segunda-feira, 24 de junho de 2013

Marcelo Demoliner em Wimbledon.

     O caxiense Marcelo Demoliner, que possui raizes em Flores da Cunha, estará disputando o torneio de tênis mais tradicional do mundo, Wimbledon, em Londres, na próxima quarta-feira.

      Ele e seu parceiro André Sá, enfrentarão a dupla numero 1 do mundo, os irmãos americanos Bryan.    

     O horário ainda não está definido.

     VAMOS TORCER !!!!!!!!!

Atualização: Marcelo e André acabaram sendo eliminados pelos irmãos Bryan por 6x4 6x1.




A história de Wimbledon

Tudo teve início em 1868 com a criação do All England Club, clube destinado basicamente para a disputa de críquete, e com sede em Worple Road, em Londres.

Em 1875, o major britânico Walter Clopton, incluiu a modalidade tênis de campo entre as atividades disputadas no clube que acabou tendo seu nome alterado, passando a ser chamado de All England Lawn Tennis e Croquet Club. Porém, o clube ainda não possuía as instalações necessárias para a prática dessa nova modalidade esportiva, pelo menos não do jeito que os fundadores do clube desejavam.


Crédito: AELTC
Vista aérea do All England Lawn Tennis Club


Sendo assim, a diretoria da época resolveu promover um torneio de tênis cujo principal objetivo era arrecadar fundos para consertar os equipamentos que permitiam aparar a grama além de construir outras quadras. Dessa maneira foi disputado, em 1877, o primeiro “Tennis Championships”, que contou com a participação de 22 jogadores. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o torneio, que teve as quadras arranjadas de forma que a principal delas ficasse no centro das outras – surgia então, o termo “quadra central”, tão praticado no tênis.


Crédito: AELTC
Quadra central de Wimbledon

O sucesso desse primeiro torneio foi tão grande que, rapidamente, o tênis passou a ser o esporte mais importante praticado no clube, deixando o críquete em um segundo patamar.

Em 1884 foi disputada a primeira chave de simples apenas para mulheres. Nesse mesmo ano também foi realizada pela primeira vez a disputa da chave de duplas para os homens. A cada ano que passava, mais e mais jogadores de tênis do mundo inteiro participavam do evento e no início do século 20, o torneio já havia ganho o âmbito internacional. A primeira estrangeira a vencer em Wimbledon foi a norte-americana May Sutton.


Maria Esther Bueno

Miss Maria Bueno ou simplesmente, Estherzinha. Maria Esther Bueno é uma das maiores tenistas de todos os tempos. Tinha apenas 19 anos quando disputou Wimbledon em 1959 e conquistou o seu primeiro título na grama.

Seu estilo de jogo, gracioso e ao mesmo tempo agressivo e seus principais golpes – saque e voleio – não eram nada comuns no tênis feminino daquela época. Ao vencer a norte-americana, Darlene Hard, por 6/3 6/4 na final de Wimbledon de 1959, Maria Esther Bueno escreveu o seu nome na história do tênis mundial, além de interromper um domínio de 21 anos das norte-americanas em Wimbledon. Ao voltar para o Brasil, Estherzinha foi recebida pelo presidente Juscelino Kubitschek no Rio, antes de aterrissar em São Paulo, onde seguiu em cortejo até o clube Tietê, onde deu suas primeiras raquetadas.


Crédito: Deco Pires/Fotojump
Maria Esther Bueno

Esta foi a primeira de uma série de vitórias da tenista brasileira. No ano seguinte ela sagrou-se bicampeã de Wimbledon, levantando a taça novamente em 1964, além de outros cinco títulos em duplas e outras três finais em simples. Ao todo foram 65 títulos internacionais de simples, 90 de duplas e 15 de duplas mistas.

Estherzinha foi a primeira mulher a se tornar campeã de duplas nos quatro torneios do Grand Slam, numa mesma temporada. Em 1960, ela conquistou o título de duplas no Aberto da Austrália, Wimbledon, Roland Garros e Aberto dos Estados Unidos. Em 1967, lesionou seriamente os ligamentos do braço direito e teve que parar de jogar. Maria Esther Bueno despediu-se oficialmente do tênis em 1977. Atualmente, a ex-jogadora comenta os principais jogos de tênis transmitidos via TV a cabo.

Brasileiros em Wimbledon

O primeiro tenista brasileiro a disputar Wimbledon foi Alcides Procópio, em 1938, que acabou sendo eliminado na terceira rodada do torneio.

Já nas décadas de 1950 e 1960, Maria Esther Bueno deu um verdadeiro show e conquistou três títulos de simples e cinco de duplas. Depois disso o Brasil passou por um longo período sem grandes resultados até que, em 1999, Gustavo Kuerten alcançou as quartas-de-final. Em 2003, o mineiro André Sá também foi muito bem, e repetiu o feito de Guga, perdendo apenas nas quartas-de-final.

E AGORA, TEMOS NOSSO MARCELO DEMOLINER !!!!

BOA SORTE MARCELO !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário