sábado, 4 de janeiro de 2014

Nick Bollettieri no Brasil - Rio Open ATP500

Fonte: www.rioopen.com



O Rio Open apresentado pela Claro HDTV, único torneio da América do Sul a reunir simultaneamente uma etapa do ATP World Tour 500 e do WTA International, confirmou nesta semana a presença de outra figura ilustre do tênis mundial, a de Nick Bollettieri. O torneio, organizado pela IMX, holding de negócios nos setores de esportes e entretenimento, será realizado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 23 de fevereiro e já estão confirmadas as participações dos espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer, tenistas números 1 e 3 do mundo, respectivamente.

“ A América do Sul se tornou um dos mercados emergentes do tênis, tanto no nível profissional, quanto no amador. Sediar este evento é um passo importante para que o Brasil e a região continuem impactando o circuito. Estou animado e esperando muita competição já neste primeiro ano do torneio,” explicou o energético Bollettieri.

Fundador da IMG Academy, a primeira academia a aliar treinamento de alto rendimento com estrutura acadêmica e que se transformou num complexo multi esportivo de referência mundial, Bollettieri é considerado um mago do tênis, um verdadeiro descobridor e lapidador de talentos. Foi ele quem primeiro observou e treinou Maria Sharapova e uma extensa lista de jogadores que chegaram ao topo do ranking mundial passaram por suas mãos: Andre Agassi, Boris Becker, Jim Courier, Marcelo Rios, Monica Seles, Martina Hingis, Jelena Jankovic, as irmãs Venus e Serena Williams. Também integram a lista de jogadores que passaram pela academia e por seus métodos de treinamento, nomes como o de Tommy Haas e Anna Kournikova.

Bollettieri, que aos 82 anos continua acordando antes do sol nascer para conduzir os treinamentos na sede da academia, em Bradenton, na Flórida, além de prestigiar o Rio Open apresentado pela Claro hdtv, conduzirá uma de suas famosas clínicas, no Jockey Club Brasileiro, no Kid’s Day, sábado dia 22 de fevereiro.
Parceira da IMX, a IMG Academy reforçará assim o já existente intercâmbio de atletas, que contou com a presença de Thomaz Bellucci, em meados deste ano, treinando em Bradenton.  Bellucci, assim como Teliana Pereira, Bruno Soares, Marcelo Melo e André Sá também disputará o Rio Open apresentado pela Claro hdtv.

O Rio Open é apresentado por Claro hdtv, além do patrocínio máster da Claro hdtv, conta com o patrocínio de Itaú, Rolex, Peugeot, Raízen, Correios, Asics, Xerox, Corona, Xerox e Universidade Estácio de Sá, e conta com o apoio do Sheraton Rio Hotel & Resort - hotel oficial, Shopping Leblon e IMG Bollettieri. O torneio terá transmissão em HD de quatro jogos diários pelos canais SporTV e a ATP Media distribuirá o sinal dos jogos diariamente para mais de 50 países. A Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria de Turismo dará todo o apoio ao torneio. O Rio Open é Incentivado pela Lei Estadual de ICMS do Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Esporte e chancelado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Women´s Tennis Association (WTA), Confederação Brasileira de Tênis e Federação Carioca de Tênis. Realização IMX. O evento será realizado no Jockey Club Brasileiro.

SOBRE A IMX
Holding de negócios nos setores de esportes e entretenimento, IMX consolida liderança no mercado brasileiro em apenas um ano e meio de atuação, com portfólio que inclui algumas das principais marcas dos mercados de esportes e entretenimento mundial.
Criada no final de 2011, fruto de uma joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, a IMX é líder nos mercados de esportes e entretenimento no Brasil. A companhia possui em seu portfolio eventos como Rio Open (maior evento de tênis da América do Sul e o 1º ATP 500 do Brasil, que chega ao Rio em 2014), UFC e NBA. A IMX atua também na gestão de imagem e carreira de atletas como Thiago Silva, Neymar, Thomaz Bellucci, Gabriel Medina, Robert Scheidt e Zico. Junto com Odebrecht e AEG faz parte do Consórcio Maracanã S.A., que administrará o Complexo do Maracanã por 35 anos. A IMX é sócia da Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio, e do Cirque du Soleil, numa parceria que permitirá à empresa explorar a marca e as vertentes de negócios do Cirque na América do Sul.

IMG – A EXPERIÊNCIA POR TRÁS DO RIO OPEN
IMG administra um portfólio insuperável de eventos e tenistas profissionais. A empresa possui, administra ou representa alguns dos mais importantes torneios de tênis do mundo, entre eles estão o Australian Open, Wimbledon, Sony Open, OpenBanc Sabadell, em Barcelona e o Open da Malásia, em Kuala Lumpur.
Com início em 1978 pelo lendário treinador de tênis de Nick Bollettieri, o programa de Tênis da Academia IMG Bollettieri foi pioneira no conceito de ser uma "academia de treinamento de tênis" e estabeleceu o padrão para a indústria desde então. Alunos / formandos notáveis incluem Andre Agassi, Jim Courier, Tommy Haas, Martina Hingis, Jelena Jankovic, Monica Seles, Maria Sharapova, Serena Williams e Venus Williams, Heather Watson, Vera Zvonereva, Ryan Harrison, e Kei Nishikori.
IMG representa os melhores jogadores e jogadoras de tênis no mundo de hoje: as principais estrelas da era moderna, como Novak Djokovic, Maria Sharapova e Venus Williams, as futuras estrelas de amanhã, como Kei Nishikori e Ryan Harrison, e as lendas do jogo, como John McEnroe, Bjorn Borg e Monica Seles.


Quartel do Tênis: Veja a academia de quem revela estrelas como Agassi

Ao todo, 19 vencedores do Grand Slam já passaram pelas mãos de Nick Bollettieri. No seu centro de treinamento, alunos cumprem regras rígidas



      Nada menos do que 19 vencedores do Grand Slam já passaram pelas mãos de Nick Bollettieri. Ele já levou muitos adolescentes ao posto de número um do mundo, como André Agassi, Venus e Serena Willians, Monica Seles, Jim Courier, Martina Hingis e Maria Sharapova. O técnico consegue achar um talento no meio da multidão e tirar o melhor do atleta.

- O Agassi só precisou bater na bola por cinco minutos. Dei 100% de desconto. Ele tinha "aquela coisa" [o dom]. Sharapova chegou aqui muito magra. Se batesse um vento forte, ela caía, mas era muito forte mentalmente. Quando alguém caía no chão, ela passava por cima, não dava a volta. Ela tinha a mentalidade de campeã.
      A capacidade de mexer com o emocional dos jogadores sempre foi um dos seus trunfos.

- Serena estava sentada, com a cara amarrada, e eu perguntei: ‘o que houve?’. Ela disse: ‘eu estou cansada de ser vice-campeã. Eu vou vencer!’. Pronto, aí foi. Você tem que saber tirar o que tem de melhor e um pouco mais. Tem que fazer a pessoa se sentir melhor do que ela é de fato, melhor do que ela acha que é. Essa é a habilidade que eu tenho. Deus me deu o dom de ser capaz de fazer as pessoas acreditarem que elas são capazes.

      É por tudo isso que, todos os anos, milhares de adolescentes de mais de 60 nacionalidades diferentes passam pela academia dele, na Flórida (EUA), ao custo de até 60 mil dólares, cerca de 120 mil reais, por ano. É como se fosse uma universidade internacional de tênis.
Aos 81 anos, o mais vitorioso técnico de tênis do mundo ainda quer aumentar a lista de campeões. Mas por lá, a linha é dura. Ironicamente, as regras da academia viraram polêmica por conta das declarações do grande xodó de Bollettieri.

      Em sua autobiografia, André Agassi fala da rigidez da rotina na academia. Assim como ele fez há 30 anos, são muitos os meninos e meninas que deixam a casa dos pais para morar lá dentro e respirar tênis 24 horas por dia. Os horários são controlados com rigor e a pressão pela vitória começa desde cedo.
- André Agassi, o que posso dizer? Ele veio para prisão. Mas agora construiu um império – rebate o técnico sobre o assunto.
Hoje a academia é diferente dos tempos de Agassi, no início da década de 80. Agora são 52 quadras de tênis no centro de um terreno de quase dois milhões de metros quadrados. Além de tênis, a criança pode optar por outros seis esportes, entre eles futebol e golfe. Mas a modernidade não alterou muito a rotina dos adolescentes, que continua pesada.
João Pedro Fujiwara estuda e treina na academia há três anos. Foi morar sozinho lá aos 10 anos e já com um sonho de gente grande:
- Ah, ser o número um, né? Sempre.

      A família acredita que o rigor da academia faz parte da realização deste objetivo.
- Tudo na vida tem que ter um sacrifício. Esse negócio de trabalhar duro, ficar sozinho, faz parte do aprendizado, do amadurecimento e do ganho para a vida dele. Os treinadores sempre falam que não é um clube de campo, tem que ter disciplina – explicam os pais do menino.
Concordem ou não, o lema de Bollettieri está escrito na academia: "Não é fácil". E é assim que ele continua fabricando campeões.

Guga e André Agassi durante partida especial no Rio de Janeiro (Foto: Reuters)O tenista André Agassi é o xodó da academia de Nick (Foto: Reuters)
 
 Matéria completa com vídeo sobre a academia em:

http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/02/quartel-do-tenis-veja-academia-de-quem-revela-estrelas-como-agassi.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário