quinta-feira, 31 de julho de 2014

A História do Tênis.

      Surpreendentemente, o desenvolvimento histórico do tênis remonta milhares de anos.



     Pesquisas e estudos históricos mostram que o esporte era jogado na cultura da Grécia antiga. A história do Jogo de Tênis foi desenvolvida a partir do século 12 Francês de um jogo de mão chamado “Paume” (palma). Nesse jogo a bola era golpeada com a mão.
Depois de algum tempo, o jogo chamado de “Paume” produziu outro jogo de mão: o “Jeu de Paume” (jogo de palma) aonde começou a ser usadas raquetes.

     O jogo foi primeiramente criado por monges europeus para as funções de entretenimento durante ocasiões cerimoniais. Primeiramente, a bola era atacada com as mãos. Mais tarde luvas de couro vieram a ser usadas. As luvas de couro então foram substituídas com adaptações para as mãos para um melhor arremesso e saque da bola. Esse foi o nascimento da raquete de Tênis.

     Bolas tênis também sofreram modificações freqüentes. A primeira bola de tênis era de madeira. Mais tarde na história da bola de Tênis era preenchida com material de celulose dando mais balanço. Monges de toda a Europa praticavam a modalidade durante o século 14 muitas vezes com um certo desgosto da Igreja. O jogo se espalhou e se desenvolveu então na Europa.

     O jogo se tornou muito popular, especialmente na França, aonde foi adotado pela família real. No ano de 1316 o Rei francês Louis X morreu depois de um jogo “Jeu de Paume” (termo usado na época nessa etapa do Tênis Nobre na Inglaterra, Austrália e Estados Unidos), mas essa morte não prejudicou a popularidade e crescimento da modalidade.

     Entre os séculos 16 e 18 o jogo de palma foi altamente praticado por reis e plebeus. Os  jogadores franceses começariam as partidas dizendo “Tenez” (Play!). O jogo de palma logo começou a ser chamado de “tênis real” ou “nobre”.


1530 – Rei Inglês Henry VIII constrói uma quadra de tênis no “Hampton Court Palace” (essa quadra não existe mais mas uma similar foi construída no mesmo lugar em 1625 e esta em uso até hoje).

1583 – Primeira raquete na história do Tênis – A primeira raquete foi inventada na Itália.

1870 – Wimbledon – Em Wimbledon, distrito de Londres, foi criado o “All England Croquet Club”. O tênis ainda era jogado em quadras cobertas pela nobreza  e ricos empresários.


1873 – Regras do Tênis – Walter Wingfield inventou a versão do tênis real que pode ser jogado em locais abertos e no gramado. O jogo chamado “Sphairistike” (“Jogando bola” em grego) e foi primeiramente introduzido por Wales (Inglês), jogado em quadras com vitrais e em gramados por classes ricas.

     É ainda como se acontece hoje ao redor do mundo, o Tênis é praticado a partir de classes mais altas.
Walter Wingfield começa a promover caixas do “Sphairistike” que vem com dois pequenos  suportes para rede, uma rede, raquetes e bolas de borracha da Índia. Além de instruções sobre como jogar o jogo e como se comportar na quadra.
As caixas de Wingfield dão um inicio a moderna forma do Tênis, mas a única coisa que não funciona é o nome, e Wingfield logo percebe que seu subtítulo “tênis” é muito melhor do que a palavra grega “Sphairistike”.


1874 – Primeiro Torneio de Tênis nos Estados Unidos – Joseph and Clarence Clark (irmãos), adquirem uma das “caixas” de Wingfield para serem usadas na América, liderando o primeiro torneio de Tênis nos Estados Unidos mais tarde naquele ano.


1875 – Clubes Ingleses de “Croquet” – Henry Cavendish Jones convenceu grande parte dos participantes de Croquet na Inglaterra de substituir as quadras de Croquet por quadras de Tênis. O “Marylebone Cricket Club” seguiu também as trocas. “Marylebone Cricket Club” fez mudanças significativas para o jogo. Eles adicionaram o “Deuce”, “Advantage”, e duas chances por serviço. O formato das quadras também mudou para forma retangular, idênticas as medidas usadas hoje em dia.


1877 – Primeiro Campeonato Mundial – Realizado em Wimbledon – Worple Road – Londres. Patrocinadores eram os Clubes de Croquet. Somente 22 jogadores participaram do evento. O primeiro ganhador da historia foi Spencer Gore.


1880 – O smash foi criado no Tênis pela primeira vez pelos irmãos Renshaw em Winbledon. Eles dominariam Wimbledon por uma década, vencendo todos os campeonatos. smash é o golpe dado por sobre a cabeça, quando a bola vem alta do adversário.


1881 – Primeiro US OPEN – Fundado nos Estados Unidos a Associação Nacional de Tênis em gramados, aonde no mesmo ano é realizado o primeiro campeonato nacional de Tênis. Os competidores tinham que ser residentes americanos para poderem participar. O evento foi Realizado em “Rhode Islando” – Newport. O primeiro ganhador do campeonato Americano foi Dick Sears.


1884 – Primeiro Campeonato de Homem e Mulheres e também em duplas. Wimbledon é aberto a partidas femininas pela primeira vez na historia, são apenas 13 jogadores,  foram também introduzidas as partidas de duplas masculinas.


1887 – Nos Estados Unidos é aberto o campeonato feminino pela primeira vez. Lottie Dod é a primeira campeão do US OPEN.


1888 – LTA criada. A LTA (Associação de Tênis de grama) para manter as regras e princípios do Tênis.

1891 – Primeiro Campeonato Francês realizado. Aberto somente a residentes franceses.

1896 – Tênis se torna mais uma modalidade esportista incluída na Primeira Olimpíada Moderna.

1897 – Tênis Feminino incluso no campeonato Francês.

1990 – Copa Davis – Dwight F.Davis, estudante de Harvard, decide criar um time da universidade e cria uma competição entre Estados Unidos e Inglaterra. O campeonato primeiramente chamado de “”International Lawn Tennis Challenge Trophy” foi o nascimento para a Copa Davis mais tarde.


1905 – Austrália Open criado, os primeiros eventos disputados nos centros de Tênis da Austrália e Nova Zelândia, com alternâncias.

1912 – É formada a “ILTF” , Federação Internacional de Tênis em grama com a responsabilidade de cuidar dos 4 principais campeonatos ” Wimbledon, US OPEN, Australasian Open e Campeonato Francês.

1919 – Suzanne Lenglen ganha o primeiro titulo em Wimbledon. Ela foi a grande e primeira sensação do tênis, ganhando uma serie de 12 títulos entre os principais torneios, transformando então esses campeonatos no Grand Slam.


1922 – Australasian Open aberto a mulheres.

1927 – Criado o torneio Roland Garros, com a construção de novas quadras em Paris.

1930 – Raquetes de Tênis melhoradas, feitas agora a partir de madeira laminada.


1933 – Jack Crawford, Australiano, é o primeiro a conquistar os quatro Grand Slam na história.

1938 – O americano Don Budge é o primeiro jogador da história do Tênis a conquistar os quatro principais Títulos em um mesmo ano.


1953 – MAUREEN CONNELLY é a primeira mulher a ganhar oficialmente os quatro Grand Slam.


1959 a 1966 – Maria Esther Andion Bueno, brasileira, fica no ranking feminino como número um, durante sete anos consecutivos, fazendo história no tênis. Famosa pela elegância do estilo de jogo e pela potência do serviço, é considerada uma das maiores tenistas de todos os tempos.


1967 – Primeira raquete de metal criada pela Wilson. Wimbledon abere o campeonato a amadores e profissionais, deixando claro que o Tênis esta “mais aberto” a todos.


1968 – Chegada da Era aberta ao tênis.


1969 – O Australiano Rodney George é o primeiro tenista a conquistar os quatro principais Grand Slam no mesmo ano na nova era do tênis aberto.

1970 – Tie Break introduzido para o Grand Slam. O Tie Break seria desempate do jogo.

1972 – ATP Criada, dirigida por Jack Kramer.

1974 – Jimmy Connors, jogador americano, é considerado um dos maiores jogadores da década de 70. Tem a lendária marca de ter 109 títulos conquistados, é considerado o maior vencedor de títulos individuais da historia do tênis.


1976 – Primeira raquete de Fibra de Vidro criada por Howard Head.
 

1977 – USOPEN se muda para Flushin Meadows. O último USOPEN em Forest Hills começa com Renée Richards, um transexual que jogou ambas modalidades do mesmo campeonato, participando das classes masculina e feminina.

1980 – John McEnroe, famoso por seu temperamento forte, de xingar juízes e quase sempre reclamar de certos lances chega ao número um do ranking mundial do tênis. Em 1990 John McEnroe foi expulso da quadra e teve que voltar para casa nas oitavas de final do Austrália Open.
 
1983 – Tcheco, naturalizado norte-americano, Ivan Lendl, considerado por alguns como um dos melhores tenistas de todos os tempos,  se torno número um em 1983, como única frustração profissional não conseguiu ganhar o Grand Slam de Wimbledon.
1984 – Introduzida a quadra de Saibro Coberta. Tênis de volta aos jogos Olímpicos.

1985 – Boris Becker, jogador alemão e mais novo, venceu Wimbledon com apenas 17 anos de idade.

1987 a 1988 – Steffi Graf, jogadora da Alemanha, se torna a única mulher a vencer os quatro torneios do Grand Slam na mesma temporada (1988), No mesmo ano completou um Golden Slam — nome dado para quem vence o Grand Slam e o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos no mesmo ano.

1988 – Australian Open se muda para um novo centro de quadras em Flinders Park, mais tarde renomeado de Melbourne Park, caracterizadas por ter a primeira quadra de tênis com teto retrátil do mundo.

1990 – Martina Navratilova, bate o recorde no tênis feminino sendo 9 vezes campeã de Wimbledon.

1994 – Quadra de Tênis de grama em ambiente fechado é criada pela primeira vez, com teto retrátil , em Halle – Alemanha. Martina Navratilova se retira do Tênis, tendo ganho 167 torneios, um recorde de 1438 partidas vencidas.

2000 e 2001 – Gustavo Kuerten, o primeiro brasileiro a fazer história no ranking mundial de jogadores. Termina o ano de 2000 como número um e 2001 como número dois.


2002 – VENUS & SERENA WILIAMS são as primeiras irmãs dentro do tênis a se tornarem número 1 e número 2 no ranking mundial da ATP.

2003 – Pete Sampras se retira das quadras ganhando ao total 64 titulo e tendo um  recorde de 14 titulos de Grand Slam adquiridos. dois Australian Open, cinco US OPEN e 7 Wimbledon.

2004 – Roger Federer faz história no tênis se tornando o primeiro jogador da história  a  ganhar três dos quatro Grand Slam no mesmo ano. Ele também adquire os onze melhores ATP títulos , incluindo a Masters Cup. Roger Federer também tem o recorde de vencer 13 vezes consecutivas finais.

2006 – Andre Agassi se retira das quadras.

2007 – Rafael Nadal bate o recorde de 81 vitórias diretas em quadra de saibro. Roger Federer se torna o primeiro jogador de tênis a vencer quatro vezes o US OPEN, o primeiro homem na história do tênis desde Bill Tilden, em 1920 a vencer quatro títulos Aberto dos EUA consecutivos, batendo o sérvio Novak Djokovic na final.

2009 – Roger Federer se torna o maior jogador de tênis de toda a história com a sua vitória no “French Open” . Federer se junta a Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson e Andre Agassi como vencedor de todos os quatro títulos de Grand Slam, e equivale a 14 títulos de Grand Slam reivindicado por Pete Sampras – que nunca conseguiu vencer no saibro de Roland Garros. Em 20 de Abril, Marat Safin e Dinara Safina se tornou o primeiro irmão e irmã a atingir número um do mundo na história do tênis. Marat foi chega  ao topo do ranking, em 20 de Novembro de 2000. Roger Federer segura o 1 º lugar na final do Seson com uma vitória sobre Andy Murray em três sets na ATP Finals em Londres.


2010 – Roger Federer e Rafael Nadal se tornam dois grandes nomes na história do tênis. Com recordes quase insuperáveis ambos possuem estilos de jogo totalmente diferentes e ao mesmo tempo uma qualidade que fascina os fãs e seguidores do esporte.
Rafael Nadal é o tenista com maior número de vitórias seguidas sobre saibro na história do tênis. Rafael Nadal faz parte do seleto grupo de tenistas que venceram todos os principais torneios da ATP e é o segundo tenista em todos os tempos a completar o Golden Slam. Rafael Nadal é o número um no ranking mundial. Nadal , assim como Roger Federer é considerado uma ótima pessoa fora das quadras, esbanjando simpatia e carisma.
Roger Federer, Suíço, número dois no ranking mundial, considerado por críticos, analistas esportivos, ex-tenistas, como o melhor jogador de tênis de toda a historia do tênis. Em 2004 alcançou a posição de número um do ranking mundial e tem o recorde na historia do tênis de permanecer nessa marca por 237 semanas consecutivos, entre muitos outros recordes já adquiridos. Federer é conhecido não só por sua eficiência em quadra, mas também por ser considerado um bom homem, simpático, conquistando a simpatia até mesmo de seus adversários.

Fonte: http://quadratenis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário