sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A importância do número de cordas nas raquetes


Fonte: http://tenisnews.band.uol.com.br
Por Jairo Garbi, consultor da Tênis ProShop, 
http://www.proshop.com.br

Ao conjunto formado pelas cordas colocadas numa raquete, damos o nome de trama, formada por diversos quadrados. E, é exatamente sobre as vantagens e desvantagens que vamos falar.

Raquetes com a trama das cordas mais fechada, ou seja, com os quadrados menores, tendem a gerar maior controle de bola e consequentemente menor potência. Esse tipo de raquete é muito comum entre os jogadores avançados/profissionais (exemplo Federer), mas está deixando de ser maioria.

Hoje, muitos avançados/profissionais estão deixando de usar as raquetes com a trama das cordas mais fechada, preferindo as com a trama média (exemplo Nadal). Isso faz com que a bola ande mais, ganhe mais efeito spin e castigue menos o braço. Nesse caso é verdade que haverá uma redução de controle, mas para a maioria desse grupo, é melhor jogar a bola para fora da linha de fundo do que ficar na rede. Ou seja, é melhor tentar alongar a bola, dificultando o contra ataque, do que deixá-la curta e ser presa fácil para o adversário.

Se você já tem uma raquete e a trama das cordas dela é muito fechada e isso não é o que você precisa, recomendo trocar as cordas por um multifilamento fino e com tensão baixa. Isso compensará de certa forma a falta de velocidade e aumentará seu conforto.

Por outro lado, as raquetes com a trama das cordas mais aberta, ou seja, com os quadrados maiores, tendem a gerar maior potência à bola e consequentemente menor controle. Esse tipo de raquete é muito comum entre os jogadores recreacionais, embora esteja ganhando grande popularidade entre os profissionais, especialmente no feminino.

Se você já tem uma raquete e a trama das cordas dela é muito aberta e isso não é o que você precisa, recomendo trocar as cordas por um copolímero ou uma corda híbrida (copolímero + tripa sintética ou multifilamento ou tripa natural), e com a mesma tensão ou discretamente maior. Isso compensará de certa forma a falta de controle de bola. Além disso, esse tipo de corda tende a durar mais.

Também é possível encontrar a mesma raquete com furações diferentes. Isso é muito comum nas raquetes dos jogadores profissionais com versões para amadores.

Face a grande quantidade de características interligadas, podemos afirmar que há exceções.

Grande abraço,

Jairo Garbi
Tennis ProShop
tel. +55 11 4702-8989
twitter @jairoraquetes
Site: http://www.tenisproshop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário