quinta-feira, 21 de agosto de 2014

WimBelemDon ensina crianças a jogar tênis e a sonhar com o futuro

Fonte: http://redeglobo.globo.com

Projeto funciona há 14 anos no bairro Belém Novo, em Porto Alegre

WinBelemDon (Foto: Divulgação/WinBelemDon) 
Aulas acontecem de segunda a sexta-feira na quadra no bairro (Foto: Divulgação/WimBelemDon)
      Há 22 anos, Luciane e Marcelo Ruschel formam um casal. Há 14, são responsáveis por projetar, juntos, sonhos na vida de mais de cem meninos e meninas que têm entre seis e 18 anos e moram nas proximidades do bairro Belém Novo, em Porto Alegre. Eles são os criadores do WimBelemDon, um projeto que oferece aulas de tênis e outras atividades extra-curriculares de graça para jovens em situação de risco na comunidade.

      - Eu passava todos os dias em frente a uma quadra abandonada no bairro e ficava pensando quantas coisas legais poderiam ser feitas ali. Foi quando colocaram uma placa de aluga-se na quadra. Eu fui correndo alugar, depois pensei na concretização do projeto - explica Marcelo Ruschel sobre o início do WimBelemDon.

http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/indoalem/noticia/2014/08/winbelemdon-ensina-criancas-jogar-tenis-e-sonharem-com-o-futuro.html

     As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao escolar. Todos os alunos fazem oficinas de matemática, português, inglês, contação de história, cinema e, claro, tênis. Tudo isso com o objetivo maior de fazer todos se considerarem como parte da sociedade e assim possam buscar um futuro positivo .

      Uma das melhores alunas de Luciane e Marcelo é Jaleska, que participa há 10 anos do WimBelemDon e já está na faculdade. A estudante pretende fazer curso para ser treinadora de tênis e no futuro se tornar árbitra. Ela conta que o projeto é o principal responsável por suas conquistas:

      - Ele abre portas para mundos diferentes da nossa realidade. Acho que eles (Luciane e Marcelo) são nossos segundos pais. Essa dedicação nos ajuda a ter esperança de conseguir conquistar esses sonhos. Eles nos ajudam a sonhar juntos e é muito bom sonhar - revela Jaleska.

      O nome curioso é um trocadilho com o torneio de tênis mais tradicional do mundo, Wimbledon, que acontece em Londres, uma referência ao local onde os pequenos aprendizes podem chegar. Mas muito mais do que ensinar um esporte, o projeto busca o desenvolvimento de habilidades e atitudes. Assim como em quadra eles aprendem a vencer obstáculos, fora dela é possível projetar o mesmo, possibilitando o sonho de ir além.

      - Não é questão de formar bons tenistas e sim bons cidadãos, usar o tênis como meio de inserção social. São vários elementos positivos que fazem com que a gente acredite no potencial de todos. Já temos muitos ex-alunos na universidade, eu acho que dá para fazer mais, é só querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário