sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Como jogar sacando e voleando....

Para quem tem saudades, como eu, em ver jogadores sacando e voleando, segue um vídeo de 2008 entre Rafter e Sampras.

Na sequencia, tudo o que se deve saber para reproduzir em quadra !!!!

Se delicie !!!!



por Marcelo Tella - www.tellatennis.com.br
Coloque os 1os saques na quadra – Para ser um saque e voleio eficiente, você precisa colocar o 1º saque na quadra. Quando você erra um grande número de 1os saques, você permite que o adversário se torne mais agressivo com as devoluções de 2º saque e ganhe mais confiança. Isso é especialmente importante no começo de uma partida, quando você não quer que seu adversário tenha muita chance de ver o seu 2º saque. Um bom  saque e voleio  tem que acertar pelo menos 55% dos 1os saques. Na final do US Open de 1997, a porcentagem de 1º saque do Patrick Rafter após os dois 1os sets foi 71%, vencendo por 6/3 6/2. Ao dominar seus games de saque, Rafter colocou muita pressão em Rusedski para confirmar seus próprios games de saque. No 3º set, a porcentagem de 1º saque de Rafter caiu para 45%, e ele perdeu por 6/4. Errando mais 1os saques, a pressão sobre Rafter aumentou. Rusedski conseguiu colocar mais devoluções em jogo e pressionar o 2º saque de Rafter. Sua confiança também aumentou. Mas no 4º set, Rafter mostrou muita garra, vencendo e levando o título pra casa.
Quando seu 1º saque começar a te abandonar, estas dicas vão te ajudar: 1. Tenha calma e pense “aonde” você quer sacar, e “porque” você quer sacar lá. Faça um plano antes de começar o ponto. 2. Concentre-se em fazer um bom lançamento da bola. Um lançamento ruim quase sempre leva a um saque ruim. Seu lançamento deve ser levemente para a direita e para frente (destro). Se você fosse deixar pingar o seu lançamento, a bola pingaria dentro da quadra, na frente da ponta do seu pé esquerdo (destro). 3. Siga a bola “com fé”, acredite no saque que você está querendo executar. Seja confiante na sua habilidade de vencer, jogando um tênis de alta porcentagem.
Quando você sacar, varie bastante – Quando você se preparar para sacar, tente pensar como um cobrador de pênaltis. Na hora de bater o pênalti,  tente ser o mais imprevisível possível. Quanto mais você variar, menos chance o goleiro tem de defender. Ou tente pensar com a cabeça do goleiro: “Aonde ele está achando que eu vou chutar agora?” Lembre-se: no saque e voleio, você não precisa tentar aces. Dê um saque aberto com spin, um mais rápido fechado ou um saque no corpo do adversário.
No US Open 97, Rafter fez um trabalho misturando seus saques. É claro que ele deu alguns aces, mas não era seu objetivo. Ao misturar velocidade, colocação e efeito, ele evitou que seus adversários conseguissem devolver com precisão, e conseguiu mais erros nas devoluções e 1os voleios mais fáceis.
No 3º set da sua semi-final contra Michael Chang, Rafter estava sacando 2/3 e break point. Misturando com perfeição, Rafter deu um ace fechado a 125 mph para voltar a 40 iguais.
Aí ele deu um saque slice aberto na direita do Chang a 112 mph, que resultou numa devolução fraca que ele voleou para um winner fácil. Na vantagem a favor, Rafter sacou bem no corpo de Chang, que devolveu na rede.
Com excelente execução e variedade, Rafter dominou um dos melhores devolvedores da época a 0/9 break points na partida.
Siga a bola para a rede – Se você prestar atenção, vai ver que todo bom jogador saque e voleio não segue o mesmo caminho quando vai à rede. O caminho é determinado pela direção do saque e aonde o adversário provavelmente devolverá. Saque e voleio  requer planejamento e pensamento, não apenas atleticismo.
  1. Sacando aberto – Quando você saca aberto, a devolução natural do seu adversário é paralela (em ambos os lados). Então, se você simplesmente subir direto pelo meio da quadra faz com que você fique vulnerável às passadas. Antecipe estas devoluções, e incline-se em direção ao lado em que a bola está quando você sobe. Assim você fecha a bola mais fácil do seu adversário. Não se preocupe demais com a cruzada, pois é uma jogada difícil quando você tem que se esticar para bater. Apenas cubra a área aonde a devolução é mais provável, que é na paralela ou no meio.
  2. Sacando no corpo – Quando você saca no corpo do adversário, geralmente você recebe uma devolução que permite que você faça um bom voleio. É impossível fazer uma boa devolução quando a bola vai  em cima de você. Este saque é o arroz com feijão do Rafter. Na final do US Open 97, ele usou este saque aproximadamente 40% do tempo.
  3. Sacando fechado – O saque fechado, na maioria as vezes, provoca uma devolução no meio ou na diagonal, então procure cobrir mais estas áreas. Quando um jogador destro saca fechado no 40 iguais, ele deve antecipar a devolução no seu lado direito (voleio de direita) ou direto no meio. É difícil devolver um bom saque fechado e cruzar a bola de volta na paralela, então, procure cobrir as jogadas mais prováveis.
Após o saque, execute o voleio correto – Seu objetivo no 1º voleio é pressionar o adversário. Se você vencer o ponto com o seu 1º voleio, ótimo, mas a idéia é preparar o resto dos seus golpes. Os melhores 1os voleios forçam o adversário a bater a 2ª bola na corrida. Não dê ao devolvedor o luxo de se posicionar para bater uma passada. Se você conseguir fazer o seu 1º voleio no fundo e no canto oposto (cruzado), fica bem mais difícil para seu adversário te passar. Quando o Rafter saca aberto do lado direito, ele tem um ótimo inside-out (de dentro pra fora) voleio de direita, um voleio de direita para a direita. Para esta jogada, você precisa pegar a bola bem na frente do corpo e movimentar bem os pés.
Uma vez que você fez o 1º voleio e se posicionou na rede, seu adversário pode tentar uma passada baixinha, uma passada alta ou um lob. Se a bola voltar baixa, não seja muito agressivo no voleio, procure colocar. Não tente um voleio de dificuldade muito grande. Voleie a bola o mais fundo que você puder, quanto mais no canto, melhor. Flexione as pernas (não dobre na cintura!) e mantenha as mãos na frente do seu corpo. Em bolas altas, seja mais agressivo. Isso não quer dizer bater mais forte na bola.
Nas bolas mais altas que a rede, mais ângulos estão abertos pra você. Use os ângulos (não a força) para forçar erros e abrir a quadra. Angule a bola para a lateral da quadra, longe do adversário.
Por causa da agilidade e de um ótimo smash, é difícil lobar o Rafter. Todos os jogadores  saque e voleio precisam de bons smashes, pois eles forçam muitos lobs. O smash é similar ao saque, mas necessita uma boa movimentação dos pés e uma preparação muito rápida.
Após o 1º voleio, sempre vá para a frente – Uma vez que o Rafter faz o 1º voleio, ele não pára de fechar a rede. Chegando perto da rede, os ângulos para as passadas desaparecem. Na hora que ele faz seu 2º ou 3º voleio, ele quase pode tocar a rede com sua raquete. Muitos amadores fazer o 1º voleio e ficam plantados no mesmo lugar. Quando você fizer o 1º voleio, vá pra frente e tente perceber o que seu adversário vai tentar na próxima jogada.
Desafie seu adversário a tentar te passar – O jogo de saque e voleio se resume numa pergunta muito simples, que você pergunta ao seu adversário todo o tempo:  “Você consegue me passar?”  Se a resposta em um ponto é sim e você é passado, pergunte novamente no próximo ponto. Se a resposta é não e você cobre o voleio, pergunte outra vez….Tente obter a mesma resposta.
Jogadores  saque e voleio tem que ter um grande ego. Todo mundo, uma hora ou outra, vai ser passado, mas você precisa acreditar em si próprio e no plano de jogo. Acredite no jogo de porcentagens.
Quando o Rafter estava um break point na frente no 2º set na final, o grande Fred Stolle disse: “O Rafter, com suas seguidas subidas à rede, está forçando o Rusedski a arriscar suas passadas um pouco além do ponto, provocando muitos erros. É  isso que o saque e voleio provoca nos adversários, força eles a fazer jogadas que eles não acertam o tempo todo. Sim, de vez em quando você vai ser passado, mas em mais chances você vai conseguir fazer o voleio e vencer o ponto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário