segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Customizar Raquete.... Polarizada ou Despolarizada ?!?!

     Ola amigos tenistas,

     Ontem assistindo o Australian Open, chamou a atenção a raquete do Djokovic, que possuía duas fitas "Lead Tape" na parte interior.
     Fui pesquisar e fiz um resumo para vcs.....

     Fonte: http://www.equipamentodetenis.com.br/

       
     POLARIZADA e DESPOLARIZADA !!!!


DESPOLARIZADA.

NOTA: Estas customizações tomam como base sempre contra-balancear a raquete com peso no cabo.

Raquete POLARIZADA:

     Polarizar uma raquete nada mais é que concentrar o peso adicionado nos pólos da raquete( ou seja, basicamente na posição 12h - ou próximo disso - e na ponta inferior do cabo, perto do buttcap - copinho ).
 
     Isso faz com que você tenha uma raquete que ajuda bastante na potência, mas ao mesmo tempo ajuda no spin. Isso porque a raquete não sofrerá grandes mudanças no peso estático( lembrando que você contra-balanceou o peso adicionado na cabeça com peso no cabo, ou seja, o equilíbrio da raquete continua no mesmo ponto ) portanto ela continua manuseável, permitindo a você gerar bastante velocidade no swing, pois você ainda tem uma raquete leve.

Exemplos de jogadores que usam raquetes polarizadas:

Rafael Nadal - lead tape escondido abaixo do bumper guard

Roger Federer - Ele também usa raquetes polarizadas, para ajudar no spin. Já repararam na empunhadura dele? É algo entre Continental e Eastern, e gerar spin com aquela empunhadura é dificílimo. É lógico que ele consegue gerar o spin por causa da velocidade do swing e por causa da técnica, mas ainda há a ajuda da raquete. Na foto abaixo da Priority 1 é possível ver a costumização que eles fazer na raquete do suíço, com lead tape no topo da raquete que depois é coberta pela proteção plástica.


      Resumindo, você pode ter diferentes tipos de benefícios, dependendo onde escolha adicionar peso na sua raquete. Lembrando que, se precisar de mais peso, você pode colocar camadas de lead tape uma por cima da outra.



Raquete DESPOLARIZADA: 
 
     Despolarizar uma raquete é concentrar o peso adicionado longe dos pólos, ou seja, no coração da raquete. Mas, como concentrar o peso no coração da raquete não traz grandes benefícios, o mais costumeiro é adicionar peso às 3 e 9h, além de contra-balancear esse peso com peso no topo do cabo, perto da junção.

     O aumento do peso estático traz aumento da estabilidade da raquete, principalmente torsional, ou seja, vai parecer que a raquete tem um Sweetspot maior, principalmente para os lados da raquete. 
 
     Isso beneficia principalmente jogadores de saque e voleio( que necessita de muita estabilidade para volear, considerando que você não vai pegar todos os voleios exatamente no centro da raquete ), além daqueles flat hitters, pois você continua com o controle proporcionado pela raquete. A despolarização também melhora a sensação de amassar a bola, o famoso plow through, já que o peso estático da raquete vai ser muito superior ao da bola. Isso melhora bastante o feel também.

Exemplos de jogadores que usam raquetes despolarizadas:

Pete Sampras: o melhor exemplo do estilo saque e voleio.

Juan Martin Del Potro: um dos melhores exemplos de flat hitters. Na foto abaixo é possível ver o lead tape colado justamente em cima das saliências nas laterais da cabeça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário