terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Devolução; Leitura e Percepção

fonte: http://tenisandlife.blogspot.com.br




A devolução nem sempre é vista como um dos golpes mais importantes do arsenal, mas o jogador tem evoluído por questão de necessidade, antigamente quando o tênis era apenas um jogo clube, a maneira de sacar evoluiu para uma série de spin – que chamavam de Amarican Twist , então os jogadores tiveram que avançar rapidamente para fazer fazer a devolução dentro da quadra pois o efeito do spin os mandava muito para traz.

Com o tempo passando veio a evolução das novas raquetes, bolas aerodinâmicas, os atletas com programas avançados de aptidão física com treinadores conhecendo todos os aspectos do movimento do saque. Agora bola viaja a uma velocidade de mais de 200 km/h e o bom saque se tornou uma norma e não uma excepção.

Com isso em mente, o jogador não tem tem escolha a não ser trabalhar para melhorar sua devolução. Mas agora não é fácil avançar tão rápido para a quadra como antigamente.

Por isso uma dica importante alem de melhora técnica é desenvolver a velocidade e tempo de reação, O desenvolvimento de velocidade, tempo de reação, e freqüência de movimento de uma articulação , deixa o corpo e a mente preparada fazendo com que o tenista descubra para onde a bola vai para tentar impedi-la ,isso calculando a orientação do vôo,a força do golpe, e qual tipo de saque.

Antecipação e leitura

O tenista tem que tentar antecipar a ação da bola em situações de alta velocidade que requer uma resposta rápida em um curto espaço de tempo.

O tempo de reação melhora, quando o jogador aprende a descobrir, pelas ações preparatórias do adversário a trajetória de vôo da bola. A capacidade de antecipação deve ser aprendida, no lançamento da bola ou “toss”, observando a posição dos pés, do corpo e dos braços do sacador , assim mais tarde, o tenista poderá julgar por mais camuflada que seja a eventual trajetória da bola.


Percepção

Estudos realizados com oito jogadoras profissionais da WTA tiveram como objetivo estudar a elevação da bola no saque durante uma competição oficial, partindo da hipótese de que podiam proporcionar indícios perceptivos sobre o saque que facilitariam a antecipação na devolução, os resultados foram surpreendentes.

Indicio perceptivo de profundidade
Os resultados se referem à profundidade do saque das jogadoras com atenção especial entre o momento em que a bola saia da mão e o inicio da trajetória de elevação da bola, em função disso foi visto que 84% dos saques mostram que quanto mais alto se solta a bola, o saque é mais curto, e quanto mais baixo o lançamento mais profundo é do saque, independente da velocidade ou tipo de saque sendo primeiro ou segundo.

.

Indicação de percepção de profundidade para devolver o Saque:verde, lançamento baixo bola profunda; amarelo lançamento alto a bola fica mais curta.

Mas o jogador tem que ter cuidado no momento do ponto impacto, pois existem outros aspectos de variação alem da profundidade do golpe como; efeito e velocidade.

Evidentemente o importante na devolução é saber mais antes possível o ângulo da trajetória da bola , para iniciar um resposta antecipada e eficiente.

Devolução do 2º saque

A maioria dos grandes jogadores responde ofensivamente a devolução do segundo saque ,mas não vemos todos os níveis fazendo isso .Não importa o nível de tênis , o corpo e a mente deve ser orientada para a devolução do segundo saque quase sempre ofensiva devendo incluir o inside-out, forhand ou descer a linha com o run-around forehand, movendo-se para frente antecipando a subida da bola.

O gráfico abaixo mostra claramente a diferença do ponto de impacto do 1º e 2º saque feito por Roger Federer contra um dos maiores sacadores Andy Roddick.


A devolução de saque é uma prática muito negligenciadas no tênis, porem existem demandas por exemplo ;que dois jogadores podem treinar juntos por um longo período de tempo para aperfeiçoar seu desempenho na devolução simplismente um sacando e outro devolvendo.

O jogador que treina muito a devolução na maioria das vezes não tem medo de devolver nenhum tipo de saque e sente a impressão de estar no lugar certo na hora certa.

Referencia: / ITF Tennis Coaching and Sports Science Review nº49 Patrick Zawadzki e Josep Roca/ ITF Tennis Coaching and Sports Science Review nº06 Nick Bollettieri/ Livro Tenis de Campo Anna P Skorodumova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário