sexta-feira, 25 de julho de 2014

Como funcionam os rankings ATP e WTA?

Fonte: http://sportbucks.wordpress.com

     O tênis profissional é chancelado pela ATP (Association of Tennis Professionals – homens) e pela WTA (Women’s Tennis Association – mulheres) e, com exceção dos Grand Slams, todos os maiores torneios são de responsabilidade de ambas.

     Na tarefa de listar os melhores do mundo, as duas entidades apresentam uma metodologia bastante parecida. Entenda agora os critérios dessas organizações, os principais torneios em distribuição de pontos e as obrigações dos principais jogadores do mundo para com o circuito.

Circuito Masculino – ATP

ATP
     
     A distribuição de pontos nos torneios masculinos são feitos pela ATP – Associação de Tenistas Profissionais, em português. Com exceção dos Grand Slams (que funcionam por conta própria), a ATP organiza todos os maiores torneios, mas mesmo no caso dos Grand Slams, quem define a pontuação nos rankings não deixa de ser a ATP. Já os menores torneios são feitos pela ITF – Federação Internacional do Tênis -, mas também contam para o ranking de entradas da associação, funcionando para os tenistas menos conhecidos subirem em pontuação até serem capazes de participar do ATP World Tour propriamente dito.

     Os torneios são incluídos em diferentes níveis, que vão dos Grand Slams aos menores Futures – esses organizados pela ITF. Cada fase ganha sua pontuação dentro do torneio, que o tenista conquista quando perder naquela fase ou sendo campeão. Os torneios são disputados por 52 semanas, sendo que 18 resultados do jogador no ano – 19, caso se classifique para o ATP World Tour Finals ou ATP Challenger Tour Finals, explicados abaixo –  são somados para definir a classificação.

     Esses pontos são válidos até a mesma semana da próxima temporada. Por exemplo: se Rafael Nadal venceu Roland Garros 2013, conseguindo 2000 pontos, ao final de Roland Garros 2014 ele terá 2000 pontos descontados da sua pontuação. A única forma de manter esses pontos é vencendo o torneio novamente no outro ano, a chamada defesa de pontos. Caso seja apenas o finalista, serão descontados 800 pontos da sua pontuação, já que 2000 são descontados enquanto 1200 são os pontos ganhos pela final do torneio.

     Contudo, as regras de torneios que somam para os melhores 18 resultados são bem específicas, especialmente se o jogador fizer parte dos 30 primeiros do ranking. Vários torneios do circuito são obrigatórios para o jogador e, caso ele não jogue, a pontuação do torneio que ele não participar fica em zero e conta como um dos 18 resultados. Os torneios que entram para a pontuação do jogador são os seguintes:
  • Os quatro Grand Slams entram obrigatoriamente entre os 18 resultados;
  • Oito torneios Masters 1000 são obrigatórios e contam entre 18 resultados;
  • Os seis melhores resultados contados entre todos os torneios que valem pontos no ranking ATP (ATP 500, ATP 250, ATP Challenger Tour, Future Series e Jogos Olímpicos);
  • Se o jogador estiver entre os 30 melhores do mundo no início da temporada, ele é obrigado a participar de no mínimo 4 ATP 500, sendo que pelo menos um desses seja disputado após o US Open.
  • Para os jogadores de nível mais baixo, a cada torneio obrigatório que ele não teve chance de entrar devido ao baixo ranking e não passou pela chave principal, é adicionado um sétimo melhor resultado à sua pontuação. Se ele passar para a chave principal de um dos 12 torneios obrigatórios, vindo do qualifying*, como lucky loser** ou como convidado da organização, não é adicionado o sétimo melhor resultado, e a pontuação que ele obtiver nesse torneio será computada normalmente.
* Torneios de qualquer nível, independente do tamanho da chave (exceção do ATP World Tour Finals e ATP Challenger Tour Finals) têm torneios qualificatórios para jogadores que não têm pontuação suficiente para entrar na chave principal. Em um Grand Slam por exemplo (128 jogadores no total), os melhores 108 do ranking entram diretamente na chave principal enquanto o resto passa pelo torneio de qualificação. Esses jogos acontecem na semana que antecede o principal, com o objetivo de qualificar jogadores sem pontuação mas com potencial jogarem o torneio principal. Geralmente são compostos de três jogos, quem vencer os três está classificado para o campeonato principal.
** Lucky Loser é um jogador que perdeu na última rodada do qualifying e se classificou para a chave principal por motivos de desistência de qualquer participante do campeonato. O Lucky Loser é o “melhor perdedor” da fase de qualificação, sendo escolhido o melhor no ranking entre os perdedores da última rodada. É rara a ocorrência de mais de um por torneio, mas a ordem do ranking continua sendo fator para colocar outros jogadores na fase principal. Isso só pode acontecer antes de todos os jogadores participarem da primeira rodada.
Pontuação por Torneios
atp


* O nível do torneio não garante o mesmo número de jogadores. A pontuação entre parenteses aparece nessas situações. No caso dos Masters 1000, a chave deve ser maior que 56. Nos ATP 500 e ATP 250 o número normal só é substituído com chave maior que 32 jogadores.
** O “H” em alguns Challengers e Futures representam se o torneio tem alojamentos para os jogadores, ou seja, hospitalidade. Como visto na tabela, torneios que garantem hospitalidade distribuem mais pontos para o ranking de entradas.
*** A letra “X” demonstra que o torneio não tem a determinada rodada. Poucos torneios têm uma primeira fase com 128 jogadores, por isso o X está presente com recorrência na coluna.
ATP World Tour Finals e ATP Challenger Tour Finals
     O ATP World Tour Finals é um torneio de final de ano com os oito primeiros colocados em um ranking secundário da ATP, que leva em consideração as últimas 52 semanas do jogador. Como esse ranking que qualifica pro torneio só sai no inicio do que seria a  53ª semana do circuito, esse ranking acaba sendo anual, sem o sistema de defesa de pontos.
     O ATP Challenger Tour Finals segue uma forma parecida com o os Finals da categoria principal, com a diferença que os sete que mais pontuaram em torneios Challenger no ano participam. Para fechar o grupo, um jogador é chamado pela organização.
A fórmula do torneio é igual. Os principais jogadores do ano se dividem em dois grupos de quatro jogadores, se enfrentando entre os grupos. Dois jogadores de cada lado se classificam para semifinal, agora sim indo pro clássico sistema de eliminação. Por sua fórmula diferente, os torneios seguem essa pontuação:
ATP World Tour Finals - 200 pontos são garantidos por vitória na fase de grupo (três jogos) + 400 pontos pela vitória na semifinal + 500 pelo título. Dessa forma, o máximo de pontos que o campeão leva no torneio são 1500, mínimo de 1100. O finalista tem máximo de 1000, mínimo de 600, enquanto os semifinalistas tem máximo de 600 e mínimo de 200 pontos.
ATP Challenger Tour Finals - 15 pontos por cada vitória na fase de grupos + 30 por vitória na semifinal + 50 pela final. Assim, o máximo de pontos que o campeão leva é 125 pontos, mínimo de 95, enquanto o finalista tem máximo de 75 e mínimo de 45 pontos. Os semifinalistas podem chegar a 45 pontos, mínimo de 15.

Circuito Feminino – WTA

logo_wta_
     A WTA é a associação que regula o tênis profissional feminino, em conjunto com a ITF. Os maiores torneios, também com exceção dos Grand Slams como no masculino, são regulados pela WTA, que é responsável por classificar as tenistas em uma tabela. As semelhanças com a ATP são grandes, incluindo as 52 semanas de eventos e o sistema de defesa de pontos, sendo o último totalmente igual, em busca da regularidade anual dos profissionais.
Mas as diferenças começam já no sistema geral. As 52 semanas de torneios são mantidas, mas apenas 16 resultados são levados em consideração. Outra diferença no sistema é que os resultados dos Grand Slams e dos Premier Mandatory entram no ranking da tenista independente se ela participou ou não. Nesse caso, entra como um dos 16 resultados o zero. Contudo, a lista de obrigações é menor:
  • Quatro dos 16 resultados serão obrigatoriamente dos Grand Slams;
  • Quatro dos 16 resultados serão obrigatoriamente dos Premier Mandatory;
  • Para tenistas top 20, dois dos 16 resultados serão de Premier Five;
  • O resto dos torneios para fechar 16 podem ser selecionados entre todos os que valem pontos – Premier Five, Premier, WTA International, WTA 125K Series e torneios ITF.
  • Para aparecer nos rankings WTA é necessário ganhar pontos em no mínimo três torneios ou 10 pontos no ranking de entradas.
  • Para as oito melhores tenistas do mundo o WTA Championship, torneio de final de temporada, é obrigatório e conta como resultado em um dos 16 torneios.
Pontuação por Torneios
Clique para aumentar
* O nível do torneio não garante o tamanho igual das chaves. Em alguns casos, apenas o número de jogadoras no qualifying é modificada, como em alguns Premier Five e WTA Internationals. Dois dos quatro Premiers Mandatory e alguns Premier aumentam o número da chave principal.
** A letra “H” representa se o torneio tem ou não locais para os atletas. Campeonatos com hospitalidade levam benefícios na premiação e prestígio, além da modificação nos pontos.
*** A letra “X” mostra que nesses torneios não há a rodada marcada. Alguns torneios não tem terceira fase do qualifying enquanto poucos tem 1ª rodada com 128 tenistas.
WTA Tour Championship e WTA Tournament of Champions
Com formatos semelhantes ao da ATP, o Finals da WTA também reune os 8 melhores do ano em um único torneio. O projeto do Tournament of Champions têm sido mais ambicioso do que o mais próximo Challenger Tour Finals, da ATP. O torneio WTA reune os seis melhores jogadores do ano que ganharam pelo menos um torneio WTA e não estão entre os oito melhores do mundo, ou seja, não participam do Finals. Para fechar oito, dois jogadores são convidados pela organização.
Os formatos são iguais: dois grupos com quatro tenistas, dois se classificam para semifinais e finais. A pontuação dos torneios ficam assim:
WTA Tour Championship: 70 pontos por jogo na fase de grupos + 160 por vitória na fase de grupos + 360 pontos pela vitória na semifinal + 810 pontos por vitória na final. O máximo de pontos ganhos por uma tenista campeã é 1500.
WTA Tournament of Champions: 25 pontos por jogo na fase de grupos + 60 pontos por vitória na fase de grupos + 75 pontos por vitória na semifinal + 195 pontos pelo título. O máximo de pontos que um campeão leva é 375.

Nenhum comentário:

Postar um comentário