terça-feira, 1 de março de 2016

Alongar ou não alongar: eis a questão.

Fonte: https://www.tenisproshop.com.br/

Nos últimos meses muitos atletas têm perguntado a respeito dos alongamentos, se realmente são necessários ou não, em virtude de pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos últimos anos na área esportiva. Cuidado com os ouvidos, pois ainda não existe nada conclusivo a respeito.
 
As lesões musculares, dentre tantas outras que podem acometer os tenistas, sempre foi campo de estudo na traumatologia do esporte. Principalmente pelo fato de cada médico ter o seu próprio tratamento – se perguntarmos a um grupo de ortopedistas como cada uma trata uma lesão muscular dificilmente duas respostas vão ser exatamente iguais.
 
Podemos até questionar muitos tópicos em termos de tratamento, mas quando falamos de prevenção a única dúvida que não se deve ter hoje é que o alongamento muscular deve ser realizado antes da prática esportiva. Não quero dizer com isto que fazendo alongamento você nunca vai se lesionar, mas com certeza vai diminuir o risco de lesões musculares e articulares.
 
É importante que se descreva aqui os dois tipos de alongamento que podemos realizar. Um é o chamado alongamento estático, aquele que todo mundo vê em desenhos nas academias de tênis e de ginástica, que é feito sem movimento do corpo. O mais importante para o tenista, porém, é o chamado alongamento dinâmico, que deve ser realizado com os gestos esportivos do tênis (como simulando uma subida a rede com a raquete na mão, um deslocamento lateral para pegar uma bola esticada na direita, entre outros). No quadro abaixo você tem o exemplo de uma seqüência de alongamento que já melhora as suas chances de prevenir lesões. 

Dr. Rogério Teixeira da Silva
Ortopedista e Médico do Esporte
www.neo.org.br / rogerio@neo.org.br
docroger.blogspot.com
 
 
 
 
 
Colocar num quadro – 15 minutos que valem muito
 
Antes de alongar realize uma corrida leve (trote) em volta da quadra por cerca de 3 a 5 minutos.
 
Alongue a musculatura dos braços e pernas por cerca de 5 minutos (mas do que isto ninguém vai fazer mesmo), mantendo cada posição de alongamento por cerca de 15 a 20 segundo.
 
Exercite por mais uns 3 a 5 minutos movimentos específicos do tênis – direita, esquerda e voleios, por exemplo, procurando chegar a extremos dos movimentos com os membros inferiores alongado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário