quinta-feira, 12 de março de 2015

CAMPEONATO INTERNACIONAL REÚNE TENISTAS DE 46 PAÍSES EM PORTO ALEGRE

     A 32ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, reunirá tenistas de 46 diferentes países na capital gaúcha, no período de 14 a 22 de março. Os jogos da categoria dos 18 anos, que contam pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês), serão disputados na Associação Leopoldina Juvenil. As partidas dos 16 anos e dos 14 anos, que valem para o circuito sul-americano, e dos 12 anos, que somam para o ranking brasileiro, ocorrerão na Sogipa.

     Além dos tenistas do Brasil, estarão nas quadras de saibro dos tradicionais clubes porto-alegrenses atletas da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Holanda, Israel, Irlanda, Itália, Japão, México, Moldávia, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela e Zimbabue. São cerca de mil tenistas que disputam as chaves qualificatórias e principais.
     Entre os destaques estrangeiros nos 18 anos masculinos estão o argentino Franco Capalbo, o russo Bogdan Bobrov, o sérvio Miomir Kecmanovic, o peruano Juan Jose Rosas, o norte-americano William Blumberg, o japonês Sora Fukuda e o canadense Alejandro Tabilo. Todos esses sete atletas estão entre os 40 juvenis mais bem classificados no ranking mundial e buscam evitar a conquista do segundo título consecutivo do brasileiro Orlando Luz, atual segundo colocado na classificação da ITF. O gaúcho Orlandinho defenderá o Brasil juntamente com outros tenistas, como o paranaense Gabriel Sidney e os paulistas Igor Marcondes e Gabriel Decamps. Na briga pelo título feminino nos 18 anos, destacam-se a norte-americana Usue Arconada, a australiana Seone Mendez, a brasileira Luisa Stefani e a argentina Julieta Estable.
     ENTRE OS MAIS IMPORTANTES – O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre está entre os nove torneios mais importantes do calendário mundial juvenil, figurando ao lado dos quatro Grand Slam – Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos. Muitos dos tenistas que se destacam no circuito mundial profissional, deixaram sua marca no evento. Entre esses estão o brasileiro Guga Kuerten, os argentinos David Nalbandian e Juan Martin Del Potro, o francês Jo Wilfried Tsonga, o norte-americano Andy Roddick, o chileno Fernando Gonzalez, a sérvia Ana Ivanovic, a eslovena Katarina Srebotnik, a russa Svetlana Kuznetsova, a ucraniana Kateryna Bondarenko e a canadense Eugenie Bouchard.
     O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, White Martins, SAP, Fila e Net. A organização e a realização é da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Mais informações no site www.campeonatointernacional.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário