anteriores teve três vitórias alemãs e duas brasileiras. Como o último confronto foi realizado no Rio de Janeiro, em 1992, a Alemanha terá mais uma vez o direito de sediar a disputa e definir o tipo de piso e a bola das partidas.
João Zwetsch terá trabalho para vencer a Alemanha – Foto: POA Press
A Alemanha conta atualmente com sete tenistas entre os 100 melhores do mundo e ostenta três títulos da Copa Davis. Para o capitão João Zwetsch, a maior dificuldade será jogar fora de casa, o que sempre se espera evitar em uma competição em que este é um fator muito importante.
“A primeira coisa que esperávamos era poder jogar em casa. Todos os times são fortes, obviamente alguns quando completos são muito mais fortes como a Suíça e a Espanha, que talvez seja a equipe mais forte de todas quando completa. Todos os outros se equivalem, o Japão fora de casa seria complicado”, afirma o capitão brasileiro João Zwetsch.
O Brasil aguarda agora a definição da cidade e do tipo de piso e bola que serão escolhidos pelos alemães para poder definir a equipe e a preparação para o confronto. O capitão João Zwetsch tem até o dia 3 de setembro para definir a convocação do Time Correios Brasil. Mais do que convocar, a preocupação é em montar a preparação ideal para os jogadores que vão competir na Alemanha.
“Nos cabe desde já a condição de fazer um planejamento legal dos jogadores tendo a ideia de chegar na melhor preparação possível para a Copa Davis. Temos que esperar a definição do piso, que pode ser em quadra rápida e até na grama, em que os alemães jogam bem. Temos que esperar essas definições”, explica o capitão brasileiro.
Depois do desempenho do Brasil nos dois últimos confrontos fora de casa, contra Rússia, em 2011, e Estados Unidos, no ano passado, em que a equipe brasileira esteve próxima da vitória mesmo jogando em condições adversas, João Zwetsch acredita que o time brasileiro está evoluindo para chegar a uma grande vitória fora de casa.
“Nossa equipe está tendo uma crescente quando se junta. Na mentalidade, na busca de uma coisa só, o respeito de todos trabalhando juntos e isso está nos fazendo cada vez mais fortes. Muita gente pensou que estávamos mortos na sexta-feira contra os Estados Unidos, mas quem acompanhou de perto sabia que acreditávamos na vitória e chegamos perto de consegui-la”, analisa Zwetsch.
O capitãõ do Time Correios Brasil admite preocupação com a força da Alemanha, que tem jogadores em bom momento no circuito mundial, mas reforça que a equipe brasileira precisa saber vencer times deste nível para seguir no Grupo Mundial da Copa Davis.
“Se o Haas jogar, fica ainda mais forte ainda pelo tênis que ele vem jogando. Mas para ficar no Grupo Mundial sabemos que temos que enfrentar e vencer times desse nível. Tem quatro ou cinco times com nível de ganhar de qualquer um, tem mais uns 16 times que também são fortes, mas a gente tem condições de jogar de igual para igual e é isso o que temos que pensar e preparar para fazer desde já”, finaliza o capitão brasileiro.
No histórico do confronto, a Alemanha venceu em Dusseldorf-1952, São Paulo-1981 e Essen-1988, enquanto o Brasil saiu vitorioso em Berlim-1959 e no Rio de Janeiro-1992. Em Berlim, a equipe brasileira foi formada por Carlos Alberto Fernandes e Ronald Barnes, enquanto a equipe que venceu no Rio de Janeiro tinha os jogadores Luiz Mattar, Jaime Oncins, Cássio Motta e Fernando Roese, diante da Alemanha de Boris Becker.
Fonte: www.curtatenis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário